TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME: “NARRADORES DE JAVÉ”

Por:   •  4/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

          DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

PROFESSORA: POLYANA VALENTE

ALUNO: GUSTAVO LEMOS DE LIMA

RESENHA DO FILME: “NARRADORES DE JAVÉ”

                                                                                                                               

                                               

                                               

                           

                       

                                                                                                         

           

BELO HORIZONTE

 MAIO/2021.

RESENHA DO FILME “NARRADORES DE JAVÉ”

O filme “Narradores de Javé” ilustra a importância de se ter um documento escrito, com histórias autênticas, com intuito de fazer com que Javé virasse uma cidade de patrimônio histórico. Sendo assim impediria a construção da barragem naquele local e seus habitantes continuariam a viver em Javé. Entretanto, havia um empecilho já que os moradores não sabiam ler e escrever. Então, um dos personagens principais, chamado pelo nome de Zaqueu, sugeriu que Antônio Biá personagem primordial para desenvolver do filme escrevesse, por meio de um dossiê científico, a História de Javé para que a cidade fosse reconhecida.

Analisando todas as narrativas das personagens que habitavam em Javé, percebe-se que a escrita para os habitantes era de grande importância. Desta forma, ao examinar as falas de alguns personagens, sobre o povoado de Javé, pode-se notar que se deu através de uma gente guerreira, que saiu em retirada após uma guerra contra a Coroa Portuguesa, buscando um local para se refugiar e viver. Nota-se no desenvolver do filme relatos dos personagens observa-se, de alguma forma, a presença marcante de Indalécio, o qual alguns dos personagens se imaginavam sendo este herói, embora as histórias fossem relatadas de modo diferenciado. Além disso, nas histórias dessas pessoas sempre havia um herói ou uma heroína comandando aquele grupo de guerreiros.

Percebe-se que estas histórias contadas pelo povo de Javé tinham veracidade para cada um deles, pois era assim que vinham em suas memórias, e através destas aumentavam suas esperanças de poder se comprovar a existência de Javé, pela escrita, seus grandes feitos e assim a salvá-la, não se construindo a represa, no entanto não havia nenhuma história comprovada. Contudo, se houvesse mais tempo de se pesquisar a veracidade das falas poderiam averiguar tal comprovação e assim evitar que aquelas pessoas perdessem suas moradias e até mesmo suas identidades, suas origens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com