TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento E Seleção

Exames: Recrutamento E Seleção. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2013  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  1.337 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Recrutamento e Seleção caracteriza-se por controlar os processos seletivos da empresa, tanto em nível externo como interno para cargos que dependam ou não de treinamento posterior, bem como os processos seletivos para cargos de nível superior e estagiários.

Recrutamento e Seleção

História do Recrutamento e Seleção

O processo de Recrutamento e Seleção vem ocorrendo há muito tempo. Assim que se iniciou a organização dos povos é possível notar este sistema. O mesmo era reparado principalmente onde havia a preocupação em escolher as pessoas mais aptas a executar atividades específicas.

Com a Revolução Industrial no século XVIII, foi notável a fragmentação de tarefas, alienando o trabalhador do processo de criação e lhe dando uma única execução de trabalho. Com isso, este processo passa a ser determinado pelas necessidades específicas, fundamentando-se na designação do segmento operacional.

Em 1983, Chiavenato efetuou a definição de recrutamento e seleção de candidatos de maneira simples, segundo ele trata-se da “escolha do homem certo para o cargo certo”. O Recrutamento e Seleção passaram por diversos momentos, acompanhando os processos históricos, e hoje é considerado fundamental na cultura organizacional de uma empresa que busca funcionários portadores de um determinado comportamento adequado a visão e objetivos da mesma.

Recrutamento e Seleção O que é?

As duas palavras que geralmente andam juntas, Recrutamento e Seleção, vêm sendo cada vez mais utilizadas por empresas que pretendem contratar funcionários, sejam eles fixos ou temporários, tornando-se desta maneira, cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Mas afinal, o que é Recrutamento e Seleção?

Uma boa gestão de pessoal é condição necessária para o sucesso de uma empresa/organização, e é através do Recrutamento e Seleção que é dado o primeiro passo a fim de que a gestão de pessoas seja iniciada. O processo de recrutamento e seleção permite às empresas suprirem suas necessidades de recursos humanos de acordo com os seus objetivos. Trata-se de um conjunto de práticas e métodos para atrair candidatos qualificados a ocupar posições dentro das corporações. É fundamentalmente, um sistema de informação por onde a empresa anuncia ao mercado de recursos humanos a vaga que pretende preencher.

Dividindo e decodificando os termos podemos definir “recrutamento” como a procura e atração de candidatos para ocupar certo cargo, enquanto “seleção” consiste na escolha do candidato que exercerá essa função disponível. Todo esse processo varia de organização para organização, ele depende diretamente da indigência da empresa, sendo uma atividade de relações públicas e comunicação com o ambiente externo, com o objetivo de atrair candidatos para futura seleção.

O processo de recrutamento e seleção é responsável por fornecer informações para orientar o atendimento de necessidades atuais e futuras de pessoal, bem como buscar uma maior validade e confiabilidade de que foi feita a escolha certa entre as opções de escolha existentes.

Primeiramente é necessário fazer uma Coleta de Informações sobre o Cargo, observando:

a) Análise do Cargo - levantamento dos aspectos que o cargo exige;

b) Aplicação da técnica dos incidentes críticos - anotação sistemática e criteriosa que os chefes diretos devem fazer a respeito dos fatos e comportamentos dos ocupantes dos cargos;

c) Análise da Requisição de empregado - verificação dos dados contidos na requisição do empregado pelo chefe;

d) Análise do cargo no mercado - Cargos novos que não existem na empresa devem ser verificados em empresas similares;

e) Hipótese de trabalho - Previsão aproximada do conteúdo do cargo

Feito isto, será necessário fazer a escolha das técnicas de seleção:

1) Entrevistas de Seleção;

2) Provas de conhecimento ou de capacidade;

3) Testes psicométricos;

4) Testes de personalidade e;

5) Técnicas de simulação.

Entrevista de Seleção

A entrevista Pessoal é a técnica que mais influencia a decisão final se o candidato realmente é a pessoa indicada. Esta entrevista deve ser conduzida com bastante habilidade para que possa produzir os resultados esperados.

 Planejamento

Colheita de informação, tipo de informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com