TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Max Weber

Exames: Resenha Max Weber. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 3

A História de Max Weber se passava na Alemanha e nesse período ocorria um acirrado debate entre a corrente até então dominante no pensamento filosófico e social, o positivismo e seus críticos. Em seus estudos Weber procurava verificar a capacidade que teria o materialismo histórico e principalmente, as relações de estrutura e superestrutura.

Marx e Nietzsche, foram reconhecidos por Weber, como os pensadores decisivos de seu tempo, aqueles que, segundo alguns biógrafos tiveram maior impacto sobre a obra do sociólogo alemão. A influência de Marx é evidenciada pelo fato de ambos terem compartilhado do mesmo tema “O capitalismo ocidental”, e dedicado seus estudos na perspectiva histórica, econômica, ideológica e sociológica. Em Nietzsche traz que na luta entre valores antagônicos, a vontade de poder é que torna a realidade social, política e econômica compreensível.

A objetividade das ciências sociais para Weber devem ser incorporados à pesquisa e controlados através de procedimentos rigorosos de análise. Para se chegar ao conhecimento que pretende, o cientista social efetua quatro operações. Essa metodologia de estudo, e o método proposto por Weber baseia-se no estado de desenvolvimento dos conhecimentos, nas estruturas conceituais de que se dispõe e nas normas de pensamentos vigentes, o que irá permitir a obtenção de resultados válidos não apenas para si próprio.

Weber defendia a idéia de que uma Ciência Social não poderia reduzir a realidade empírica à leis, pois para ele a tentativa de explicar tais fenômenos por meio de leis não passa de um trabalho preliminar, possivelmente útil. O cientista usa diversos fatores ligados à realidade dos fatos assim como a seus próprios valores, para dar sentido à realidade particular.

O sociólogo baseia seu trabalho com a realidade e busca características em comum na sociedade, portanto, a elaboração de um instrumento que auxilie na busca da compreensão dos comportamentos sociais, é fundamental. Esse instrumento é chamado de tipo ideal e é definido como um modelo de interpretação-investigação, a partir dele o cientista social irá utilizá- lo para guiar-se na infinitude do real.

Segundo Weber, a ação é toda conduta humana dotada de um significado subjetivo dado por quem a executa e que orienta a ação, já ação social é toda conduta dotada de sentido para quem a efetua, a ação social deve ser praticada com intenção. A partir disso, Weber constrói quatro tipos puros ou ideais de ação social que podem se enquadrar na sociedade, que são: a ação racional com relação a fins, a ação racional com relação a valores, a ação tradicional e a ação afetiva. Através dessa categoria o sociólogo procura compreender o sentido que um sujeito atribui à sua ação e seu significado.

O conceito de sociologia para Weber é definido como a ciência que pretende entender, interpretando-a, a ação social, para explicá-la causalmente em seus desenvolvimentos e efeitos, observando suas regularidades que se expressam na forma de usos, costumes ou situações de interesse. O que se coloca como um dos problemas da Sociologia é a questão das diferenças sociais

E das ações sociais que podemos compreender o que seja relação social, definida por Weber como uma conduta plural, reciprocamente orientada, dotada de conteúdos significativos que descansam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com