TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE O LIVRO DITADURA E SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  14/3/2016  •  Resenha  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  3.844 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA SOBRE O LIVRO DITADURA E SERVIÇO SOCIAL

ALUNA: RAQUEL DE BARROS GOMES NERI

PROFESSORA: LUCI

        Segundo José Paulo Netto, autor sempre citado por nós alunos de Serviço Social. As políticas do Governo na Ditadura Brasileira ocorreram em forma de censuras de obras, artistas, e muitos outros acontecimentos jamais esquecidos por aqueles vividos. As principais caraterísticas que marcaram o Regime Militar no Brasil: extinção da democracia, suspensão dos direitos constitucionais, censura em todos âmbitos da vida, concentração de renda, pensamentos capitalistas, perseguição política e repressão a todos que eram contra o regime militar.

No período da Ditadura Militar entre os anos (1964 -1985). A cultura não mostra somente de que modo como se integra ao projeto político do grupo que estava no exercício do poder (os militares) naquele momento e de como ela é parte importante de políticas estratégicas, como as de integração e segurança nacional.

        Em 1966, foi criada o Conselho Federal da Cultura que visavam estabelecer as bases de uma Política Nacional de Cultura. O Estado Militar tentava criar uma política cultural de seu interesse, para assim desmitificar as agressões que ocorriam em plena Ditadura militar Brasileira em seus piores anos como o da AI-5 (Ato Institucional nº5). 

                                                                      “Toda produção cultural, para ser veiculada, deveria obedecer às normas e padrões estabelecidos pelo Serviço de Censura de Diversões Públicas do Departamento de Polícia Federal, criado na década de 40, que adquire em 1972, o status de Divisão” (Oliveira e Resende, 2001: 1).

A estratégia do Governo Militar mostra as suas três linhas principais de atuação na cultura brasileira: 1) a censura a um tipo de produção cultural considerada subversiva e, por outro lado, o incentivo à produção considerada, pelos governantes, 2) os investimentos em infraestrutura, principalmente na área de telecomunicações, que favoreceram a consolidação da indústria cultural entre nós, neste momento a Rede Globo foi umas das empresas de telecomunicações que mais receberam dinheiro do Governo como forma de incentivo ; 3) a criação de órgãos governamentais destinados a regulamentar e organizar a produção e a distribuição cultural pelo território brasileiro.

Por outro lado o Golpe Militar de 1964, desencarrilhou uma série de eventos de inspirações socialistas e revolucionárias na sociedade brasileira. Motivando uma certa parte da população jovem conceber uma cultura de anticapitalista. Essas repressões por parte do Governo Militar, como aqui e em muitos países latino americanos que sofreram com situações parecidas. Resultaram no aumentado da criatividade artísticas para fugir da represália do Ditadura.

O Projeto modernizador do Regime Militar censurava cada vez mais os teatros, músicas. Dessa forma, a ação da censura durante o regime militar serviu não apenas para calar seus opositores do regime imediatos, mas para romper com certa tradição de produção cultural que vinha se estabelecendo no país que não interessava o Governo manter na época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com