TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes Sociais

Pesquisas Acadêmicas: Redes Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  1.095 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa analisar e estudar o uso de redes sociais no cotidiano das empresas; é extremamente interessante para uma marca expandir as vendas na internet, além de ser uma comunicação fácil, rápida e direta para com os clientes.

A tecnologia avança mais a cada dia, a cada momento, e as empresas são obrigadas a acompanhar esse ritmo, senão a marca poderá perder o peso e a popularidade, isso resulta no conceito de ultrapassado que será empregado nas empresas que se recusarem a desfrutar das maravilhas da tecnologia.

Mesmo que a tecnologia das redes sociais seja maravilhosa, deve-se tomar cuidado com o que você expõe na internet, tanto da empresa quanto da vida social. É provável que a empresa cresça com o uso das redes sociais, mas os perigos da internet são algo a considerar.

O que não fazer em mídias sociais?

A Océane é uma marca de artigos para as unhas que causou certos rebuliços em meio ás redes sociais e blogs do segmento algum tempo atrás. Acontece que algumas blogueiras compraram um de seus produtos (lenço removedor de esmaltes), para testar e contar o resultado para as pessoas que acompanhavam o blog, e assim o fizeram em um vídeo para que suas leitoras soubessem a opinião delas a respeito do produto. Em um segundo momento outra marca lançou um produto similar a esse e as blogueiras resolveram fazer uma comparação do novo produto com o da Océane, e foi aí que começou a confusão.

O lenço removedor de esmalte da Océane foi considerado por elas, inferior ao da marca concorrente, porém não foi considerado um produto ruim, mas isso já foi o suficiente para a empresa lotar a caixa de email das blogueiras com críticas, dados falsos e inclusive ameaças. As meninas dos blogs, como forma de defesa publicaram os tais emails em suas páginas para que todos os leitores ficassem a par da situação e a reação do publico não poderia ser pior! Todos ficaram abismados com a postura da empresa e geraram uma certa repulsa psicológica com o nome da marca. O resultado disso foi a má reputação da Océane perante o mercado e baixa nas vendas da empresa durante o período do ocorrido, entretanto até os dias atuais ainda fala-se sobre o assunto dentre as mídias e redes sociais.

Esse exemplo nos mostra claramente que as empresas têm que agir com muito cuidado principalmente em redes ou mídias sociais, pois tudo o que acontece pode ser mostrado á massa, gerando reações positivas ou negativas. Seguem alguns dos comentários do público em geral após o fato ocorrido:

http://www.loucasporesmalte.com.br/2011/09/lencos-removedores-ricca-oceane/.(site base).

Esse exemplo nos mostra claramente que as empresas têm que agir com muito cuidado principalmente em redes ou mídias sociais, pois tudo o que acontece pode ser mostrado á massa, gerando reações positivas ou negativas.

Por que utilizar as redes sociais na comunicação das empresas?

Podemos observar que a Internet é uma rede global com várias utilidades, não restando duvidas que seja uma ferramenta importante para os negócios em uma empresa.

Segundo Andy Grove(1994), presidente do conselho de administração da fabricante de chips Intel “ As empresas que não usam a Internet não existem mais no mercado”, com essa ideia muitas empresas resolveram entrar nesse meio de comunicação direta com seus clientes, e nela expor serviços, informações sobre a empresa e produtos.

Com a internet a empresa consegue chamar atenção do seu target e de novos públicos, já que ela oferece algumas técnicas para que as empresas possam atingir clientes em varias partes do mundo a qualquer momento com mensagens interativas, informações, produtos, serviços, noticias ou mesmo lojas virtuais.

Um dos meios mais utilizados atualmente são as redes sociais, como por exemplo: Facebook, Twitter, Orkut ou até mesmo Myspace. Os sites de redes sociais geralmente funcionam tendo como base os perfis de usuário, uma coleção de fatos sobre o que os usuário gostam ou não gostam, seus interesses, hobbies, escolaridade, profissão ou outras informações pessoais que ele queira compartilhar. E tem como objetivo juntar um grupo de pessoas com quem você esteja interconectado por um ou mais fatores.

Recentemente as empresas têm descoberto o poder das redes sociais e a força de campanhas publicadas em redes sociais. A publicidade em redes sociais é ideal para focar a comunicação em um público alvo específico e altamente segmentado, as redes sociais não podem ser vistas pelas empresas como apenas um canal de publicidade e sim como um canal onde as empresas possam estabelecer uma comunicação para se relacionar e se aproximar de seus consumidores.

“A chave para transformar redes sociais em instrumentos de negócio é entender a essência do ser - humano. A lógica do ‘produzir e comunicar para vender’ dá lugar ao comunicar para engajar, ouvir para produzir e adaptar para vender.” (Adolpho, edição 2010 pagina 256).

Profissionais do marketing já apontam as redes sociais como fontes de negócio, pois a proporção com que as pessoas utilizam esses canais cresce dia após dia, com o fácil acesso a internet os hábitos dos consumidores mudaram.

Cada vez mais cria-se uma necessidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com