TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos De Recursos Humanos - Visão Estratégica

Artigos Científicos: Processos De Recursos Humanos - Visão Estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  2.914 Palavras (12 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Roteiro de Perguntas 4

2.2 Descrição de cargo Vendedor Interno 4

2.3 Descrição de cargo Vendedor Externo 4

2.4 Roteiro para entrevista 4

2.5 Legislação e Prática trabalhista 11

2.6 plano de Auditoria 11

3 CONCLUSÃO 5

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Assim, como a sociedade, cada vez mais o mercado de trabalho exige atitudes e ações proativas na busca de resultados. Nessa busca por resultados, as empresas necessitam estarem atentas as exigências dos consumidores, que por sua vez, estão consumindo cada vez mais, contudo, de uma forma mais consciente. Desse modo, quem sai na frente, são as empresas que conseguem atender a essas necessidades, pensando sempre no futuro. E para tudo dar certo, há a necessidade de ter pessoas competentes na busca de seus objetivos.

Neste trabalho, falaremos da empresa Doçurinha, que é uma indústria de doces artesanais situada na região de Londrina, fabrica doces a base de frutas e leite. A Doçurinha é uma empresa que possui uma marca consolidada no mercado, assim investe constantemente no desenvolvimento de novos produtos, alem de dar inicio a um projeto, com ideia de melhorar suas embalagens, pensando em atender os consumidores conscientes, preocupados com o meio ambiente.

A empresa Doçurinha entende que para dar continuidade ao crescimento, certamente necessita expandir sua capacidade de produção, dessa forma decidiu abrir uma filial em São Paulo. Diante disso, o analista de RH,foi promovido a supervisor de Recursos humanos dessa nova fabrica,sendo assim requisitado para desenvolver as seguintes atividades:

- Elaborar a descrição dos cargos de vendedor interno e externo necessários para a nova fabrica.

- Realizar o recrutamento e seleção de pessoal.

- Analisar e compatibilizar os direitos trabalhistas de uma e outra região em relação aos atuais.

- Realizar um plano de auditoria.

2 DESENVOLVIMENTO

Toda organização busca atender as necessidades de seus colaboradores e também as suas necessidades, desse modo com a descrição de cargos o supervisor de RH da empresa Doçurinha possui uma ferramenta para facilitar seu trabalho, reduzindo o tempo, acelerando os processos, diminuindo as incertezas. Descrever um cargo significa esclarecer o que cada colaborador faz e como realiza seu trabalho.

Cada organização possui uma política de cargos e salários, a empresa doçurinha não poderia ser diferente, a empresa está contratando dois profissionais em vendas, um vendedor interno e um vendedor externo.

Existem métodos para conhecer um pouco mais sobre os cargos a serem ocupados, podem ser através de entrevistas, questionários e observações. A análise de cargos consiste em identificar quais os requisitos que o profissional que irá ocupar o cargo precisa ter para executar suas atividades. O supervisor de RH da empresa Doçurinha escolheu o método da entrevista, assim foi realizada uma entrevista com vendedores internos e externos, para que se obtenham informações pertinentes em relação às funções.

Segue abaixo o modelo de questionário utilizado.

2.1 Roteiro de perguntas

1 Tempo de serviço na função?

2 O que você faz?

3 Como é feito?

4 Quando é feito?

5 Para que é feito?

6 Qual o nível de instrução mínima para ocupar esse cargo?

7 Que outros conhecimentos você considera necessário?

8 Quais as decisões que precisa tomar para desempenhar sua função?

9 Quais equipamentos você utiliza para desempenhar sua função?

10 Em sua opinião, qual a importância do cargo que você exerce?

Entende-se que para ocupar um cargo especifico, o candidato deve possuir as competências necessárias para ocupar tal cargo. Todo o profissional deve possuir competências técnicas e comportamentais. Por isso é importante que o colaborador conheça a descrição de cargo que a empresa solicita isso ajuda a definir suas expectativas em relação à função que irá exercer.

Enquanto a descrição de cargos discrimina as atribuições de quem trabalha em determinado cargo, a análise aponta os requisitos necessários para ocupar o referido cargo. (ELGENNENI, 2009, p. 35).

Conforme os dados coletados através da entrevista para fim de Análise de Cargos foi indicado nos vendedores internos e externos as seguintes competências: autoconfiança é uma competência essencial, pois é um dos canais motivadores, gostar de vender, Ter “cara de pau” para abordar os clientes potenciais, gostar de desafios e metas, ter comprometimento com a empresa, ”vestir a camisa”, persuasão, persistir, não desanimar com facilidade, ter flexibilidade, mudar abordagem de venda quando julgar necessário para atrair mais clientes,ter iniciativa,fazer sem esperar ser mandado,colocar metas para si mesmo,superar-se sempre,encantar e fidelizar os clientes,responder com sinceridade,nunca enganar o cliente,ter sensibilidade para perceber aos sinais corporais da pessoas,gestos,olhares.Ser disciplinado,cumprir horários,cuidar da aparência pessoal,manter sempre contato como os clientes,buscar sempre atualizar-se,possuir conhecimento em informática.

Certamente por meio dessas informações é possível criar uma descrição de cargos bem completa e eficiente.

Abaixo encontraremos as duas descrições de cargos, vendedor interno e vendedor externo, desenvolvidas pelo supervisor de RH da empresa Doçurinha.

2.2 Descrição de cargo: Vendedor Interno

Descrição de Cargo

Data: 03/05/2012

Cargo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com