TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Radiologia Ambiental

Pesquisas Acadêmicas: Radiologia Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  2.290 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

Objetivo -....................................................................................................................................01

Introdução -.................................................................................................................................02

Desenvolvimento ........................................................................................................................03

Conclusão – Vania Leuides.............................................................................................07

Conclusão – Camila Rodrigues.......................................................................................08

Conclusão – Luciana Neres.............................................................................................09

Conclusão – Leonardo Thomaz.......................................................................................10

Conclusão – Anaildes Cortes...........................................................................................11

Referências Bibliográficas..............................................................................................12

OBJETIVO

Nesse trabalho desenvolvemos um tema de muitas preocupações hoje, o quanto o meio ambiente está sendo agredido por resíduos gerados por nós serem humanos muitas vezes irresponsáveis e desmedidos nesse sentido.

Trataremos então de uma das maiores dificuldades encontradas por todos que é entender o quanto alguns resíduos são perigosos e prejudiciais, e como podemos colaborar para diminuir esses danos ao meio ambiente e ao organismo humano.

01

INTRODUÇÃO

Tem-se uma grande preocupação em biossegurança hospital, não permitindo que quaisquer resíduos ou situações coloquem em riscos paciente ou funcionários, mas e os resíduos que não podem sem controlados o que fazer? Como os resíduos radiológicos das películas radiográficas e dos compostos químicos radiográficos.

O quanto os resíduos radiológicos prejudicam o solo e qual a gravidade da situação atual? Os considerados mais agressivos são os produzidos por indústrias e por restos hospitalares.

Esses na maioria das vezes oferecem riscos à saúde e ao meio ambiente quando não coletado, tratado e eliminado de forma correta.

Os resíduos hospitalares como os relacionados aos radiodiagnósticos podem causar mal aos humanos e ao meio ambiente por um período muito longo, como veremos hoje a quantidade de resíduos nocivos no ambiente é tanta que não é possível classificar qual seria a quantidade considerada segura ao meio ambiente e ao organismo humano.

02

RADILOGIA AMBIENTAL - VOLTADA PARA ATENÇÕES DADAS AO TRATAMENTO DE SOLOS

Resíduos radioativos – a grande concentração desse resíduo no ambiente é causada pela fabricação de armas nucleares, a produção de combustíveis para usinas núcleo-elétrica.

Não se pode destruir a radioatividade por isso é preciso separar, tratar e eliminar esses resíduos radioativos de forma correta, algumas vezes optando até pelo confinamento desses.

A maior dificuldade no Brasil para estar dentro das normas e leis de segurança quanto ao impacto causando no meio ambiente pelos resíduos radioativos está incluso o impacto ambiental causado pela lavagem dos filmes radiograficos, por suas substâncias tóxicas e os proprios filmes radiograficos.

Os filmes radiograficos, são descartados incorretamente pela população que quando recebem seu exame, depois de um tempo joga-o fora de qualquer forma no lixo.

O filme radiográfico é composto de plástico (acetato) e de prata, esses compostos são muito prejudiciais ao meio ambiente, pois o plástico demora até 100 anos e a prata permanece por tempo indeterminado podendo contaminar além do solo também a agua.

Hoje já existe um tratamento destinado a isto, onde são separados os compostos químicos das películas e onde é reaproveitado o plástico para embalagens por exemplo e prata se torna a prata 1000, utilizada para a fabricação de joias.

Apessar dos esforços para melhoria dos hospitais e clinicas em relação ao mal causado ao ambiente por efluentes originados de serviços de radiodiagnóstico um dos serviços mais importantes. Algumas situações de riscos poderiam ser evitadas se utilizados VPI (vestimenta de proteção individual) ao manusear soluções tóxicas ou auxilio de pacientes deficientes com doenças contagiosas ações inseguras que ainda são observadas.

03

O ideal seria encontrar condições de manipulações que reduzice o impacto ambiental e ainda se obtivesse recursos finaceiros.

A revelação de filmes radiograficos é muito antigo e usado até hoje nos serviços radiológicos do país, os filmes radiograficos tem como substancias quimicas: folhas de acetato de celulose revestidas por duas camadas emulsão de gelatina contendo haletos de prata.

O processo tradicional de revelação dos filmes evolve as seguintes etapas, a revelação de imagem latente, a fixação à lavagem e a secagem, as soluções geradas por esse processo não pode ser descartadas como efluentes no meio ambiente, pois estão completamente fora dos padrões do conselho nacional do meio ambiente. A etapa de lavagem após a revelação e fixação também cria efluentes (residuos) que não podem ser descartados direto no meio ambiente, pois são residuos que não se eliminam na natureza não satisfazem aos padrões exigidos pelos orgões reguladores.

Em face da dificuldade atual em alterar o processo de revelação de filmes radiograficos por meio de novos produtos ou tecnicas menos poluentes a opção restante para sua otimização ambiental consiste em interferir em seu final através de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com