TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - O pensamento sociológico de Max Weber e a Educação

Por:   •  18/2/2016  •  Resenha  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  2.499 Visualizações

Página 1 de 3

SILVA, José Augusto Medeiros; AMORIM, Wellington Lima. O pensamento sociológico de Max Weber e a educação. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v. 6, n. 1,Tri 1. 2012. Disponível em: <http://rica.unibes.com.br/index.php/rica/article/viewFile/499/385> . Acesso em 28 jan. 2016.

José Augusto Medeiros Silva é Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão; e Wellington Lima Amorim é Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Em sua obra: O pensamento sociológico de Max Weber e a Educação, Silva e Amorim (2012) refletem sobre o pensamento de Max Weber e sua contribuição para com a educação. Em seu texto Silva e Amorim (2012, p.1) destacam que Weber “[...] aponta que a Educação é o elemento essencial na formação intelectual e dos indivíduos, com destaque para os aspectos religiosos, familiares, e a Educação politica especializada.”

No primeiro capitulo, os autores fazem uma breve revisão sobre o pensamento sociológico de Weber, que considera a sociedade não como “coisa”, mas, uma maneira de impor o agir das pessoas. Sua sociologia é baseada na ação social e  caracterizada como ciência compreensiva.

No segundo capitulo, Silva e Amorim revelam a ideia que Weber tem sobre a Educação, fundamentando-a na racionalidade, visto que “a Educação, [...] na medida em que a sociedade se racionaliza historicamente, não é mais, a preparação para que o individuo compreenda seu papel conjunto harmônico do contexto social.” (SILVA; AMORIM, 2012 p.4).

Neste capitulo Silva e Amorim (2012) ainda destacam três finalidades que a educação deve ter segundo o ideal weberiano: despertar o carisma, preparar o aluno para uma conduta de vida e transmitir conhecimento especializado. Segundo Weber, é preciso que a sociedade discuta sobre essas finalidades da educação, pois a educação será voltada para cada tipo de sociedade, seja para formar homens cultos ou especializados, dando maior importância ao ensino , principalmente em sociedades capitalistas.

Os autores ainda citam que cada sociedade desenvolve um sistema de ensino favorável a si mesma, no modelo de educação da sociedade feudal por exemplo eram valorizados os bens artísticos e culturais, como a musica, artes plásticas e a literatura. Já a educação no modelo de sociedade capitalista tem caráter regional-legal, pois necessita de funcionários qualificados.

Por isso Silva e Amorim ressaltam (2012, p. 7): “Weber salientou que a Educação é um importante instrumento na “seleção social” por proporcionar o sucesso do indivíduo.” Além disso, a educação possui fins diferentes de selecionar os indivíduos, de acordo com a dominação que existe numa sociedade.

Para Silva e Amorim (2012) a maior contribuição de Weber para a educação está na sua ideia de que a Educação é um importante instrumento no processo de socialização, mas, posteriormente Weber descobriu que existem vários outros sistemas capazes de socializar os indivíduos.

Como conclusão o texto de Silva e Amorim (2012) teve que a educação pode contribuir com o conhecimento real e que mesmo com a ressalva e o pessimismo de Weber existe a possibilidade do homem se emancipar como protagonista de sua própria história.

A obra dos autores revela muitos conceitos weberianos, não todos, mas faz uma análise dos principais para que fique mais fácil a compreensão do pensamento de Weber.

Indico a obra a toda a população, em especifico aos docentes, ou a quem pretende entrar na carreira docente, pois faz parte do currículo estudar Max Weber, porém neste texto se tem uma linguagem de fácil entendimento, o que ajuda na compreensão do conteúdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com