TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos Matemática e Processos Gerenciais

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhanguera – Uniderp[pic 1]

Centro de Educação a Distância

Desafio Profissional

Professor Tutor a Distância

Leandro Gomes

Amanda Marchett – RA 2850213575 – Tecnologia em Gestão Recursos Humanos

Recursos Humanos

Matemática e Processos Gerenciais

Caxias do Sul, setembro de 2015.


SUMÁRIO[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

1        INTRODUÇÃO        

2        ESTRUTURA ORGANIZACIONAL        

3        ORGANOGRAMA        5

4        CAPACITAÇÃO DOS COLABORADES        7

CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta uma empresa do setor varejista de alimentos (Hipermercado Hoterdan) com o objetivo de tornar-se uma rede com abrangência estadual. Após analise nesta empresa foi detectado que seus lucros estavam caindo a quatro trimestres consecutivos e ainda com a ajuda de uma empresa de consultoria e gestão administrativa foi possível verificar que a empresa precisa passar por um processo de reorganização.

Mediante desta situação foi definido que nos casos em que haja necessidade de cargos diferentes do que já está no planejamento, será feito capacitação dos funcionários que se destacam, dando prioridade para os colaboradores como forma de promoção.


  1.  ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Estrutura organizacional são todos os aspectos da organização, formal e informal, que abrange divisão do trabalho, especialização e hierarquia.

São definidas na estrutura organizacional, pela gerencia, diretoria ou qualquer outro conceito que seja ligado aos conceitos relacionados a ele.

Alguns aspectos importantes da estrutura organizacional:

- ela faz parte da estratégia organizacional;

- faz parte da organização formal;

- é definida pela alta cúpula da organização (e não pelos funcionários de um modo geral).

Objetivo

Após avaliar a situação da empresa foi decidido realizar algumas adaptações para que resulte em uma organização com resultado positivo. Com o objetivo de reorganizar a estrutura da empresa, será criado para cada setor um coordenador, onde será responsável por seu respectivo setor e o contato direto com os colaboradores, auxiliando-os sempre que necessários e discutindo com o gerente características dos funcionários para futuramente premiação ou em caso de estar no perfil solicitado pela empresa, demissão. A parte financeira e compras ficarão com um único diretor e serão contratos mais três gerentes para responder por compras, financeiros e as operações.

No processo de contratação será feito aproveitamento interno dos funcionários, sendo possíveis alguns cursos de aperfeiçoamento para qualificação do colaborador promovido. Irá ser dada ênfase aos funcionários, pois alem da motivação, contamos com os conhecimentos já adquiridos por eles, sendo assim o trabalho realizado com mais compreensão e conhecimento do serviço. Caso as vagas não sendo completas com os colaboradores da empresa, será aberto o processo seletivo externo.


  1. ORGANOGRAMA

Segue abaixo novo organograma com suas respectivas funções:

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]

[pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27][pic 28][pic 29][pic 30][pic 31][pic 32][pic 33][pic 34][pic 35][pic 36][pic 37][pic 38][pic 39][pic 40][pic 41][pic 42][pic 43][pic 44][pic 45][pic 46][pic 47][pic 48][pic 49][pic 50][pic 51][pic 52][pic 53][pic 54][pic 55][pic 56][pic 57][pic 58][pic 59][pic 60][pic 61][pic 62][pic 63][pic 64][pic 65][pic 66][pic 67][pic 68][pic 69][pic 70][pic 71]

        Com a nova estrutura organizacional, possuímos:

Um presidente principal que é o cargo de maior nível nas decisões. Foi acrescentado três diretores, um no administrativo, um nos processos e outro no financeiro. A gerência foi reorganizada por cada setor, sendo possível a execução dos processos, organização e motivação do coordenador a fim de atingir suas metas e objetivos.

Abaixo teremos o coordenador que têm como sua principal função, a ligação com os colaboradores de seu setor. Com este novo cargo, teremos a transparência do que está acontecendo com os colaboradores, a motivação para cada setor sem que nenhum passe despercebido e também o aumento da produtividade e rentabilidade.

Para capacitar os coordenadores “líderes” foi criado um programa com palestras. Os objetivos são:

- dirigir ou coordenar as atividades de sua equipe;

- representar externamente a sua equipe;

- centralizar toda informação que dizem respeito às suas atividades e de seus liderados;

- atribuir medidas, com a decorrência natural de punir e distribuir recompensas.


  1. CAPACITAÇÃO DOS COLABORADORES

                   No mundo dos negócios está claro que cada vez mais é difícil encontrar profissionais capacitados. Diante disto as empresas tendem a investir em programas de qualificação e capacitação de profissionais para aumentar a produtividade no negocio tendo em vista pessoas mais adequadas ao perfil da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (260 Kb)   docx (111.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com