TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recurso para concurso

Por:   •  18/9/2015  •  Dissertação  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

Senhor Corretor,

Considerando-se os critérios avaliativos previstos no Edital nº 1/2013 BCB/DEPES, de 15 de agosto de 2013, solicito a revisão do texto dissertativo apresentado neste certame, em grau de recurso, quanto à pontuação atribuída aos aspectos macroestruturais, sobretudo no quesito 2.2 Vantagens e limitações de cada tipo de recrutamento.

Conforme elucidado no comando da prova discursiva, “o recrutamento é o processo de identificação e atração de um grupo de candidatos a fim de suprir as necessidades da organização e abastecer adequadamente o processo de seleção”. O escopo do texto deveria, por sua vez, abordar os tipos de recrutamento utilizados pelas organizações e as vantagens e limitações de cada forma.

Destarte, a respeito do primeiro tipo de recrutamento – o interno – Chiavenato (2006) apresenta como vantagens os seguintes fatores: é mais econômico, é mais rápido, é uma fonte poderosa de motivação para os demais empregados, aproveita os investimentos da empresa em treinamento do pessoal e desenvolve um sadio espírito de competição entre o pessoal. Conforme leitura dos parágrafos 2º e 3º do texto apresentado, os itens mencionados acima foram abordados na exposição. Quanto às limitações deste tipo de recrutamento, foi citada a possibilidade de se causar conflitos e gerar desmotivação quando os colaboradores não logram êxito no processo seletivo, o que reduz a criatividade e a inovação no trabalho, segundo Chiavenato (2006). Além disso, o Princípio de Peter, ou princípio da incompetência, mencionado no texto, faz alusão ao desempenho ineficiente de funções em uma organização, e assim, relaciona-se com o bloqueio de novas ideias e experiências causado pelo recrutamento interno.

Por outro lado, quando o recrutamento é externo, a seleção é feita com candidatos vindos de fora da empresa. Este procedimento tem como vantagem principal a criação de novas ideias e a entrada de novos talentos, o que proporciona a renovação da cultura organizacional, conforme se depreende do 3º parágrafo do texto em questão. Para Chiavenato (2006), “o recrutamento externo introduz “sangue novo” na organização, talentos, habilidade e expectativas, e ainda, aumenta o capital intelectual ao incluir novos conhecimentos e destrezas”. Quanto às desvantagens dessa forma de seleção, foram destacados o aspecto econômico do recrutamento externo, que tende a ser mais oneroso para a empresa, e o maior tempo despendido na adaptação dos novos colaboradores. Ao final do 3º parágrafo, foi citada a potencial dificuldade na adequação entre empregado e organização.

Diante do exposto, solicito a revisão desta egrégia Banca quanto à possibilidade de majoração da pontuação atribuída ao quesito 2.2 da prova discursiva, em virtude das justificativas ora apresentadas, embasadas com subsídios teóricos específicos da área de Gestão de Pessoas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com