TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Didáticos E Tecnológicos

Exames: Recursos Didáticos E Tecnológicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2015  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 4

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Como podemos definir tecnologia?

Tecnologia técnica, arte, ofício e estudo, é um termo que envolve o conhecimento técnico e cientifico e as ferramentas e processos e materiais criados ou utilizados a partir de tal conhecimento.

Então tudo que se é estudado, refletido e comprovado, sendo colocado em pratica, é pura e simplesmente tecnologia.

2. Como podemos definir tecnologia educacional?

A tecnologia educacional é a área de conhecimento onde a tecnologia se submete aos objetivos educacionais. Ela procura auxiliar o processo ensino aprendizagem de modo a propiciar formas adequadas de utilizar os recursos tecnológicos na educação, ou seja, as funções maiores da escola serão enriquecidas com grandeza das novas fontes de informações e ferramentas tecnológicas modernas preocupando-se com as técnicas e sua adequação as necessidades e a realidade dos educando, da escola, do professor, da cultura em que a educação esta inserida.

3. O desenvolvimento e aperfeiçoamento das tecnologias provocaram profundas transformações na sociedade. Comente sobre três grandes benefícios provenientes das transformações tecnológicas em cada uma das áreas: educação, saúde, comunicação, meios de transporte e ciência.

Educação: acesso a informação com rapidez, sites que ajudam o professor com atividades pedagógicas, blog entre professor e aluno.

Saude: recursos tecnológicos para um atendimento melhor, descobertas de doenças como por ex: o câncer, equipamentos que fazem cirurgias mais eficientes.

Comunicação: cobertura por satélite, redes com transmição ao vivo, programas de comunicação diminuindo a distancia entre uma pessoa e outra.

Meios de transporte: outomoveis mais eficientes, ruas e rodovias sinalizadas, maior velocidades nos transportes como o avião e o metro.

Ciência: energia sustentável, impressão 3D, inteligência artificial.

4. O que são recursos didáticos independentes e recursos didáticos dependentes. Cite e comente três recursos independentes e três dependentes e respectiva aplicação em sala de aula.

Recursos didáticos independentes: são aqueles que não dependem de meios eletrônicos para seu entendimento. Consideramos autossuficientes, eles por si mesmos, transmitem uma idéia, uma informação ou um conteúdo, basta olharmos tais recursos, que entendemos perfeitamente sua mensagem.

Cartazes: material visual cuja mensagem pode der expressa por uma ilustração, que pode der complementada por frase simples, relacionada à figura.

Historia em quadrinhos: são seqüências de quadros que utilizam dois códigos de signos gráficos, a imagem e a linguagem escrita, conjugando dois tipos de arte, a literatura e desenho.

Jogo: é uma atividade física ou mental, organizada segundo regras que definem a vitoria ou a derrota do participante.

Recursos didáticos dependentes: são aqueles que a utilização decorre, muitas vezes, de equipamentos em muitos dos casos eletro-eletrônicos para que possam ser utilizados, ou seja, eles dependem de outros aparatos e pessoas para funcionar e expressar a mensagem.

Radio: é um dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com