TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento Online

Ensaios: Recrutamento Online. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2014  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Atualmente, o Recrutamento e Seleção têm sido utilizados pelas empresas como ferramenta estratégica para aumentar sua vantagem competitiva no mercado globalizado.

Segundo Martins, a área de Recursos Humanos requer cada vez mais sistemas de gestão eficazes para gerir suas demais áreas: Recrutamento e seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Planejamento de Carreira, Cargos e Salários, Administração de Pessoal e etc.

Com o avanço da tecnologia e a chegada da internet como ferramenta de trabalho, muitos processos foram otimizados, entre eles, o de Recrutamento e Seleção, através do e-Recruitment ou Recrutamento Online.

ALMEIDA, (2009), entende como Recrutamento Online quaisquer ferramentas ou sistemas que as empresas utilizam para coletar informações sobre candidatos sejam na web ou na internet.

Antigamente os candidatos a uma vaga de emprego, deixavam seus currículos impressos de empresa em empresa, gerando gasto de tempo e com impressões. Agora, com a possibilidade de incluí-los via web, seja em classificados online ou no próprio site das organizações, o caminho ficou muito mais ágil e simples.

Esta atividade abordará as vantagens e desvantagens oferecidas pelo Recrutamento Online aos candidatos e às empresas, bem como a efetividade na obtenção de empregos.

Vantagens e desvantagens oferecidas aos candidatos

A nova modalidade de recrutamento através da web e da internet ganhou força nos últimos cinco anos, devido à popularização e barateamento ao acesso da internet banda larga. Hoje, além das classes A e B, as classes C, D e E possuem acesso à internet. Com isso, cada vez mais pessoas procuram trabalho através da grande rede mundial.

Para os candidatos, o Recrutamento Online trouxe, em primeiro momento, facilidades como: maior número de oportunidades para fazer suas escolhas profissionais, maiores informações sobre as empresas e os cargos, segurança, quanto ao recebimento dos currículos pelas empresas, além da possibilidade de candidatarem-se a vagas fora do país.

Como desvantagem para os candidatos, podemos citar a concorrência do número de currículos encaminhados para a mesma vaga que é muito alta.

Sendo assim, tendo em vista tamanha concorrência e as facilidades que esse tipo de recrutamento permite, o candidato deverá ter um currículo bem elaborado para poder concorrer a vagas realmente relacionadas ao seu perfil, proporcionando um encontro mais assertivo entre profissionais e oportunidades.

Outra desvantagem, é o sofrimento dos candidatos após encaminharem pela internet seus currículos. Algumas empresas enviam somente uma mensagem automática de quanto tempo ele ficará no banco de dados. Dessa forma, os candidatos não têm como acompanhar a trajetória dos currículos enviados e a ausência de notícias cria uma situação de expectativa e um estado de alerta incansável, diz ALMEIDA, (2009).

Vantagens e desvantagens oferecidas às empresas

Segundo Patrícia Alves da Silva, supervisora de recrutamento e Seleção da Life Recursos Humanos, os avanços tecnológicos podem trazer muitos benefícios, no entanto, é importante saber utilizar os recursos disponíveis. “Sites como a Catho Online, por exemplo, são ferramentas imprescindíveis, pois além de auxiliar o recrutador em seu processo de seleção, permitem filtrar o material dos profissionais que se candidataram de acordo com os requisitos da vaga, ou então convocar o candidato em apenas um clique”.

Um dos objetivos das organizações ao aderirem a ferramenta e-Recruitment, é a redução dos custos no processo de recrutamento.

Os custos associados a esses tipos de recrutamento são menores se comparados aos atualmente utilizados com anúncios publicados na imprensa.

Algumas vantagens do e-Recruitment:

• Rapidez e baixo custo caracterizam o processo, comparando-se à mídia convencional;

• Este tipo de convocação ou de contato ultrapassa os limites geográficos, aumentando a base de dados de candidatos passíveis de serem contratados;

• Tem-se um universo de candidatos consideravelmente maior do que através das metodologias tradicionais de captação;

• A procura é facilitada pelos filtros de áreas de atuação;

• O Recrutamento Online está disponível 24 horas, o que permite ao candidato o acesso a qualquer hora do dia e de qualquer lugar;

• O procedimento é mais seguro para os candidatos;

• Permite divulgação da empresa de forma criativa e apelativa;

Como desvantagens pode-se citar:

• A objetividade almejada pode gerar contratações inadequadas;

• A impessoalidade torna os contatos feitos, pouco afetivos.A afetividade é importante dentro da empresa, visto que é através de um contato mais estreito que se conhece o futuro funcionário, possibilitando um relacionamento de cumplicidade;

• Caso não haja uma boa coordenação entre RH e setores produtivos, poderá ocorrer desperdícios financeiros;

• Mesmo pequena, a empresa precisará dispor de investimento em informática, para poder realizar este tipo de recrutamento, além da contratação virtual e treinamento dos envolvidos.

A era da informação exige das empresas readequação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com