TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Refino Do Petróleo

Ensaios: Refino Do Petróleo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 3

Densidade: A leveza do petróleo é medida pelo seu grau API .Dependendo de sua densidade relativa, os óleos são classificados pelo American Petroleum Institute (API) em vários graus , sendo que os de maior graduação são os melhores. Quanto maior a densidade do óleo, menor será seu grau API. Alguns fatores que podem afetar o grau API dos óleos são: Idade geológica, Profundidade do reservatório, Tectonismo, Salinidade e Teor de enxofre.

Teor de Enxofre: O enxofre é um dos mais importantes dados revelados nos testes de qualidade óleo bruto. O petróleo bruto com alto teor de enxofre é chamado de “Amargo”, enquanto o petróleo com baixo teor de enxofre é chamado de “doce”. O petróleo doce é preferível pois é mais adequado para fazer os produtos de maior valor, como a querosene de aviação e o óleo diesel. Esse teor é alto em óleos de baixa graduação API.

Teor de Nitrogênio: São termicamente estáveis. Aumentam a capacidade do óleo reter agua em emulsão e tornam instáveis os produtos do refino, formando gomas e alternando a sua coloração, além de envenenarem catalisadores nas refinarias. Tendem a se concentrar nas frações mais pesadas do petróleo (gasóleos de vácuo e resíduos).

Pressão de vapor REID: é a pressão absoluta exercida por uma mistura a 100˚F (37,8˚C) e com uma taxa de volume de vapor/liquido de 4/1. É utilizado para caracterizar a volatilidade de óleos crus e gasolina. A pressão de vapor é a pressão cuja a fase de vapor de uma sustância esta em equilíbrio termodinâmico com sua fase liquida, com pressão e temperatura especifica.

Para substancias puras, a pressão do ponto bolha, normalmente coincide com a pressão do ponto de orvalho, denominando esta pressão de vapor. Para misturas, em relação a pressão de vapor, além da pressão e temperatura, deverão ser especificadas a composição das fases vapor e liquido, é a porcentagem volumétrica de líquido em relação a de gás, no equilíbrio das fases.

A determinação e limitação da pressão de vapor Reid evita problemas de tamponamento, que é formação de vapores nas linhas de transporte de combustível, no carburador e bomba, e interrompe o escoamento. Sendo importantes para o desempenho e segurança de combustíveis e solventes, já que estes tem tendência de formação de vapores explosivos.

Índice de acidez: É um índice que mede a acidez naftênica do petróleo. Os ácidos naftênicos podem atacar as unidades de refinaria causando corrosão em equipamentos e tubulações de unidades de destilação de cru com temperaturas mais elevadas. É considerado alto quando o valor presente no petróleo é superior a 0,5mg KOH/g.

Vanádio e Níquel: Os compostos metálicos existem em todos os tipos de óleo cru, em quantidades muito pequenas. A concentração deles deve ser reduzida para evitar problemas operacionais e que contaminem os produtos. Os metais afetem muitos processos de acabamento, causando danos aos catalisadores utilizados para hidroprocessamento e craqueamento. Mesmo pequenas quantidades de metais na carga para o craqueamento catalítico afetam a atividade do catalizador e resultam no aumento da formação de coque e gás, reduzindo o rendimento em gasolina. Para geradores de energia de alta temperatura, a presença de vanádio no combustível pode levar a depósitos de cinzas laminas de turbina e causar corrosão grave e deteriorização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com