TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reciclagem De Aluminio

Monografias: Reciclagem De Aluminio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

A reciclagem de alumínio se confunde com a implantação da indústria do metal no país. Na década de 1920, data dos primeiros registros de produção de utensílios de alumínio em território nacional, o setor utilizava como matéria prima a sucata importada de vários países. Nos anos 1990, com o início da produção das latas no Brasil, a reciclagem do metal foi intensificada, registrando volumes cada vez maiores. A reciclagem de alumínio no Brasil é um sucesso.

O país é o primeiro lugar no ranking do índice de reciclagem de latas de alumínio, com 94,4% do material consumido sendo reaproveitado (dados de 2006). O segundo lugar é o Japão com 90,9% de aproveitamento e o terceiro é a Argentina, com 88,2%, segundo levantamento da Associação Brasileira de Alumínio (Abal) e Associação Brasileiros da Indústria de Latas (Abralatas).

Para as indústrias, a reciclagem do alumínio tem vantagens óbvias na economia de energia. O processo gasta cerca de 700 Kilo Watts/hora ao ano, o que equivale a menos de 5% da energia gasta no processo de elaboração primária do alumínio, as associações do setor projetam uma economia de energia que daria para abastecer de eletricidade uma cidade como Campinas, com cerca de 1,5 milhões de habitantes.

O alumínio pode demorar de 100 a 500 anos para se degradar totalmente, o ciclo da reciclagem de latas de alumínios é de apenas 30 dias, aliás, uma vantagem também para a indústria. Além disso, o alumínio é 100% reciclado, os problemas do aquecimento global também são amenizados com a reciclagem, já que o processo emite apenas 5% do gás carbônico que se emite na produção do alumínio primário, também segundo a Abal:

2. PROCESSO DE PRODUÇÃO

Uma das vantagens mais importantes do alumínio é o fato de poder ser transformado com facilidade. O alumínio pode ser laminado em qualquer espessura e extrudado numa infinidade de perfis de seção transversal constante e grande comprimento. O metal pode ser também, forjado ou impactado. Arames de alumínio trefilados a partir de vergalhões dão origem a fios de alumínio que, após serem encordoados, transformam-se em cabos condutores.

A facilidade e a velocidade com o qual o alumínio pode ser usinado é outro importante fator que contribui para difundir o uso desse material e que também aceita, praticamente, todos os métodos de união, tais como rebitagem, soldagem, brasagem e colagem. Além disso, para a maioria das aplicações do alumínio não são necessários revestimentos de proteção.

2.1. Processos de reciclagem de alumínio

2.2. Coleta

O processo de reciclagem tem início no recolhimento das sucatas, principalmente, de latas de refrigerante e cerveja. A coleta é feita por ONGs, cooperativas e catadores que, muitas vezes, têm como esta, sua única fonte de renda.

2.3. Retiradas de impurezas

Depois de coletadas, as sucatas são enviadas a Centros de Coletas das Indústrias de Reciclagem, onde passam por esteiras para que todas as impurezas sejam retiradas.

2.4. Prensagem

Depois de removidos os resíduos, como areia e canudos plásticos, as latas são prensadas em fardos e é desta forma que são transportadas para os Centros de Fundição.

2.5. Fundição

Nos Centros de Fundições os fardos passam por uma nova triagem que verifica, inclusive, se as latas contêm radiação (uma lata contaminada por contaminar toda a linha de produção). Depois de verificadas, as latas são trituradas e passam por um processo químico para retirada de verniz e tinta, normalmente presentes nas embalagens. Quando em estado puro de alumínio, são colocadas em forno e fundidas, transformando-se então, em estado líquido.

2.6. Lingotamento e Laminação

Depois de derretido, o alumínio passa por uma nova verificação de qualidade e recebe o formato de lingotes. Posteriormente estes lingotes são laminados em chapas finas e vendidos para a indústria de alumínio.

2.7. Porque reciclar?

• O alumínio reciclado consome 95% menos energia para ser produzido do que o alumínio primário;

• O alumínio pode ser reciclado inúmeras vezes sem perder suas características básicas e sua qualidade;

• A coleta de sucata gera renda para, em média, 180.000 famílias brasileiras;

• A reciclagem de alumínio diminui a extração de bauxita do meio ambiente;

• Estimula a conscientização da população para reciclagem de outros materiais, o que reduz o volume de lixo em aterros e lixões;

• O processo de reciclagem de uma Lara de alumínio, por exemplo, leva em torno de 42 dias. Este período compreende a compra no supermercado, o descarte do material, a reciclagem e a sua volta para a prateleira.

3. VANTAGENS DO ALUMÍNIO

As características do alumínio permitem que ele tenha uma diversa gama de aplicações. Por isso, o metal é um dos mais utilizados no mundo todo. Material leve, durável e bonito, o alumínio mostra um excelente desempenho e propriedades superiores na maioria das aplicações. Produtos que utilizam o alumínio ganham também competitividade, em função dos inúmeros atributos que este metal incorpora como pode ser conferido a seguir:

3.1. Leveza

Característica essencial na indústria de transportes, a leveza do alumínio representa menor consumo de combustível, menor desgaste, mais eficiência e capacidade de carga. Para o setor de alimentos, traz funcionalidade e praticidade às embalagens por seu peso reduzido em relação a outros materiais.

3.2. Elevada condução de energia

O alumínio é um excelente meio de transmissão de energia, seja elétrica ou térmica. Um condutor elétrico de alumínio pode conduzir tanta corrente elétrica quanto um de cobre, que é duas vezes mais pesado e, conseqüentemente, caro. Por isso, o alumínio é muito utilizado pelo setor de fios e cabos. O metal também oferece um bom ambiente de aquecimento e resfriamento.

3.3. Impermeabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com