TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexões: Leitura na escola - Livro, Biblioteca, Biblioteca de Classe

Por:   •  20/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  5.734 Palavras (23 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

BARBARA VIRGINEA DE ARAUJO – RA 7117509348

FERNANDA CARLA DE OLIVEIRA ALVES – RA 6913372879

RELATÓRIO FINAL

Leitura e Produção de Textos

INDAIATUBA / SÃO PAULO

2013

[pic 2]

BARBARA VIRGINEA DE ARAUJO – RA 7117509348

FERNANDA CARLA DE OLIVEIRA ALVES – RA 6913372879

RELATÓRIO FINAL

Leitura e Produção de Textos

Relatório dissertativo-argumentativo apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito para cumprimento da disciplina de Leitura e Produção de Textos.

Sob a orientação da Professora Tutora a distância Adalgisa Bergamin Diples

INDAIATUBA / SÃO PAULO

2013

[pic 3]

SUMÁRIO

Introdução ................................................................................................................04

Conceito de leitura ..................................................................................................05

Estratégia de Leitura ...............................................................................................06

Leitura e Produção de Sentidos .............................................................................07

Reflexões: Leitura na escola: Livro, Biblioteca, Biblioteca de Classe................08

Definição de gênero textual e os elementos que caracterizam ..........................09

Tipos textuais ..........................................................................................................11

Tipos de textos: Descritivos, Narrativo, Dissertativo Argumentativo.................17

Produção de Texto: A Roda de Conversa na Educação Infantil .........................18

A Nova Ortografia da Língua Portuguesa .............................................................21

Considerações Finais .............................................................................................23

Referências Bibliográficas .....................................................................................24




INTRODUÇÃO

Veremos que a leitura é uma atividade complexa com objetivos de construir  sentidos por meio da interação texto sujeito.  A leitura é fundamental para ampliar a bagagem cultural, quando a leitura é feita com eficaz se obtém um melhor entendimento do texto, uma vez que ele utiliza seu prévio conhecimento de mundo agregados aos conhecimentos de texto se tem  uma interpretação sobre o que lê.

É no entendimento do leitor onde ele realiza o trabalho de compreensão e interpretação de texto a partir dos seus objetivos e de seu entendimento sobre o assunto, sobre a linguagem, a concepção de leitura. Compreende-se que o texto é fruto do pensamento do autor, sendo ele valorizado como estrutura, o léxico, o código a ser decodificado pelo leitor.

Para entender o significado do texto que se esta lendo, o leitor tem que elaborar uma interpretação, ler e compreender, é através da leitura que ele estará aprendendo.

Permitir ao leitor, captar o que não esta escrita no texto, fazendo suposições com base nas pistas dadas pelo texto, ou em conhecimento prévio pelo leitor. Duke e Pearson identificaram seis tipos de estratégias de leitura que as pesquisas realizadas têm sugerido como auxiliares no processo de compreensão: predicação, pensar em voz alta, estrutura do texto, representação visual do texto,  resumo e questionamento.  

Enfatizarmos sobre os tipos textuais, esta classificação relaciona-se com a natureza linguística expressa pelos mesmos. Classificando-se em narrativos, descritivos e dissertativos.

O Novo Acordo Ortográfico foi elaborado para uniformizar a grafia das palavras dos países lusófonos, ou seja, os que têm o português como língua oficial. Ele entrou em vigor em janeiro de 2009.

 

“Os livros não são capazes de mudar o mundo, quem muda o mundo são as pessoas,  os livros só mudam pessoas”                                                                                

(Mário Quintana)


CONCEPÇÃO DA LEITURA

A priori ressaltamos a importância da leitura em nossas vidas, e como devemos cultivar hábitos de leitura, enfocamos a escola com o papel fundamental na formação de leitores competente, para que a leitura seja motivada desde a educação básica, pois, só formaremos leitores se houver o interesse de ler. A concepção de leitura decorrente da concepção de sujeito, de língua, de texto e de sentido que se adote, considerando o sócio cultural de cada um.

         Conceito da Leitura segundo Marina e Eva 2005- Ler significa conhecer, interpretar, decifrar. A leitura constitui-se em fator decisivo de estudo, propicia a abertura de novos horizontes na mente, sistematização do pensamento, o enriquecimento do vocabulário e o melhor entendimento do conteúdo das obras.

         As concepções de leitura variam conforme a visão de sujeito, de língua, de texto e de sentido. A concepção do “foco no autor” é aquela em que o texto é resultado da sua representação mental. Segundo Koch(2002) afirma que à concepção de língua como representação do pensamento corresponde à de sujeito psicológico, individual, dono de sua vontade e de suas ações. Nessa concepção de língua como representação do pensamento e de sujeito como senhor absoluto de suas ações e de seu dizer, o texto é visto como um produto. A leitura é vista como a atividade de captação das ideias do autor, não leva em conta as experiências e conhecimentos do leitor, basta somente captar as intenções do autor.

Assim, depende do leitor “captar” as intenções que o autor pretende informar, isto é, o leitor tem função passiva porque o sentido do texto está centrado no autor.

A língua como estrutura corresponde a sujeito determinado indiretamente pelo sistema, caracterizado pela não consciência e a língua como código corresponde como instrumento de comunicação.

Em nossas pesquisas ressaltamos concepção interacional (dialógica) da língua, os sujeitos são vistos como construtores sociais, sujeitos ativos e participativos. O sentido do texto é construído na interação texto-sujeitos. Ao leitor para produção de sentidos, requer um conjunto de saber. Ele não só considera as informações, mas assimilas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.1 Kb)   pdf (654.4 Kb)   docx (819.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com