TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA

Dissertações: RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Com a grande demanda para a vida urbana, vários problemas também surgiram, algumas estratégias estão sendo traçadas, mesmo que de forma lenta e gradual, pois a demanda está sendo maior que o processo de mudança. As famílias estão deixando a vida no campo em busca de maior qualidade de emprego e na maioria das vezes esquecendo a qualidade de vida, se aglomerando em favelas em busca de lugares com um custo de vida menor e deixando de lado o conforto e decência.

A urbanização acelerada é devido ao capitalismo, o desenvolvimento urbano a intensificação, transformações do meio físico, e isso tem causado grandes impactos, o uso do geoprocessamento é indispensável para um planejamento, que pode ser usado a estudos de impactos ambientais, de acordo com GOES e XAVIER DA SILVA (1997)

Áreas de impactos ambientais são ofertadas por intervenções antópricas ou eventos naturais, têm se como exemplo o impacto ambiental das áreas de riscos de enchentes sobre as áreas potenciais para a expansão urbana.

Sabemos que essa urbanização tem lados positivos como água tratada saúde, lazer etc. e também efeitos negativos como urbanização de forma incorreta, não planejada tanto a curto ou longo prazo. Os impactos negativos destas ocupações refletem na qualidade do ambiente e do homem, gerando resultados graves que afetam o solo, vegetação, fauna e até mesmo a infraestrutura urbana.

A demanda pelo espaço urbano vem aumentando de forma bem elevada e com esse crescimento de forma desordenada sem a infraestrutura correta a urbanização fica inadequada para as pessoas e com esse crescimento desordenado vem a má qualidade de vida, a desigualdade social e sem possuir mão de obra e planejamento adequado já era esperado os transtornos como loteamentos clandestinos ocupações irregulares.

A modernização da cidade ainda não ofereceu melhoria nas condições de habitação da população, as terras com mais condições de construir suas casas com uma melhor infraestrutura estão cada vez mais escassas, devido à valorização, levando como alternativa a população de baixa renda habitar em áreas com terrenos mais baratos ou em áreas de encostas onde ocorre em períodos de chuvas alagamentos, escorregamento de terras.

A deficiência de no saneamento, esgotamento sanitário, vazamento na rede de esgoto rede clandestina e improvisada aumenta ainda mais os riscos de um desastre que poderia ser evitado com um planejamento e urbanização de forma adequada.

O lixo é uma das maiores preocupações, pois em alguns lugares a coleta não é feita de forma correta ou na maioria das vezes nem é feita a coleta e o lixo fica espalhado impedindo o escoamento das águas e causando alagamento e contaminação de doenças transmitidas pelos ratos, baratas e outros animais que vivem nos lixos. Este caos está relacionado principalmente com a contaminação de mananciais superficiais e subterrâneos em razão do inadequado saneamento, as inundações urbanas devido à ocupação de área de risco e desenvolvimento da drenagem urbana imprópria, ampliando os problemas e gastando os recursos de forma a agravar os problemas, além da inapropriada disposição de material sólido.

Constituição Federal, Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com