TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO DE AULAS PRÁTICAS DO CURSO DE NUTRIÇÃO

Por:   •  22/5/2015  •  Resenha  •  11.622 Palavras (47 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 47

UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Reconhecida pela Portaria - MEC nº 1580, de 09/11/93 - D.O.U. 10/11/93

Mantenedora Associação Paranaense de Ensino e Cultura - APEC

UMUARAMA – TOLEDO – GUAÍRA – PARANAVAÍ – CIANORTE – CASCAVEL – FRANCISCO BELTRÃO

ROTEIRO DE AULAS PRÁTICAS DO CURSO DE NUTRIÇÃO

DISCIPLINA: TÉCNICA DIETÉTICA

FRANCISCO BELTRÃO, PR.

2015

I - CONTEXTUALIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE TÉCNICA DIETÉTICA

A presente disciplina proporciona conhecimentos sobre as características físicas e de composição química dos alimentos, diferentes métodos de preparo de alimentos de origem vegetal e animal, sua importância e repercussões sobre o valor nutritivo dos mesmos. Sua aplicação está inserida no âmbito da Alimentação e Nutrição para dar suporte à padronização de receitas e aos métodos de planejamento de refeições coletivas.

II – OBJETIVOS:

  • Conhecer as características físico-químicas dos alimentos, durante o procedimento de seleção, compreendendo sua relação com a qualidade e o valor nutritivo;
  • Conhecer os diferentes métodos de preparo dos alimentos, abordando as técnicas adequadas para minimizar as perdas nutricionais, bem como desenvolver pratos aceitáveis sensorialmente;
  • Reconhecer as alterações ocorridas com os diferentes gêneros alimentícios após o preparo padronizando diferentes receitas;
  • Desenvolver atividades práticas de cardápios para população sadia;

III – ESQUEMA:

As aulas práticas serão desenvolvidas através de atividades no laboratório de Técnica Dietética, Visitas técnicas e em sala de aula mediante a resolução de exercícios propostos.

IV – LABORATÓRIO DE TÉCNICA DIETÉTICA

A fim de tornar o trabalho laboratorial no curso de Nutrição tão proveitoso quanto possível, sugerimos o seguinte:

  1. Leia, com atenção, a atividade que lhe cabe realizar. Tenha bem claro, o objetivo principal da atividade. Evite executar as atividades, frase por frase, com a mão à apontar as instruções impressas, e a outra a segurar os instrumentos a utilizar. Esta técnica de “livro de cozinha” é muito deficiente e imprópria.
  2. Registre todos os dados principais (pesagens, leituras e outros dados de observações), num caderno, nunca em folhas soltas.
  3. No final de cada atividade, há um relatório que deverá ser elaborado.
  4. Finalmente, o trabalho no laboratório deverá trazer a você novas perspectivas e dimensões que ajude a compreender os conceitos tratados em aulas teóricas.

NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO

Abaixo estão as principais maneiras de se evitar acidentes no laboratório.

Acidentes no laboratório ocorrem por causa de descuido, precipitação ou falta de informação das técnicas apropriadas. O aluno tem que ter responsabilidade pela própria segurança e pela dos colegas que estão próximos. Lembre-se: LABORATÓRIO NÃO É LUGAR PARA BRINCADEIRA! Concentre-se no que estiver fazendo!

  1. Preparar-se para realizar cada experiência, lendo antes os conceitos referentes ao experimento e a seguir ler o roteiro da experiência.
  2. Seguir rigorosamente as informações fornecidas pelo professor, respeitando rigorosamente as precauções recomendadas.
  3. Qualquer acidente deve ser comunicado imediatamente ao professor.
  4. Não fumar, comer ou fazer brincadeiras no laboratório.
  5. Não trabalhar com material imperfeito, se isso ocorrer, comunicar imediatamente ao professor. Usar sempre material limpo para não haja interferência nos resultados.
  6. Não deixar vidro quente em lugar em que possam pegá-lo inadvertidamente. Deixar qualquer peça de vidro quente esfriar durante bastante tempo, lembrando-se que o vidro quente tem a mesma aparência do vidro frio.
  7. Conservar limpo seu equipamento e sua mesa.
  8. Ao término do período de laboratório, lavar todo o material utilizado, deixando-o na ordem em que encontrou.
  9. Lavar e desinfetar as mãos antes de iniciar os trabalhos e sempre que necessário.

        

LIMPEZA DO MATERIAL

  1. Todo o material e vidraria utilizados no laboratório devem estar em perfeitas condições, totalmente limpos, sem resíduos de produtos químicos ou de limpeza. Deve ser obedecida a seguinte sequência de lavagem:
  2. Limpeza mecânica com detergente neutro.
  3. Enxágue em água corrente e limpeza mecânica com detergente neutro.
  4. Enxágue em água corrente.
  5. Secagem utilizando panos limpos.
  6. Armazenar em local próprio.

RELATÓRIOS

  1. Todos os dados devem ser registrados num caderno de laboratório, o mais breve possível depois de fazer as observações.
  2. Anotar com clareza todos os dados e observações. Usar a forma tabular sempre que for apropriada. Na medida do possível, preparar uma tabela para os dados antes de vir para o laboratório.
  3. Indicar as operações usadas para fazer os cálculos, apresentando um ordenado cálculo de amostra. Não sobrecarregar a seção de cálculos com pormenores aritméticos. Indicar, para todas as medidas, as unidades usadas. Normalmente os cálculos não devem ser feitos durante o período laboratorial.
  4. Responder às questões numeradas onde quer que elas apareçam como parte do seu relatório laboratorial. Dar respostas concisas.
  5. A entrega dos relatórios deve obedecer à data e horário exigidos pelo professor.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIO

        Um relatório, em geral, é composto de cinco partes: TÍTULO, INTRODUÇÃO, PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL, RESULTADOS E CONCLUSÕES e REFERÊNCIAS. Cada uma destas partes contendo, pelo menos, o nome específico da parte.

1 - TÍTULO: através de um título, que pode ser o mesmo já contido no material referente à experiência, deve-se explicitar o problema resolvido através da experiência realizada.

2 - INTRODUÇÃO: explicitar, de forma clara e breve, qual foi o objetivo da experiência (o problema a ser resolvido através da experiência), qual o método ou métodos utilizados para resolvê-los e quais os princípios fundamentais em que esse método ou métodos se baseiam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (81.6 Kb)   pdf (536 Kb)   docx (200 Kb)  
Continuar por mais 46 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com