TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS

Casos: RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  4.331 Palavras (18 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 18

Em face dos acontecimentos, a ação do “guarda-livros” (denominação dada ao contador da época passada) foi insuficiente para acompanhar e cumprir as novas determinações que regiam as relações entre empresa e empregado. Então surgiu a figura do “Administrador de Pessoal”, exclusivamente responsável pelo cumprimento das obrigações trabalhistas que eram impostas às empresas. Esse profissional tem um papel muito importante dentro de uma empresa, pois terá de evitar que a empresa venha a sofrer punições dos órgãos fiscalizadores,assim como evitar problemas de produção,uma vez que o empregado é considerado muito importante no desenvolvimento de uma empresa.

Esse profissional, inclusive, deve interpretar as leis e normas divulgadas e cumprir-las, e fornecer informações ao alto escalão das empresas. As leis e normas que regem as relações do trabalho estão em constantes mudanças, o que exige uma atualização permanente do profissional da área de departamento de pessoal. O setor de recrutamento e seleção de pessoal é muito importante na empresa, recebe a informação das áreas sobre as vagas disponíveis e o perfil que o candidato deve ter para ser aprovado. Mediante essas informações o setor começa o processo de busca do profissional no mercado, para seleção e contratação.

As leis trabalhistas são causadoras de direitos e empenhos de tal maneira para senhores como para aplicados e órgãos da administração, sendo possível ao empresário criar soluções técnicas para assegurar o pleno exercício de seus direitos e fazer com que as disposições regulamentares sejam usadas também a favor da empresa.

Auditoria interna é uma atividade independente e objetiva de garantia e consultoria, concebida para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. Ela ajuda uma organização a atingir seus objetivos através de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a efetividade dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.

A atividade de auditoria interna geralmente é desempenhada por departamento de uma entidade incumbido pela direção de efetuar verificações necessariamente necessárias e de avaliar os sistemas e procedimentos da entidade, com vista a minimizar as probabilidades de fraudes, erros ou práticas ineficazes. A auditoria interna deve ser independente no seio da organização e reportar para a direção.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E REMUNERAÇÃO

2.1.1 Gestão de recursos humanos

É conhecida pela sigla “RH”, é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa. É chamado recursos humanos o conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais frequente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização. O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos (RH) é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.

2.1.1.1 Recrutamento e seleção

Tem por objetivo atrair e selecionar os profissionais mais adequados para o desempenho de uma determinada função. Os processos seletivos podem ser compostos por entrevistas, dinâmicas de grupo e testes psicológicos, entre outros, ou por conjugação de vários destes, dependendo da política ou prática da organização. Uma seleção objetiva, isenta, criteriosa e ajustada, além de ser o espelho de uma organização, acaba contribuindo bastante para a performance de uma empresa.

Recrutamento é o conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. O recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras de Recursos Humanos da organização. Seleção de pessoal é a escolha dos candidatos recrutados que melhor se ajustam no cargo em aberto. O objetivo básico da seleção de pessoal é escolher e classificar os candidatos adequados às necessidades da organização. Processo de aplicação consiste na análise e descrição de cargos e avaliação de desempenho.

2.2 1ª ETAPA

RECRUTAMENTO

 Cargo: Manicure/Depiladora

 Cargo: Caixa

1) A seleção será interna, será divulgada a vaga através da internet, mural e classificados do jornal da cidade. Fazendo esse tipo de seleção, a empresa da família Bertocci vai gastar bem menos, pois a mesma está começando a se expandir e também é uma forma de deixar a empresa a sua cara e ter pessoas de confiança ao seu lado.

2) As técnicas de seleção serão: Análise de currículo, Dinâmica em grupo e Entrevista.

3) 15 Perguntas a ser feita em uma Entrevista de Emprego:

 Fale sobre você.

 Quais são seus objetivos em curto prazo?

 O que você procura em um determinado emprego?

 Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?

 Por que devemos contratá-lo?

 Como você poderá contribuir para o desenvolvimento e crescimento da empresa?

 Quais são seus pontos fortes?

 O que você não gostava no seu emprego?

 Se pudesse começar tudo de novo, o que faria diferente em sua carreira?

 Em qual tipo de ambiente de trabalho você se sente mais confortável?

 Por que você escolheu essa carreira?

 Descreva uma situação difícil que teve e como fez para sair dela.

 Na prática, o que esses cursos (faculdade, extensão...) contribuíram para sua formação? No que você mudou?

 Qual seria seu emprego ideal?

 O que você faz no seu tempo livre? Tem algum hobby?

 As perguntas podem ser abertas ou fechadas e variadas, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com