TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLUÊNCIA DO GRUPO E DA LIDERANÇA DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO RELACIONANDO ATRAVÉS DE UMA REFLEXÃO DO FILME " O SENHOR DAS MOSCAS"

Trabalho Universitário: INFLUÊNCIA DO GRUPO E DA LIDERANÇA DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO RELACIONANDO ATRAVÉS DE UMA REFLEXÃO DO FILME " O SENHOR DAS MOSCAS". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  2.254 Palavras (10 Páginas)  •  1.040 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..............................................................................................04

2.DESENVOLVIMENTO..................................................................................06

3.CONCLUSÃO...............................................................................................10

4.REFERÊNCIAl BIBLIOGRÁFICO.............................................................. 11

1.INTRODUÇÃO

Robbins (2002:34) define liderança como a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance dos objetivos. A liderança ocorre sempre que alguém procura influenciar o comportamento de um indivíduo ou de um grupo, qualquer que seja a finalidade.

A liderança é processo de influenciar as atividades de um indivíduo ou grupos para a consecução de um objetivo numa dada situação. Um líder precisa preocupa-se com tarefas e relações humanas.

Ao tomar como análise e correlacionar com o filme “O Senhor das Moscas” que trata da história de um grupo de garotos, vítimas de um acidente aéreo, que vão parar em uma ilha deserta. Pode-se interpretá-lo sob várias perspectivas. Como uma analogia da luta entre um líder mais democrático, na qual todos podem ter voz, mas que, por outro lado, as decisões são arrastadas e controversas, e um “líder” mais ditador, mais próximo da característica de chefe, o qual estabelece um sistema hierárquico baseado na punição e no medo. Do filme podemos abstrair a idéia das capacidades de liderança, como motivar os membros de um grupo a alcançar o objetivo comum, mesmo diante situações desfavoráveis, as relações humanas com a existência da conflitos e a interação nas relações humanas, e como a cultura organizacional pode influenciar cada indivíduo dentro do grupo.

Inicialmente, apesar da pouca experiência, os meninos tentam ser organizar e respeitar regras e acordos a fim de sobreviver na ilha e enviar sinais para um possível resgate. No entanto, com o passar do tempo, o líder democraticamente escolhido parece fraco e desnecessário diante de um jovem caçador que conquista seu espaço à força.

Mais do que conquistar a liderança do grupo, mostrando as suas habilidades e utilizando-se de artifícios como comida farta e muita diversão, os jovens, ainda que sem perceber, são pouco a pouco transformados, passando a ter um comportamento selvagem e irracional, despertando seu instintos mais primitivos e chegando a matar a aqueles que se voltam contra as idéias da maioria.

Numa metáfora sobre o comportamento de líderes democráticos contra líderes autoritários, tendo um grupo como massa de manobra, O Senhor das Moscas é uma crítica contundente à formação da sociedade que o ser humano pode adotar quando manipulado e sob o efeito de estar participando e sendo aceito em um determinado grupo. Elementos como o medo, disseminados por Jack, um dos postulantes à liderança, democraticamente derrotado ao colocar a manutenção de sua liderança como prioridade diante das possibilidades de resgate.

O filme é um importante instrumento de análise para a reflexão sobre os vários aspectos que envolve a liderança, os liderados e as relações interpessoais.

2.DESENVOLVIMENTO

O ser humano é um ser de natureza social, desde que nasce, sua

sobrevivência depende dos cuidados das outras pessoas e dessa convivência para

mediar suas ações, o que implica dizer que vir ao mundo já se torna imprescindível o

contato social - a vida em sociedade. Seu cotidiano é demarcado pela vida em

grupo, por isso, o tempo todo está se relacionando com outras pessoas. Seu

aprendizado advém da comunicação ou interação, seja com encontro ou

defrontamento direto, ou através de algum meio físico, com outros seres humanos.

Os grupos se definem pela organização [...] outra forma é a interação, que é a mais elementar [...] uma terceira forma de definir grupos é pela motivação de seus membros. Diz-se então que um grupo é um conjunto de pessoas que se associam porque isto lhes traz alguma recompensa, ou porque perseguem alguma espécie de objetivo comum. A motivação é um fator muito poderoso de explicação de grupos, já que a agregação de um conjunto de pessoas depende essencialmente de elas quererem continuar juntas. Alguns grupos, como aquele que se formam em termo de idéias, baseiam-se na recompensa intrínseca que a participação traz para cada indivíduo, ou então pela crença que os indivíduos têm nas idéias que o grupo abraça. (AMARU, 1986, p. 06)

Relacionando com o filme “Senhor das Moscas” que mostra as várias questões relacionadas com a interações e as relações humanas o grupo de garotos que caíram na ilha após a queda do avião constituíam uma organização, pois era formado por mais de dois garotos ,e de forma articulada e coordenada mesmo que instintivamente, haviam cooperação entre as partes em busca de um objetivo comum que era o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com