TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto Ambientais da Mobilidade Urbana

Por:   •  9/3/2017  •  Artigo  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  1.312 Visualizações

Página 1 de 4

IMPACTOS AMBIENTAIS DA MOBILIDADE URBANA

COLÉGIO PAULO FREIRE DE SÃO JOSÉ-SC

Bárbara Possapp Nascimento Duarte

Ingrid Hoegenn

Júlia Botelho Casagrande

Maria Luiza Vieira Mafra

Paula Machado

Victória Della Rocca




RESUMO

O presente artigo apresenta uma pesquisa realizada para a FECIC (Feira Cientifica e Cultural) do Colégio Paulo Freire sobre os Impactos Ambientais da Mobilidade Urbana, demarcando o que causa na sociedade e formas de diminuir esses impactos. O objetivo foi analisar por meio de estudos o que acarretou esse grande número de veículos nas ruas e como esses gases que são liberados na atmosfera interferem na nossa vida e no planeta em que vivemos. Compreender a necessidade de uma locomoção de forma rápida, independente e econômica para a sociedade, incentivar o uso de meio de transportes coletivos para o bem do nosso planeta e diminuindo o numero de veículos nas ruas.













1  INTRODUÇÃO

A mobilidade urbana é um grande problema de vários países do mundo. No Brasil, o processo de migração para os grandes centros urbanos, ocasionou o processo de crescimento desordenado provocado pelo desenvolvimento desenfreado de um país em um curto espaço de tempo, chamado de macrocefalia. Hoje, os incentivos fiscais por parte do Governo Federal, causam o crescimento da frota de veículo.

Marcada por uma crescente motorização individual, têm elevados custos sociais, econômicos e ambientais. Apesar disso, ações que priorizam a redução de chuva ácida e de emissões de gases de efeito estufa na mobilidade urbana não fazem parte da política efetiva na maioria dos países. Contudo, o problema de superlotação de automóveis se mantém em expansão.

O aumento na atmosfera de alguns gases, como por exemplo, o CO² emitido pelos carros, causa vários problemas. A mudança drástica na temperatura média global é um deles, causando um enorme desequilíbrio ambiental. Além disso, outro fator que influência diretamente é as más condições de alguns veículos que circulam nas ruas, e que aumentam as distâncias e o número de deslocamentos diários, principalmente em transporte motorizado individual, não tornando economicamente viável o transporte público.

A manutenção inadequada, principalmente nos carros movidos a diesel, contribui para a emissão exagerada de ácido nitrogenado e sulfúrico, os principais responsáveis pelas chuvas ácidas.

Seria eficaz o melhoramento tecnológico, planejamento urbano, para ao mesmo tempo reduzir o impacto ambiental da motorização e aumentar a qualidade e eficiência dos transportes urbanos.

2  IMPACTOS AMBIENTAIS

Foram feitas pesquisas e discussões sobre o assunto, para entendermos de que forma esses gases afetam e o que acarretará o uso desenfreado deles na atmosfera.

Os automóveis individuais influenciam muito nos impactos ambientais no planeta. Tais como: poluição, congestionamentos, acidentes, contribuição para aumento do efeito estufa pela excessiva emissão de dióxido de carbono (CO2), problemas de saúde, alta cobrança de impostos, transtornos em reformas e construção de vias, impermeabilização do solo, impacto visual, geração de resíduos, uso indevido do solo, poluição sonora em alguns casos e utilização de recursos não renováveis como o petróleo. Nas grandes cidades o problema da poluição do ar tem-se constituído numa das mais graves ameaças à qualidade de vida de seus habitantes.

Por estarmos vivendo uma época de forte crescimento econômico, aumento da motorização individual, sentimos todos os dias que nossas cidades não estão preparadas para esse crescimento e muito menos a saúde do nosso planeta.

Os carros parados em congestionamentos poluem muito mais do que circulando. Assim, medidas como a coordenação de semáforos compatíveis com o volume do tráfego, regulação de estacionamentos e a implantação de pistas exclusivas para veículos com maior capacidade de transporte de passageiros podem contribuir significativamente para uma redução nas emissões.

       Nosso processo respiratório consiste em inspirar gás oxigênio (O2) e expirar dióxido de carbono (CO2). A produção de CO2 é um processo natural e até fundamental para a vida. A grande produção de CO2 pelo homem vem da  queima de combustíveis orgânicos, como a lenha e o petróleo que, com isso, aumenta excessivamente a quantidade dessa substancia o que se torna algo ruim para a nossa saúde e sobrevivência na terra, e uma das consequências desse aumento é o efeito estufa, poluição atmosférica, que estão presentes no nosso dia-a-dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (159.8 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com