TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexões A Respeito Do Filme O Senhor Das Moscas

Artigo: Reflexões A Respeito Do Filme O Senhor Das Moscas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 2

Reflexões a Respeito do Senhor das Moscas

Qual é o papel do Estado?

No meu entendimento, fica claro no filme que num primeiro momento os garotos tentam estabelecer uma certa ordem se espelhando nos modelos do colégio militar que os mesmos pertenciam, que no seu ordenamento se assemelha muito aos padrões de sociedade em que vivemos onde o Estado representa a força maior e soberana, logo de inicio Ralph e Piggy e os demais criam um certo modelo democrático onde em forma de votação escolhem o mais graduado para tomar a liderança no caso Ralph. Neste momento o Estado representado por Ralph, tenta dar-lhes diretrizes e mesmo não utilizando a coação, distribui funções, e manter a ordem para o bem coletivo, tal qual o nosso modelo de Estado.

Qual é o papel do Direito ?

Como podemos perceber neste filme algumas normas de conduta forma estabelecidas, como por exemplo, se alguém em determinado momento quisesse se expressar este deveria estar em posse da concha, ou se quisessem reunir uma assembleia parta discussão de fatos ou até mesmo para a distribuição de funções a concha serviria para convocá-lo, até foram colocadas questões a respeito de se alguém infringisse as regras quais seriam as sanções aplicadas mas no primeiro momento Ralph evitou uma conclusão a respeito.

Em minha opinião o Direito tinha o papel de garantir a ordem e dar-lhe diretrizes a seguir.

Qual é a importância das tradições?

Num segundo momento os meninos foram abandonando suas obrigações como, por exemplo, a pesca, a procura de alimentos na ilha e até mesmo a questão da fogueira no ponto mais alto da ilha que os ajudaria a sinalizar se caso uma equipe de busca passa-se por ali. Podemos perceber que eles também foram deixando de lado algumas tradições como por exemplo o uso de roupas. E que por fome e medo esse primeiro grupo fora dissolvido, medo esse que foi introduzido pelo desconhecido, como muitas vezes percebemos em nossa sociedade e então os meninos só priorizavam a sua defesa e a caça e já quase nem se lembravam mais de suas tradições.

Até arrisco dizer que algumas tradições foram de certa maneira introduzidas ali, como por exemplo um certo culto ao “monstro” que eles acreditavam que abita-se à ilha.

Neste caso podemos perceber como importante mantermos certas tradições por que de alguma maneira elas nos trilham alguns caminhos a seguir, no entanto é possível vislumbrar que tantas outras tradições por assim dizer, podem nos levar a um julgamento errôneo de situações e de pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com