TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Audivisuais

Artigo: Recursos Audivisuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  1.904 Palavras (8 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 8

Recursos Audiovisuais

Sumário

Introdução......................................................................................................Pág. 4

Recursos audiovisuais...................................................................................Pág. 5

Conclusão......................................................................................................Pág.12

Bibliografia......................................................................................................Pág.13

Introdução

Os recursos audiovisuais são muito importantes para o auxilio nas aulas do dia a dia dos professores, veremos várias formas e meios de comunicação diferentes que pode se usar ao longo do ano na escola.

Recursos Audiovisuais

Desde longas datas vários educadores já defendiam a necessidade de usar recursos auxiliares de ensino, com a intenção de ilustra a palavra do professor, tornando as lições mais concretas e mais ligadas à realidade.Os recursos audiovisuais são ferramentas importantes para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Facilitam a compreensão de conteúdos, porque permitem um grau de interação maior entre as partes envolvidas. O uso de recursos audiovisuais tem possibilitado a melhoria das apresentações. A facilidade de acesso aos meios eletrônicos (TV, DVD, COMPUTADOR). Com o uso das tecnologias temosacesso a dados, imagens e textos de forma rápida. A função do professor é auxiliar o aluno na interpretação desses dados e contextualizá-los no processo ensino-aprendizagem. Por isso, é importante que o professor conheça os recursos que utilizará, pois, a escolha adequada favorece o enriquecimento da aula e facilita a aprendizagem. O professor precisa lembrar-se de que o recurso tecnológico é mero instrumento na transmissão do conteúdo. Deve ter o cuidado para que esse recurso não seja o foco nas apresentações.

Alguns tipos de recursos audiovisuais mais utilizados:

•Quadro de giz ou Quadro de pincel: possibilitaa inclusão de esquemas, dados e informações que possam ter surgidoa partir de pergunta ou comentário do ouvinte. A flexibilidade permite alteração de dados a qualquer momento. É prático e econômico.

•Cartaz São folhas grandes de cartolina, papelão ou material semelhante. Deve ser utilizado diante de grupos pequenos. São duráveis, econômicos e de fácil transporte.

•Modelos e Objetos são ótimos recursos, por representarem imagem real da informação. Podem ser tocados, manipulados.

• Flanelógrafo – é um recurso utilizado em trabalhos com crianças por se um excelente auxiliar na narração de histórias. Coberta de flanela ou feltro, à qual adere o material a ser exibido (exemplo: ilustração de uma lição) quando comprimido fortemente contra ela, por ter o verso apropriadamente preparado. Atualmente não é mais usado.

•Cartaz de pregas– é um recurso visual de fácil confecção, pouco dispendioso e útil para o professor. Serve como suporte de informações, apresentando-as de maneira progressiva e dinâmica. Pode ser usado em qualquer área de ensino. A base é uma superfície de cartão, cartolina (duas folhas grampeadas) ou madeira e sobre elas prende-se uma outra folha de papel pardo ou espelho pregueado no sentido horizontal. Para fazer pregas, marcar a folha de papel de 3,5 cm e 7cm, 3,5 cm e 7cm até terminar o papel e dobrar fazendo pregas, depois prender as pregas nas extremidades usando um grampeador. Para arrematar.

• Mural didático:

Os murais didáticos são quadros onde colocamos alguns textos e ilustrações, que serão utilizados em sala de aula para, entre outras coisas.

O mural é um material didático diferente do cartaz, enquanto o mural necessita de explicações, comparações e deve permanecer em sala de aula por tempo suficiente para a aprendizagem ser recebida, o cartaz transmite a mensagem de uma idéia de maneira mais rápida. O mural didático pode ser do tipo fixo ou móvel; sua base pode ser de cortiça, madeira, papelão, isopor, forrado com tecido, feltro, flanela, plástico etc. É aconselhada a forma retangular e a sua altura pode ser de 1 m, sendo o seu comprimento variável, podendo abranger a parede inteira.

• Varal didático – é constituído por um fio de nylon, barbante ou sisal esticado de um ponto a outro no ambiente onde será feita a apresentação. A exposição pode ser em ambiente fechado ou ambiente aberto.

• Diorama – Consiste em uma cena – em perspectiva – na qual a atividade é representada por modelos. É um recurso utilizado em trabalhos com crianças, podendo ser usado para a montagem de uma cena, de uma história ou para a reprodução de um fato real.

• Retroprojetor; os aparelhos mais modernos são leves, fáceis de serem transportados. Podem ser utilizados em ambiente iluminado. A projeção poderá ser feita numa parede clara. Uma desvantagem no uso deste aparelho é o custo elevado na produção das transparências.

• Projetor multimídia: unto desse recurso é possível usar muitos aparelhos conectados em um só. Podem ser projetados dados do computador, vídeo, dvd, isolados ou sincronizados. Esse recurso possibilita também, o uso da internet, projetada no próprio momento da apresentação. Os componentes de mão, (que podem ser facilmente transportados) são muito úteis para projeções com projetor de multimídia. Na apresentação é importante: Manter a comunicação visual com o publico o tempo que for possível; Retirar as informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com