TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RH - organizações

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.056 Palavras (9 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

curso superior de  EDUCAÇÃO FÍSICA

LICENCIATURA

ITAECIO LIMA SILVEIRA

a importancia do ppp - projeto político pedagógico para a organização escolar

[pic 4]

Rio Maria - Pará

2014.

ITAECIO LIMA SILVEIRA

a importancia do ppp - projeto político pedagógico para a organização escolar

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas de Organização do Trabalho Pedagogico; Filosofia da Educação e Pensamento Pedagógico; Psicologia da Educação e da Aprendizagem; Seminário da Prática II.

        

Professores: Marizete Cristina Bonafini Steine, José Adir Lins Machado, Vilze Vidotti Costa, Mari Clair Moro Nascimento, Regina Célia Adamuz, Taíse Ferreira da Conceição, Nishikawa, Reinaldo Benedito Nishikawa.

Rio Maria - Pará

2014.

INTRODUÇÃO

                           O trabalho está presente desde o surgimento da humanidade, no seio familiar, por todos aqueles que constituem uma família e têm amigos. O trabalho pode ter significado diferente para cada pessoa. Alguns podem considerar fatigante, estressante, prazeroso, alegre, enfim, isso depende do local de trabalho, onde se constrói a identidade pessoal e os fatores psíquicos de cada um. Percebemos que antes, todo esforço era feito na intenção de expulsar, separar do trabalho os afetos, os sentimentos, as percepções do trabalhador, ou seja, em retirar do trabalhador, retirar do ambiente de trabalho, qualquer manifestação subjetiva. As transformações no mundo do trabalho aliado nos avanços tecnológicos fazem imergir um novo olhar para analisar a relação do homem com o trabalho. Se por outro lado o trabalho constitui uma fonte de progresso e bem-estar social, por outro lado, as condições a que são submetidos os trabalhadores precisam ser pesquisadas e colocadas no centro das discussões acadêmicas buscando sempre preservar a integridade física e mental do Colaborador.

                           A dissertação que iremos discorrer agora neste texto tem como objetivo mostrar os vários impactos do trabalho na saúde do trabalhador e também mostrar os principais aspectos relativos à qualidade de Vida no trabalho, a insatisfação dos servidores com o clima organizacional, a ligação com o estresse, incidência de dor, bem como identificar os estressores organizacionais que podem levar às pessoas ao processo de adoecimento físico e psíquico.

OBJETIVOS

                        Cada ambiente organizacional se estrutura de uma determinada forma e esta, por sua vez, engloba os objetivos que são próprios de cada organização.

Objetivo Geral:

  • Valorizar, crenças, valores individuais para que se mantenha unidos os mais diferentes membros de todos os escalões hierárquicos perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos. Pode-se afirmar ainda que é a cultura organizacional que produz junto aos mais diferentes públicos, diante da sociedade e mercados, o conjunto de percepções, ícones, índices e símbolos que chamamos de imagem corporativa;
  • A comunicação e a colaboração entre os empregados;
  • O desenvolvimento de qualificações, competências e conhecimentos para ambiente de negócios.

Objetivos Específicos:

  • Atingir ambições próprias, o modo como o trabalhador age e interage no trabalho colabora para a constituição de uma cultura e um clima organizacional, o que repercute na organização em sua totalidade;
  • Lidar com as diferenças individuais, isso cria certo clima entre as pessoas e tem forte influência sobre toda a vida em grupo, principalmente nos processos de comunicação, relacionamento interpessoal no comportamento organizacional e na produtividade;
  • Motivar. A motivação deixa de ser algo dispensável e passa a ser algo necessário para se alcançar tanto os objetivos pessoais como os estipulados pela empresa, porque dela depende uma maior produtividade do trabalhador e, consequentemente, uma melhor imagem da organização. Um ambiente devidamente motivado influencia diretamente no clima organizacional, o que acaba por refletir na cultura da organização;
  • Desenvolver e Aprimorar o crescimento pessoal dos trabalhadores.
  • O desenvolvimento de liderança.

DESENVOLVIMENTO

Psicologia Organizacional Gestão de Pessoas

                           O trabalho foi sendo constituído como fator preponderante para o desenvolvimento intelectual e emocional dos indivíduos, sendo considerado de extrema importância na vida das pessoas e de fundamental relevância na formação da identidade. A relação do individuo com o seu trabalho ocupa posição central na vida de qualquer ser humano e além de ser um instrumento de sobrevivência pessoal, vai modelando o jeito próprio de ser.

É através do trabalho que se provocam modificações no mundo, mas também no homem que o executa através do reconhecimento de si mesmo no trabalho. Soratto; Oliver-heckler,apud. Onest ;Marchi 2001 pg. 26 .

                           Do ponto de vista social, o trabalho é a principal reguladora vida Humana, pois ele orienta os horários, os hábitos, os grupos ao qual pertence e até mesmo as atividades pessoais. Isso pode ser conferido quando ao perderem o emprego, muitas pessoas ficam desorientadas, sentindo-se inúteis, o que pode levar o adoecimento, ou ainda a fazer com que passem a procurar outras coisas para preencher o espaço antes ocupado pelo trabalho. Segundo CODO (apud, Jacques, 2003 e 2006), o Trabalho coloca-se entre as atividades mais importantes, e de qualquer maneira, constitui-se como principal fonte de significados na constituição da vida de todos. As pessoas articulam-se ao redor das atividades laborativas. O profissional que atua com gestões de pessoas dentro desse contexto deve se tornar um mediador, um instrumento para melhorias, vitalizando as relações no processo sujeito trabalho. Deve também possuir visão ampla, que compreenda a cultura como fazendo parte de um sistema, buscando conhecer a realidade do ambiente, alinhando os objetivos a serem alcançados pela organização e contribuindo na melhoria de qualidade de vida e nas relações entre empresa e funcionário, levando em conta que cada caso é um caso, cada organização e uma organização e cada colaborador e um colaborador. Em outras palavras, esta nova realidade impõe a necessidade de um diagnóstico antes, durante e depois de cada intervenção, sendo fundamental presta mais atenção nas condições psicossociais para o desenvolvimento da subjetividade no trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (216.3 Kb)   docx (68.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com