TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO INFORMATIVO e RESENHA CRÍTICA

Por:   •  1/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE PROJEÇÃO

CURSO DE TADS - TÉCNICO EM ANÁLISE E

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

1-2015

Átila Bezerra Lopes de Sena Martins

Metodologia Científica

Brasília

2015

FACULDADE PROJEÇÃO

CURSO TECNÓLOGO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

METODOLOGIA CIENTÍFICA

ÁTILA BEZERRA LOPES DE SENA MARTINS

RESUMO INFORMATIVO

O artigo fala sobre a divulgação científica, que pode ser definida como um instrumento de cidadania. No artigo foi visto que muitos cientistas famosos usavam palavras que eram compreensíveis até para os leitores não-especializado. Pesquisadores de uma mesma ciência, mas de diferentes especialidades, são afetados pela dificuldade de comunicação, porque são diversos os instrumentos, as técnicas de medidas, os métodos matemáticos de análise e os conceitos usados. A ligação dos conhecimentos criam barreiras difíceis de passar pelo homem comum, o que acaba constituindo uma ameaça à própria ciência, por tornar impossível o exame de suas aplicações pela sociedade que a mantém. No Brasil, algumas questões graves existem sobre as quais não se pode dar a opinião de qualquer maneira e sem conhecimento científico mínimo, como por exemplo a instalação de usinas nucleares, a produção de grãos transgênicos, o uso de células embrionárias e a clonagem de seres humanos, entre outras. Essas questões complexas podem ser analisadas de diferentes perspectivas e podem ter respostas variadas de diferentes peritos. Por isso, elas exigem que o cidadão tenha algum conhecimento científico. É importante informar ao leitor a ideia de que a ciência é um processo e está sempre em formação. Uma teoria, aceita, hoje, como verdade científica, poderá não resistir aos testes experimentais e poderá ser abandonada, e, por fim descobertas extraordinárias muitas vezes são apresentadas como “verdades científicas”, são, de fato, modelos de trabalho usados pelos cientistas para desenvolverem suas teorias.

Palavras-chave: Divulgação científica. Leitor. Ciência.

Fonte: GAZZINELLI, Ramayna. A divulgação científica como instrumento de cidadania. UFMG Diversa - Publicação da Universidade Federal de Minas Gerais Ano 3 - no 8 - outubro de 2005.

RESENHA CRÍTICA

  1. Credencial do Autor:

Ramayana Gazzinelli nasceu em Araçuaí, Minas Gerais, em 1933, filho de Ettore Gazzinelli e Nancy Collares Gazzinelli. Completou o curso primário em Belo Horizonte, onde fez também o curso secundário e a universidade. Formou-se em 1956 em Engenharia Civil na UFMG e em 1958 completou especialização em Engenharia Nuclear. Fez o mestrado (1962) e o doutorado (1964) em Física na Universidade Columbia de Nova York. Retornando ao Brasil, ajudou a criar um grupo de pesquisas em Física da Matéria Condensada e a inciar a pós-graduação em Física na UFMG. Implantou um laboratório de ressonância magnética eletrônica onde formou físicos em nível de mestrado e doutorado. Publicou mais de trinta artigos científicos em periódicos de circulação internacional, orientou onze teses de mestrado e três de doutorado. Sua principal área de pesquisa tem sido o estudo de defeitos puntuais e transições de fase em materiais isolantes, utilizando técnicas de ressonância magnética. Foi Pesquisador Visitante do "Institut für Angewandte Festkorperphysik"(Freiburg, Alemanha) em 1976.Participou de órgãos colegiados superiores da Universidade (Conselho de Pesquisas, Conselho de Pós-Graduação, Conselho Universitário) tendo tido participação na reforma universitária (1964-1970) e, em especial, na implantação da pós-graduação na Universidade. Chegou à posição de Professor titular em 1974. Foi Coordenador de pós-graduação e Chefe do Departamento de Física. (Fonte: http://www.abc.org.br/~rgazzi)

  1. Parte da Obra:

O artigo “A divulgação científica como instrumento de cidadania” é composto por uma introdução que abrange as primeiras aparições de artigos científicos e a dificuldade de interpretação por leitores comuns.

No segundo parágrafo temos uma breve explicação sobre o interesse da população por publicações com temas científicos com linguagem não-especializada.

Após essa introdução o texto decorre até o fim descrevendo a importância das pesquisas e a divulgação dos resultados, decorre inclusive, na forma como isso deve ser feito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com