TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E- Recrutamento

Trabalho Universitário: E- Recrutamento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2013  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  838 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

Este trabalho apresenta o crescimento e importância do recrutamento e seleção pela internet. Devido o avanço da tecnologia da informação, a internet possibilitou consideráveis mudanças e avanços nos processos das organizações, tornando possível a atuação deste método como diferencial competitivo. A empresa que investe no E-Recrutamento possui maior probabilidade de sucesso e rapidez na escolha do candidato que melhor representa o perfil da vaga disponível. Ao utilizar métodos tradicionais, não temos a mesma extensão, alcance e divulgação de dados disponibilizados pela internet. No ponto de vista financeiro o E-Recrutamento é viável, devidos seus baixos custos no setor de investimento e mão-de-obra. O recrutamento através da internet possui benefícios que atuam além das organizações, pois permite aos candidatos êxito na conquista do novo emprego, devido às vantagens como a abrangência, disponibilidade de horário na busca de vagas, e globalização das oportunidades.

Palavras-chave: E- Recrutamento. Vagas. Internet.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho procura demonstrar o avanço da tecnologia da informação nos Recursos Humanos, com maior ênfase na atuação do recrutamento e seleção. Denominado E-Recrutamento, ou seja, recrutamento e seleção pela internet, consiste em um processo inovador, que conduz as organizações na utilização da internet e suas ferramentas para recrutar e selecionar o candidato com rapidez, economia e garantindo a qualidade no procedimento. Atuando como ferramenta tecnológica útil, o E-Recrutamento envolve currículos, filtro de candidatos, testes on-line e monitoramento de vagas e até mesmo entrevistas utilizando o recurso da web cam.

Este estudo foi baseado em dados secundários, conta com informações extraídas a partir de pesquisas bibliográficas, de publicações de artigos científicos, de organizações que tem sua atividade no recrutamento e seleção aplicados totalmente ou parcialmente na internet.

A importância desta pesquisa consiste na demonstração da viabilidade e utilização do E-Recrutamento nas organizações, traduzindo os efeitos, sobre as mudanças do papel das organizações diante da internet e seus recursos.

2 O E-RECRUTAMENTO

E-Recrutamento é uma ferramenta tecnológica utilizando recrutamento e seleção de pessoas, que envolve currículos, filtro de candidatos, testes on-line e monitoramento de vagas.

Jones ( 1998) considera que a prática eletrônica na atuação dos recursos humanos torna-se “modelo de gestão baseado em tecnologia altamente avançada, que conduzam algumas funções ou muitas funções de RH”.

A internet atua como um canal de ligação entre as empresas e os candidatos. Os sites permitem a procura de emprego e oferta de vagas, estes estão aumentando a cada dia, hoje em dia muitas organizações criam seus próprios sites para que os candidatos conheçam melhor a organização, em termos de estrutura, oportunidades e criam e-mail para que os candidatos possam enviar o seu currículo, criando assim, verdadeiros murais eletrônicos de vagas. O recrutamento on-line é uma poderosa ferramenta estratégica, pois da mesma forma que uma grande organização pode usufruir de seus benefícios, empresas de médio e pequeno porte também podem utilizar os mesmos recursos.

Januzzi (2010) afirma que “as empresas utilizarão cada vez mais o recrutamento pela internet e isso vai forçar os recrutadores a obterem competências específicas”. Entretanto, devemos destacar que as empresas e profissionais devem utilizar a internet com ética, responsabilidade e bom senso, em vista que os candidatos só irão inserir seus dados em sites de empresas que demonstram confiabilidade, privacidade e eficiência em seu sistema de recrutamento on-line.

3 GERENCIABILIDADE DO E-RECRUTAMENTO

O processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com