TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações De Oxidação - Redução

Artigo: Reações De Oxidação - Redução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  969 Visualizações

Página 1 de 4

Reações de oxidação – redução, objetos de prata, limpeza da prata.

Como passar do tempo, esses objetos escurecem, perdendo brilho em decorrência da oxidação desse metal pelo contato com oxigênio e com composto contendo enxofre, os chamado composto sulfurados ,gerando ,assim ,sobre a superfície desses objetos de prata , uma camada insolúvel de sulfeto de prata (Ag2S),de coloração azulada ou ligeiramente violácea ,tornando-se preta com passar do tempo .

A poluição atmosférica, de origem natural ou antropogenia, contem grande quantidade desse composto sulfurada, podendo, assim, ocasionar o escurecimento da prata. Alguns alimento , como ovo , a cebola e os diversos legumes da família do repolho ,sejam eles a mostarda de couve- de-bruxelas, couve –flor ,os brócolis e o nabo ,também promovem o escurecimento de objetos de prata . Na sua estrutura ,composto sulfurados como a cistéina (um aminoácido).

Esse mesmo aminoácido também esta presente no suor que , em presença de agua converte-se em acido sulfídrico , acido pirúvico e amônia pela ação de enzima cisteina dessulfurilase (Equação 1)O H2 S(g) liberando na presença de oxigênio gasoso favorece a formação de sulfeto de prata na superfície do objeto de prata (Equação2) ,de forma mais acentuada quando em contado direto a pele .Pessoas que transpiram mais acabam acelerando o processo de escurecimento da prata metálica .

4Ag(s) + O2(g) + 2S2-(aq)+ 4H+(aq) ͍͍͍͍========== 2Ag2S(s)+ 2H2O(l) (eq. 2)

A prata recebe uma camada de verniz (propionato de ditiobis – estearil)ao termino de sua confecção que atua como uma barreira de proteção impedindo a penetração de umidade de substancia agressivas. No entando ,com o passar do tempo , essa camada de proteção deixa de existir, fazendo com que o objeto fique exposto aos agentes que promovem o seu escurecimento como mencionado.

Oxidação-redução, mostrando a tendência que as substancia tem em receber ou doar elétrons, formando e quebrando ligação química, sempre em busca de alcançarem um equilíbrio.

Basicamente uma reação de oxidação e redução envolve a transferência de elétrons de uma espécie para outra, ocorrendo, respectivamente, perda e ganho de elétrons ,resultando em uma mudança no estado de oxidação das espécies envolvidas .O somatório das reação de oxidação e redução .O processo de redução ocorrera simultaneamente ao de oxidação ,pois o elétrons recebidos pela espécie que sofre oxidação ,não existe isoladamente essas reação .Cada reação de oxidação exige uma reação de redução e vice-versa.

A oxidação resulta na perda de um ou mais elétrons pela espécie (átomos, íons ou moléculas ) .Quando ela perde elétrons ,diz-se que foi oxidação e seu estado de oxidação atinge valores mais positivos .O agente oxidante recebe elétrons de uma outra substancia e torna-se reduzido. Por outro lado a redução é ,por sua vez ,o processo que resulta em ganho de um ou mais elétrons pela espécie .Quando uma espécie recebe elétrons ,diz-se que ela foi reduzida e seu estado de oxidação diminui .

É preciso consultar tabelas contendo os potenciais-padrão de redução de cada uma das semi-reaçao envolvidas. Esses valores de potenciais-padrão de redução foram determinados experimentalmente, tendo como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com