TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO MODELO DE RESENHA ACADÊMICA

Por:   •  23/5/2020  •  Resenha  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade Integrada de Brasília – FABRAS[pic 1]

Curso: _______________________________________________________________

Disciplina: ____________________________________________________________ Professor:_____________________________________________________________

Aluno(s):______________________________________________________________

SANTOS, C. M. DUARTE, H. G. Neoliberalismo e gozo. Revista Vox, Reduto-MG, n. 3, p. 79-82, jul./dez. 2016. Disponível em: http://www.fadileste.edu.br/revistavox/ojs

2.4.8/index.php/revistavox/article/view/102/158 Acesso em: 07 mar. 2019.

RESENHA

Agostinho Ramalho Marques Neto é psicanalista; professor universitário nas áreas de Filosofia do Direito e Filosofia Política; Membro fundador do Núcleo de Direito e Psicanálise do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná e; Chanceler da Faculdade São Luís, em São Luís do Maranhão.

O autor oferece, de forma clara, em sua obra, ao leitor, uma reflexão sobre os efeitos do neoliberalismo no contexto capitalista, com consequências de âmbitos político, jurídico, ético e psicológico. Para adentrar nesse assunto, primeiramente, faz o mesmo, uma explanação da passagem do liberalismo para neoliberalismo, de modo que se possa compreender quais as principais mudanças ocorridas nos últimos séculos no que tange o comportamento de uma sociedade capitalista, voltada para o consumismo.

Em suas explicações, o autor cita autores como Thomas Hobbes, Hugo Grotius, Baruch de Espinosa, John Locke, Montesquieu, Jean Jacques Rousseau e Benjamin Constant, pensadores do que ele chama liberalismo clássico, o qual teve como base o tripé de princípios igualdade, liberdade e fraternidade.

Os princípios norteadores do neoliberalismo, conforme Agostinho Ramalho surge em meados da década de 1940, durante o pós-guerra, onde o que se defendia era que o Estado tinha o dever de conceder benefícios sociais para que a população tivesse um padrão mínimo de vida, suprindo, dessa forma, o fenômeno da concentração de riquezas, característica decorrente do capitalismo, pensamento que se estendeu por países da Europa e teve como fonte de inspiração John Maynard Keynes.

Nesse contexto, uns dos primeiros a formular os princípios da doutrina neoliberal foi Friedrich Hayek, em uma avaliação positiva desse modelo neoliberal que tem como núcleo básico um tripé sustentado em princípios como competição, desigualdade e eficiência, por meio dos quais haveria uma promessa de prosperidade de todos.

A abordagem do autor é de grande contribuição, por nos permitir refletir sobre a história e o comportamento da sociedade na qual estamos inseridos que, infelizmente, caminha para a falência do senso crítico e da busca por mudanças positivas e sustentáveis em longo prazo, pois o neoliberalismo traz consigo a exclusão social, e não por acaso, mas sim, por fazer parte do próprio sistema neoliberal.

O autor tende, a todo o momento, fazer com que o leitor busque o seu senso crítico e repense seus valores, uma vez que o neoliberalismo, em função de ter em sua base a competição, acaba por proporcionar uma busca pelo desenvolvimento econômico e o acúmulo de riquezas, espaço em que o ganhar a qualquer custo faz com que essa competição deixe de ser limitada pela lei e passe a ser a própria lei de uma nação inteira.

REFERÊNCIAS

CORDEIRO, G. R. MOLINA, N. L. DIAS, V. F. Orientações práticas para trabalhos acadêmicos. 1 ed. CURITIBA: Editora Intersaberes, 2014. 188p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com