TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha De Obra

Artigo: Resenha De Obra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  1.259 Visualizações

Página 1 de 2

I - Identificação da Obra:

O que é Poder – GÉRARD LEBRUN – 1981/Editora Brasiliense

II – Resumo das idéias do autor

Segundo o autor, Gérard Lebrum, existem algumas pessoas que possuem certo preconceito em relação ao “Poder” graças a influencias políticas e filosóficas.. Sua idéia basicamente é fazer com essas pessoas venham a se desfazer desse preconceito e deixar clara a sua intenção de mostrar que o poder não é assim tão ruim quanto nós imaginamos. E afirma ainda expor suas idéias sem a pretensão de agradar ou desagradar qualquer ideologia.

III – Opinião sobre o texto lido

Gérard tem a idéia de que somente através da violência institucionalizada do Estado é o que o poder se sustenta. Ele acredita que o individuo só respeita a autoridade porque sabe uma infração qualquer trará uma punição. Seu pensamento se assemelha muito ao de Hobbes e ele não faz questão de esconder isso. Seguindo essa linha de raciocínio Lebrum ainda defende que nenhuma organização política existiria sem haver uma dominação. A estratégia de Lebrum para sustentar o pensamento de Hobbes ( conseqüentemente seu também ) é rebater todas as críticas feitas pelas outras correntes filosóficas, e mostrar que elas só discutem os detalhes mantendo a essência da teoria de Hobbes. Gérard ainda defende em seu livro que Hobbes estabeleceu um modelo de dominação política como sendo condição essencial para a fundação de uma sociedade moderna.

Lebrum mesmo sendo acusado de fazer apologia ao despotismo permanece firme na sua decisão de apoiar e defender Hobbes. Segundo suas palavras ‘ o soberano é, antes de qualquer coisa, a única anti-desordem eficaz possível’ tendo como obrigação zelar pela vida boa e cômoda dos súditos e pela sua segurança.

Mas Lebrum se esquece de considerar que grande parte da população - e por que não dizer toda a população!? - não tem idéia dos seus direitos e dessa forma não podem reivindicar nada ao seu ‘soberano’.

Basicamente vimos o autor tentar convencer o leitor de seu pensamento sobre a palavra Poder, baseado na teoria de Hobbes. Contudo podemos obeservar que devido ao seu radicalismo, presente em alguns momentos, o autor acabou por defender um pensamento que, se não foi o grande responsável por tal visão nociva, certamente foi um dos que mais contribui para que ela se fortalecesse no meio da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com