TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DA OBRA: Superdicas Para Falar Bem: Em Conversas E Apresentações

Artigo: RESENHA DA OBRA: Superdicas Para Falar Bem: Em Conversas E Apresentações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  6.233 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA DA OBRAS: Superdicas para falar bem: em conversas e apresentações

Faça a leitura da obra - Superdicas para falar bem: em conversas e apresentações – Autor: Reinaldo Polito – Editora Saraiva - e elabore uma resenha sobre o seu entendimento.

Lembre-se, você deverá descrever o que entendeu sobre a obra com argumentos que possa servir de base para avaliação para atingir a pontuação máxima na atividade.

Faça uma descrição de forma que fique clara que realmente entendeu a mensagem da obra. A descrição com superficialidade não será considerada suficiente para pontuação nesta atividade.

O livro “Superdicas para falar bem” de Reinaldo Polito tem uma linguagem simples e bem acessível, de fácil entendimento, e pelo tamanho e quantidade de páginas pode ser considerado como um livro de bolso. Possui dicas essenciais de como fazer uso da linguagem oral e corporal que ajudarão os leitores a obter sucesso em reuniões, palestras e apresentações diversas. É um livro simples e objetivo, porém tem ótimas propostas e dicas para quem quer ser um bom comunicador. Tem o intuito trazer a todos muitas dicas de como se comportar em apresentações em público e até mesmo em conversas do dia a dia. Reinventar a vida é o que o livro sugere logo no início. Reinventar e refazer o percurso da comunicação é a ideia do autor.

A ideia do livro se constitui em saber conversar, em conseguir prender a atenção ao falar, e também em saber ouvir, sempre fazendo colocações nos momentos apropriados; demonstrar bom humor, mas não a ponto de perder-se o respeito, e sim usá-lo de acordo com a situação, ambiente e cultura; aprender a lidar com os próprios defeitos e usá-los a favor; alerta-se sobre os vícios da comunicação, como o uso excessivo de né?, entende?, percebe? que podem deixar a apresentação maçante e fazer com que o ouvinte desvie o foco. Fala sobre a gentileza que, geralmente, caminha junto com a educação, também sobre ser natural, saber usar técnicas, mas sem tornar-se artificial. Demonstrar domínio sobre o assunto para passar credibilidade aos ouvintes. O autor ensina que antes de iniciar-se uma apresentação ou abordar-se um determinado assunto, deve-se levar em consideração algumas características dos ouvintes, tais como nível intelectual, a faixa etária e o conhecimento dos mesmos. Então, adaptar sua mensagem de acordo com o grupo que irá ouvi-la, e se for necessário, improvisar.

Um ponto bastante interessante do livro é quando o autor aborda o tema “achismo”, que geralmente é muito comentado. O fato de utilizarem-se as colocações eu acho, eu acredito, eu suponho pode passar a impressão de que não se está convicto em relação ao que se fala. No entanto, esses termos quando utilizados em situações que existem opiniões diversas, demonstra-se que se está disposto a ouvir o ponto de vista do outro.

Outra dica do autor é recomendar cautela com o conteúdo da apresentação, a fim de manter o ouvinte focado, atento ao que está sendo dito, além de utilizar exemplos pertinentes ao grupo e dar espaço a questionamentos, de acordo com o tempo de apresentação e o nível de conhecimento do palestrante.

Ao usar recursos áudio visuais - como datashow, microfones- em uma apresentação, têm-se que prepará-los de forma a atingir os objetivos principais, como destacar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com