TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA MAX WEBER

Por:   •  27/7/2017  •  Resenha  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS-UFAL

CENTRO DE EDUCAÇÃO-CEDU

CURSO DE HISTÓRIA – CAMPUS MACEIÓ

NELMAN DOS SANTOS LIMA

RESENHA- FILOSOFIA MAX WEBER

MACEIÓ

2016

NELMAN DOS SANTOS LIMA

RESENHA - FILOSOFIA MAX WEBER

[pic 2]

MACEIÓ

2016

RESENHA- FILOSOFIA MAX WEBER

Max Weber Nascido em 1864, Monique, Alemanha, e morreu em 1920, foi um filósofo Alemão que dedicou sua obra a compreender a sociedade que estava se desenvolvendo junto com o crescimento do capitalismo industrial na EUROPA.

“Como pioneiro no estudo científico da sociedade, Weber inaugura o método da sociologia compreensiva. Baseada na ideia de que ao estudar as ações sociais o sociólogo deve dar especial atenção a motivação dos indivíduos e grupos, a sociologia compreensiva ocupa-se do sentido que os sujeitos atribuem as suas próprias ações – além do significado dessas ações em um contexto social mais amplo. Entende-se, por consequência, que as ações em si não tem um sentido próprio, mas o sentido que nós, como sujeitos modernos, atribuímos a elas. Para Weber, o papel do sociólogo deve ser compreender esses sentidos, que são dados pelos sujeitos mas não podem ser apreendidos de forma imediata por eles (o que justifica a necessidade da reflexão sociológica).”

A obra de Max esta baseada em quatro categorias:

1.°)Teoria da ciência “Os estudos de metodologia crítica e filosofia, que tratam essencialmente do espírito, objeto das ciências humanas,historia e sociologia. São simultaneamente epistemológicos e filosóficos; levam a uma filosofia do homem na história, a uma concepção das relações entre a ciência e a ação.”

2.°)As obras históricas que trata do estudo das relações de produção na agricultura do mundo antigo e a história da economia geral no qual só foi publicado depois da sua morte

3.°) Os trabalhos sobre sociologia e religião no qual ele faz analogia da “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo “

4.°) A sua obra principal que é o tratado de sociologia geral que se chama Economia e Sociedade , no qual foi publicado a pós a sua morte

Teoria da ciência

“A ação do cientista é racional com referência a um objetivo. O cientista se propõe a enunciar proposições factuais, relações de casualidades interpretações compreensivas que sejam universalmente validas.”

“A ciência moderna é por essência um devenir  da ciência. Pode-se sempre ir mais longe na análise, levar mais adiante  a investigação na direção dos dois infinitos.” A história e a sociologia só poderiam ser completadas se o devenir  humanochegasse ao fim. Seria necessário que a humanidade perdesse a capacidade de criar para que a ciência do homem fosse defenitiva”  

Teoria da ciência- na sua analise da teoria da ciência ele destaca quatro tipos de ação: que são ação racional com relação a um objetivo (zweckrational), ação racional com relação a um valor (wertrational), ação efetiva ou emocional e, ação tradicional.

“A ação racional  com relação a um objeto (zweckrational) segundo Weber e ação no qual o autor escolhe meios impróprios devido á inexatidão dos seus conhecimentos é não-racional. A racionalidade com relação a um objetivo é definida de acordo os conhecimentos do autor, “ .Um objeto pesquisado sempre terá resultados diferentes se for pesquisados por autores diferentes, pois são cada ser humano forma sua forma, que elem de depender do seu conhecimento vai depender do seu estado de espírito,

“A ação racional   com relação a um valor: exemplo do capitão que afunda com o seu navio . O Autor age racionalmente, aceitando todas os risco  , não para obter um resultado extrínseco, mas para permanecer fiel  à sua idéia de honra. E a mesma questão da pessoa que se deixa matar em um duelo “, corre o risco de morrer para manter a sua honra ( se viver).

“ A ação afetiva ou emocional  é a ação ditada imediatamente pelo estado de consciência ou o humor do autor , no caso e o soco dado em uma partida de futebol pelo jogador que perdeu o controle dos nervos. A ação é definida pela por uma ação emocional do autor, em determinadas circunstâncias e não em relação a um objetivo ou sistema de valores”

História e Sociologia

“O problema da causalidade histórica é o da determinação do papel dos diversos antecedentes na origem de um acontecimento. Pressupõe os passos seguintes:A primeira regra da metodologia causal, em matéria histórica e sociológica, consiste em definir com precisão as características do indivíduo histórico que se quer explicar. Em segundo lugar, convém analisar o fenômeno histórico em seus elementos. Uma relação causal é sempre uma relação parcial e construída entre certos elementos do indivíduo histórico e determinados dados anteriores.Em terceiro lugar, se considerarmos uma sequência que só ocorreu uma vez, para chegar a uma determinação causal, precisaremos formular a questão: Para Max Weber, se deixarmos de formular perguntas deste gênero, ficaremos limitados a uma narrativa pura: em tal data, esta pessoa disse ou fez tal coisa. Para a análise causal, é preciso que se sugira implicitamente que, sem determinada ação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (127.3 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com