TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESGATE DO FOLCLORE PARA ESTÍMULO DA CRIATIVIDADE

Projeto de pesquisa: RESGATE DO FOLCLORE PARA ESTÍMULO DA CRIATIVIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 5

Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: Orientação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional

ATIVIDADES DE SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

ATIVIDADE 1 – ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

BULLYNG

O orientador educacional deve ter como prioridade prevenir a prática do bullyng por meio de orientação educacional, antes mesmo que ela aconteça. É preciso desenvolver projetos que visem à mudança de paradigmas, trabalhar no sentido de formar, informar, valorizar os atos de respeito ao próximo, a elevação da auto-estima, de solidariedade e do amor. É necessário fortalecer as relações e vínculos de respeito e afeto na escola e na família, estimulando uma relação harmoniosa na escola e na vida social de um modo geral.

Uma das funções mais importantes do orientador educacional é realizar o elo entre escola, pais e comunidade. Uma maneira de colocar isso em prática seria realizar reuniões semanais com as classes para mapear problemas, dar suporte aos alunos e estabelecer uma parceria com as famílias, promovendo alguns eventos de interação, como ciclos de palestras sobre as problemáticas, estimulando a participação das famílias.

O orientador educacional tem papel fundamental no estreitamento dos laços entre escola e comunidade e na situação apresentada seria importante desenvolver projetos que tragam a comunidade para dentro do espaço da unidade de ensino de forma planejada e produtiva. Para que possamos aplicar estratégias de intervenção e prevenção do bullyng em uma determinada escola, é de extrema importância que a comunidade escolar esteja consciente da existência do fenômeno e principalmente, das consequências que virão desse tipo de comportamento.

O aluno é um ser integral, constituído de aspectos físicos, psicológicos, mentais, emocionais entre outros, sendo assim, muitas vezes, as dificuldades de aprendizagem podem estar associadas a problemas de saúde, privação cultural, falta de estímulo do ambiente familiar e até mesmo de fatores orgânicos. Cabe a este profissional encaminhar o educando aos setores competentes, visando a proporcionar o bem estar do mesmo. Mas, é preciso ter uma atitude de acolhimento para com esse aluno, utilizando os recursos educacionais escolares para atendê-lo da melhor forma possível. É imprescindível reconhecer a relevância do bullyng escolar como fonte geradora de muitos males à saúde, como ansiedade, estresse, sintomas psicossomáticos diversificados, doenças e transtornos psicológicos com graves prejuízos à saúde física e mental da vítima.

Uma das funções mais importantes da orientação educacional é fazer o elo entre a escola e a comunidade escolar. É essencial ouvir o aluno e identificar seus valores, saberes e expectativas em relação à vida. É de extrema importância que o Orientador educacional evidencie a importância das relações interpessoais a todos os atores da escola, valorizando as diferenças, principalmente porque a escola é o local no qual o aluno consolida a sua identidade, descobre um ambiente diferente do núcleo familiar e divide o seu espaço com outros indivíduos. È através das relações humanas que nos percebemos como indivíduos.

O Orientador educacional deve promover ao aluno discussões e reflexões sobre as peculiaridades e diferenças entre o lazer positivo e negativo existente em um grupo de amigos. O tempo de lazer é um tempo em que o adolescente/jovem poderá afirmar-se de seu estilo de comportamento, seja no vestir-se, nos gestos, no falar, nas atitudes, etc. O orientador educacional deve aproveitar esse momento, oferecendo ao grupo de adolescentes e jovens informações precisas sobre o lazer, incluindo as questões da sexualidade humana e seu valor. A Atuação do Orientador Educacional em relação à Orientação Vocacional do aluno é coordenar o processo de sondagem de interesses, aptidões e habilidades do educando, o processo de informações profissional e educacional com vistas à Orientação Vocacional. É importante considerar o que a profissão representa para o individuo como pessoa, as causas e dificuldades relacionadas à opção vocacional.

ATIVIDADE II – SUPERVISÃO ESCOLAR

A supervisão escolar tem um papel político-pedagógico e de liderança no espaço escolar. O supervisor escolar deve focar na dimensão pedagógica. A supervisão passa de escolar a pedagógica, sendo necessário prestar assistência ao professor, em forma de planejamento, acompanhamento, coordenação, controle, avaliação e atualização do desenvolvimento de processo ensino-aprendizagem, deverá junto com o professor buscar soluções pedagógicas e metodológicas. Agregado a todos esses procedimentos deverá criar um clima favorável ao trabalho colaborativo e principalmente alargar a visão de ensino do professor e se necessário promover a reconstrução das práticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com