TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Reciclagem do Alumínio

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

Reciclagem do Alumínio


  O estudo feito mostra que o alumínio e com certeza tem parte importante na fabricação de Automóveis estando presente em vários componentes de sua fabricação e montagem, este metal além de ter várias particularidades como leveza, este metal e reciclável ou seja um determinado material utilizado na montagem de um automóvel pode ter já estado presente na forma de uma lata de refrigerante. A Reciclagem do Alumínio e altamente eficiente tanto economicamente como ambientalmente.Mundialmente falando, a participação do alumínio dobrou nos últimos dez anos, tornando-o o segundo material mais usado no setor automobilístico por exemplo.         
 O alumínio Reciclável é economicamente viável pois já está em seu estado pronto basta apenas que se faça o processo de transformação do mesmo em chapas, perfis, forjados ou fundidos, reduzindo em 95% a quantidade de energia do processo de transformação a partir da Bauxita reduzindo assim a exploração do minério, este processo reduz também a geração de CO2 e outros gases.         
 O mundo vem reciclando cada vez mais alumínio hoje o Brasil e o Líder mundial em reciclagem de Alumínio com 98,3% do Alumínio reciclado este dado deve-se ao fato de que o brasil investe cada vez mais na compra desta sucata , outro fato atribuído a este valor e que o muitas famílias brasileiras separam o alumínio para venda e tem isso como parte de sua renda , motivo este metal ter um valor maior para venda do que o ferro que está em maior quantidade , em segundo lugar está o Japão com 92,6 onde a pratica de reciclagem e cuidados com o ambiente está diretamente ligado com a cultura do pais em seguida vem os a Argentina com 91,1% e o EUA com 65,1%.        
 
O Brasil é reconhecido como o recordista nessa prática ao redor do mundo e recordista também em utilizá-los em carros e um dos exemplos mais importantes aqui sobre alumínio no ramo automobilístico, e a Stock Car, na qual a velocidade é uma aliada, quanto mais leve o carro, melhor a performance do piloto. Além das rodas, o alumínio está presente em outras peças dos veículos da Stock Car. De acordo com Zequinha Giaffone, diretor da ZF Racing, empresa que produz equipamentos para os automóveis da competição, o metal pode ser encontrado no cabeçote do motor, amortecedor, assoalho, suporte do disco de freios e no tanque de combustível. O alumínio é um material que apresenta boa fundibilidade, com flexibilidade de formas e leveza atraindo muitos mercados.




























O Brasil é reconhecido como o recordista nessa prática ao redor do mundo.

Os dados analisados foram de 2011, quando o Brasil alcançou o índice de 98,3 por cento de material reciclado, em relação a quantidade produzida no mesmo ano.

deixamos para trás o Japão, em segundo, e a Argentina, em terceiro
Ainda segundo o relatório, para cada quilo de alumínio reciclado, são deixados de extrair cinco quilos de bauxita, a matéria-prima.

Nessa conta, a produção que usa o reaproveitamento emite 95% menos gases poluentes que a do zero.

Mundialmente, a participação do alumínio dobrou nos últimos dez anos, tornando-o o segundo material mais usado no setor, atrás apenas do aço. "O fato de o alumínio ser menos denso acaba por beneficiar o desempenho dos veículos, bem como reduzir o consumo de combustível"

Nos mercados norte-americano, europeu e japonês, o alumínio vem sendo utilizado, nos últimos anos, em peças consideradas críticas - em termos de propriedades mecânicas - e até então fabricadas apenas em ferros fundidos, como pinças de freio, bandejas e braços de suspensão e blocos de motor.

Um dos exemplos mais importantes no brasil sobre alumínio no ramo automobilístico,é á Stock Car na qual a velocidade é uma aliada, quanto mais leve o carro, melhor a performance do piloto
Além das rodas, o alumínio está presente em outras peças dos veículos da Stock Car. De acordo com Zequinha Giaffone, diretor da ZF Racing, empresa que produz equipamentos para os automóveis da competição, o metal pode ser encontrado no cabeçote do motor, amortecedor, 
assoalho, suporte do disco de freios e no tanque de combustível
O alumínio é um material que apresenta boa fundibilidade, com flexibilidade de formas - 
qualidade importante para a fabricação de peças pequenas do carro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (297.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com