TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVITALIZAÇÃO DE PRAÇA PÚBLICA COMO EQUIPAMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.015 Palavras (9 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA DE TECNOLOGIA  SÃO BERNARDO

REVITALIZAÇÃO DE PRAÇA PÚBLICA COMO EQUIPAMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL  

__________________________________________________________________________

Alejandra Romeu ; Amanda Lanzieri Loureiro;  Cleidimar Gonçalves Batista ;Francisco Justino Bento ; Joselaine Cristina Vieira Dall Agnol ; Regiane dos Reis , Wilson Roberto Santana.

Alunos do curso de Gestão Ambiental da Faculdade Anhanguera de tecnologia São Bernardo ; Professor da disciplina de Projeto Integrador da Faculdade  Anhanguera de Tecnologia são Bernardo.

RESUMO

Neste trabalho iremos demonstrar alguns processos que envolvem o serviço de limpeza urbana, realizado pelo Departamento de Resíduos Sólidos (DRS), localizado no município de Santo André, que é coordenado pelo Semasa Saneamento Ambiental.

PALAVRA-CHAVE: Educação Ambiental; Limpeza Pública e Resíduos Sólidos.

INTRODUÇÃO

A limpeza pública chega ao Semana (Serviço Municipal de Saneamento de Santo André), como um avanço socioambiental em junho de 1999, após a aprovação da Lei Municipal n° 7.840 que transfere o serviço de limpeza urbana para o Semasa, que neste mesmo ano cria o Departamento de Resíduos Sólidos (DRS).

A chegada desse serviço no município de Santo André, foi um tremendo avanço para a população, dando mais condições de qualidade de vida e na saúde. Com a limpeza, a chance de doenças transmitidas por pragas (ratos e insetos) é bem menor.

A importância da limpeza urbana gera benefícios como: a diminuição de enchentes; a beleza visual; a melhora na qualidade de vida e saúde da população.

Para se manter a limpeza é necessário que tenha mais projetos de Educação Ambiental, que incentive e conscientize a população sobre os impactos ambientais que nós podemos

amenizar com um simples gesto de agir com responsabilidade ambiental.

OBJETIVO

Neste trabalho iremos descrever o processo de limpeza pública, que chegou a fazer parte do Semasa em 1999 e até hoje, tem extrema importância para toda a população (pública/privada). Iremos analisar também a importância da Educação Ambiental direcionada para a população.

METODOLOGIA

Constituiu-se os estudos com os métodos descritivo, exploratório e explicativo, conforme indica GIL (1996, p. 58). Buscamos descrever situações encontradas mediante estudos realizados em determinado espaço e tempo. A parte prática do projeto consistiu no reconhecimento do local , coleta de dados, consulta a diversos documentos, entrevista com moradores, análise do solo e o levantamento das espécies de árvores frutíferas.

RESULTADOS

O Departamento de Resíduos Sólidos (DRS), é localizado no endereço: Av. Artur de Queirós, 55 - Bairro Casa Branca – Santo André – SP – CEP: 09050-510 – Brasil. Esse departamento é responsável pelos serviços: de coleta; tratamento e disposição final de resíduos sólidos domiciliares e de saúde; varrição da cidade e pela operação do Aterro Sanitário Municipal.

Com todos esses serviços o Semasa tinha um objetivo que era bem especifico: buscar a satisfação da população no que se referia à limpeza urbana, minimizando os impactos ao meio ambiente e otimizar os recursos.

O DRS também queria a expansão da coleta seletiva, pois ela representava um processo de melhoria socioambiental para o município. Sendo assim, o foco na geração de renda à cooperativa de ex catadores também avançava. Os resíduos secos passavam a ser destinados para triagem (dentro do aterro) onde a coopcicla, que ela a cooperativa formada por ex catadores realizava a separação, enfardamento e triagem dos materiais.

Ainda em 1999, a ampliação da coleta seletiva avançou e passou a atender 60% dos bairros de Santo André. Esse avanço fez com que surgisse a cooperativa Cidade Limpa. Em 2000, a coleta seletiva chagava em toda a cidade.

Em 2001, o DRS passou a cuidar do processo da usina de papel, que era muito visitada e foi em 2002, que a Usina de Reciclagem de Papel ganhou o prêmio Mercocidades de Cultura, sendo uma grande vitória para os munícipes de Santo André.

A década de 2000, foi marcada pelas campanhas de resíduos, principalmente resíduos sólidos que naquela época as ações de coleta seletiva estavam no auge de todos os projetos implantados pelo Semasa.[pic 1]

Em 2002, o DRS passou a cuidar da coleta de infectantes, foi implantada uma tecnologia nova, chamada Micro-ondas na Unidade de Tratamento de Resíduos Sépticos, localizada em uma área do aterro sanitário. O processo é bem simples: os resíduos são triturados e submetidos às fontes emissoras de micro-ondas e após a desinfecção, esses resíduos são dispostos no aterro, sem nenhum risco de contaminação.

Em 2013, os municípios de Santo André e Mauá, firmaram uma parceria para o estudo da destinação conjunta dos resíduos sólidos, com o objetivo de esgotar os espaços do aterro, propondo alternativas para o lixo, como a produção de energia.

Em 2013, após a assinatura de um novo contrato, o Semasa passou a ser responsável pelos serviços de manutenção e limpeza do sistema de drenagem da cidade, esse serviço é responsável pela limpeza das bocas de lobo e da capina dos córregos.

Em 2014, o Semasa ainda implantou projetos na reciclagem de pneus, pilhas e baterias, óleo de cozinha, RCD’s (Resíduos da Construção e Demolição), lâmpadas fluorescentes, telhas de amianto, madeiras e outros materiais que são destinados pela própria população para as Estações de Coleta Seletiva.

Sistema de Gestão da Qualidade no Semasa (SGQ) – Esse setor foi implantado em 1996, com o objetivo de obter a ISO 9000 para os processos de seus serviços.

O Semasa teve que implantar a tecnologia do sistema informatizado chamado Isosytem, pois as descrições de todos os processos iam se somando em volumes cada vez maiores de pastas e ocupando muito espaço.

Em dezembro de 1996 o Semasa conseguiu o primeiro certificado na versão NBR 9002/94 para o Sistema de Abastecimento de Água e Coleta de Esgoto.

Hoje, o Semasa é certificado pela norma ISO-9001, versão 2008, e em 2015 recebeu uma indicação para a manutenção dessa certificação, comprovando a qualidade dos serviços fornecidos pela autarquia, visando a utilização de uma série de normas ISO para melhorar continuamente a prestação de serviços.

A conquista desse certificado é concebida depois da vistoria de diversos setores da autarquia avaliando todos os processos internos. O Semasa foi parabenizado pelos auditores que fizeram as vistorias. Desde 1996, o Semasa passou por 22 auditorias externas e até hoje mantém esse certificado, que não é fácil manter esse tipo de certificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (149.8 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com