TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Huimanos

Trabalho Escolar: Recursos Huimanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA

O artigo proposto evidencia os profissionais de RH e os utilizam como exemplo por possuírem uma serie de qualificações pessoais, interpessoais e profissionais dás quais utilizam para auxiliar as empresas a alcançar seus objetivos.

Após um pesquisa realizada pelas organizações Human Resource Management (SHRM) e Michigan University dos Estados Unidos entre os anos de 1997 a 1998 sobre as competências requeridas pelos profissionais de RH.E como resultado frisaram o novo papel estratégico do Recursos Humanos, a mudança continua de profissão bem como o surgimento de duas novas competências.

De acordo com Chiavenato (2004, p.53), “competência é o saber fazer acontecer. A competência permite alcançar e superar metas e resultados, agregar valor, obter excelência e abastecer o espirito empreendedor”. Segue abaixo as cinco competências dos profissionais de Recursos Humanos:

a) Conhecimento do negócio: os profissionais de RH auxiliam melhor a organização quando compreendem o funcionamento do empreendimento. Pois conhecendo melhor os recursos financeiros, estratégicos, tecnológicos e organizacionais da empresa é possível desempenhar um papel importante nas discussões estratégicas, não necessariamente capacidade de gerenciar todas as funções, mas sim, ter aptidão para compreendê-las.

b) Fornecimento de práticas de RH : os profissionais devem conhecer e ser capazes de fornecer práticas inovadoras de RH. Isso reforça a credibilidade desses profissionais e assegura-lhes o respeito do restante da organização. Portanto, eles devem ser suficientemente dedicados para continuarem dominando as teorias e bastante ágeis para adaptar as teorias à realidade da organização.

c) Gestão da Mudança: o profissional de RH deve impulsionar de forma positiva as mudanças organizacionais necessárias á competição de mercado. Além de tudo isso é preciso ter capacidade de gerenciar o processo de mudança e entender quais as mudanças necessárias, como a inovação e a criatividade.

d) Gestão da Cultura: os profissionais de RH são responsáveis por manter a cultura da empresa e cabe ao gestor estar atento às diferenças entre cada um dos funcionários e saber inspirar a missão, cultura e valores da empresa.

e) Credibilidade pessoal: os profissionais devem viver os valores e a cultura da empresa. Estes ganham a credibilidade quando seu relacionamento com os colegas baseia-se na confiança recíproca. E conquistam o respeito quando agem com firmeza (apresentar ideias e soluções espontâneas, e estimular o debate sobre temas cruciais), ou seja, sustentam sua opinião com fatos.

Os pesquisadores da Michigan University analisaram a definição das prioridades para as competências, onde indicou que o papel de cada um a varia de menos importante para mais importante na seguinte ordem: conhecimento do negocio, domino das praticas de RH, gestão da cultura, orquestração da mudança e demonstração de credibilidade pessoal. (BECKER, HUSELID, ULRICH, 2001).

SATISFAÇÃO NO TRABALHO

A satisfação no trabalho pode variar de individuo para individuo por ser um estado subjetivo ,segundo Sinorini (2000,p.95) a satisfação corresponde ao “contentamento pela possibilidade de atingir, ou de ter atingido o objetivo desejado, está intimamente ligada a sua motivação para esse objetivo”.

As organizações vêm investindo cada vez mais no capital intelectual (pessoas),pois esta é uma das vantagens sustentáveis e que os concorrentes não podem copiar, mais para que as pessoas se sitam bem em seu local de trabalho é necessário estar bem consigo mesmo em primeiro lugar.

A satisfação no trabalho “é um estado emocional, que leva as pessoas á percepção de que seu trabalho ajuda ás pessoas ou organizações a atingir objetivos e resultados, e tem grande impacto sobre a produtividade. (WAGNERIII; HOLLENBECK, 2000)”. Funcionários satisfeitos tendem a trazer maior produtividade para a empresa.

SLIDES

Se considerarmos a condição atual veremos que os profissionais precisam se manter atentos ás mudanças e ás exigências do mercado de trabalho, porque cada vez mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com