TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO ACERCA DO FILME “O SENHOR DAS MOSCAS”

Por:   •  3/7/2019  •  Artigo  •  3.938 Palavras (16 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 16

          UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI[pic 1]

          CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

          CURSO DE PSICOLOGIA

ESTUDO DE CASO ACERCA DO FILME “O SENHOR DAS MOSCAS”

TERESINA-PI

2016

FELIPE

LUDIMILA DE SOUSA DE ARAUJO

ESTUDO DE CASO ACERCA DO FILME “O SENHOR DAS MOSCAS”

Relatório referente à disciplina de Dinâmica de Gupo” sob a orientação da professora Ana Célia.

TERESINA-PI

2016

RESUMO

Este trabalho objetiva realizar um estudo de caso analisando a situação grupal do filme "O senhor das Moscas" a partir das teorias abordadas pelos teóricos de Dinâmica de Grupo e as Reações-G. Por meio da seleção de algumas cenas, são alinhavados os conceitos ao que é retratado no filme. A obra narra a história de algumas crianças que sofrem um acidente de avião, e são obrigadas a conviver em uma ilha, sendo que o único adulto presente na viagem, o piloto, falece. Assim, o filme aborda a luta dessas crianças pela sobrevivência e nos permite discuti-lo através dos conceitos, a tarefa e tipos de líderes. Essa análise produz um novo olhar sobre esse clássico, enfatizando como os processos grupais influenciam o desenvolvimento da narrativa.

Palavras-chave: O senhor das Moscas, Teóricos de Dinâmica de grupo, grupo, Reações-G

ABSTRACT

This study aims to conduct a case study analyzing the group setting of the movie "Lord of the Flies" from the theories addressed by Group Dynamics of theoretical and reactions-G. Through the selection of some scenes are tacked concepts to what is portrayed in the film. The work tells the story of some children who are suffering a plane crash, and are forced to live on an island, and the only adult present on the trip, the pilot dies. Thus, the film deals with the struggle for survival of these children and allow us to discuss it through the concepts, the task and types of leaders. This analysis produces a new look at this classic, emphasizing how group processes influence the development of the narrative.

Keywords: Lord of the Flies, Theorists group dynamics, group reactions-G

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

O "Senhor das moscas" é um livro escrito por William Golding, vencedor do Prêmio Nobel em 1983. É um dos mais expressivos estudos da natureza humana, contendo importantes reflexões sobre a civilização e o seu papel na formação do ser humano.

         A história é sobre um grupo de garotos que, após um acidente aéreo, se vêem sozinhos em uma ilha deserta, sem a presença de um adulto. O filme faz uma análise profunda do caráter humano e da relação entre o homem e sociedade.

         É preciso lutar pela sobrevivência para conseguir alimentos, para se protegerem das condições climáticas e para avisar os possíveis socorristas de que estão vivos. Dividem-se tarefas, estabelecem-se objetivos, mas nem todos os elementos do grupo possuem a mesma motivação.

        Mas a sua firmeza é insuportável para os insubmissos que, numa explosão de ódio, tentam matá-lo, depois de já terem morto um dos poucos colegas que o apoiava. É um homem só, o único que não se juntou aos do “outro grupo”.

       Retrata como os meninos, apesar de terem recebido fina educação, regridem à pura selvageria, criando ritos e sacrifícios, desrespeitam as "leis e chegam até a matar uns aos outros após viverem algum tempo nesta ilha. Tudo em função do medo do desconhecido, da forma como os líderes do grupo exploram o medo do mundo externo e fazem com que os seguidores os obedeçam.

         Alguns não estão dispostos a aceitar as regras, mesmo que o que esteja em causa seja a sobrevivência. Um dos rapazes propõe que se dediquem apenas à caça e às brincadeiras, apresentando aos seus companheiros soluções fáceis e de satisfação imediata. Recusa participar nos trabalhos rotineiros que caberiam a todos. Desfaz-se a união entre os colegas e alguns seguem o rebelde. Com o desenrolar da história, o comandante do grupo cada vez se vai sentindo mais isolado, mas não cede nas suas convicções e no que ele considera mais adequado para o bem de todos. Mantém a sua estratégia, a única correta em longo prazo.

        Um aspecto importante é observar como cada um reage em um ambiente onde não há as regras e normas da civilização, nem adultos para estabelecerem essas normas. Num ambiente assim, em meio a uma selva cheia de mistérios e perigos, é muito fácil a força instintiva vir à tona. Com isso, o comportamento civilizado e baseado na razão do homem é tomado pelo instinto selvagem e pela “lei do mais forte”. É o caso de Jack, que ficou cruel e passou a tentar controlar todos na ilha.

        Do outro lado, há Ralph, uma vez que ele é o líder por escolha da maioria e tenta tomar as decisões que sejam melhores para todos. Pode-se relacionar a Ralph a democracia, o governo, a ordem e a responsabilidade. A Jack, pode-se relacionar a barbárie e o lado negro da humanidade.

REFERENCIAL TEÓRICO

Wilfred Bion afirma que o eixo central da formação do Conhecimento e do Pensamento é a maior ou menor capacidade do ego da criança em tolerar as frustrações decorrentes das privações. A criança tanto pode fugir dessas frustrações, criando mecanismos que evitem conhecê-las (ela evita o problema, mas não evita a angústia), como pode aprender a modificar a realidade, através da atividade do pensar e do conhecer.


           Bion descreve estes esquemas em função da “capacidade de pensar” dos membros do grupo. Quando a existência de uma fantasia onipotente permite dissociar temporariamente partes indesejáveis da personalidade e projeta-las em um objeto externo, se produzem severas alterações da realidade objetiva, depositando-se assim, no mundo externo, objetos persecutórios, por identificação projetiva.

       Ralph, Piggy e Simon, aparecem como representantes do grupo de tarefa, expressando as partes racionais do grupo. Podem raciocinar e elaborar, e, portanto discriminar entre os elementos internos(si mesmos) e a realidade externa. Assim, assumem a responsabilidade pelas necessidades concretas do grupo: construção de refúgios, estabelecimento de normas, de hierarquização, de sistemas de organização, etc. Além disso, estabelecem vínculos com os outros membros tanto a nível cooperativo (assembleias democráticas) como afetivos (gratidão, imagens parentais e familiares).

       Contudo, apesar do grupo inicialmente possuir uma conduta geral do tipo progressivo, tendendo a atingir a coesão e organização grupais, as pressões externas agressivas e frustrantes debilitaram progressivamente o Ego de cada um dos seus membros, levando-os gradativamente a situações de regressão. O próprio Ralph se surpreende, deprime e chora quando descobre a si mesmo chupando o seu dedo, assim como fazia quando era pequeno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (164.3 Kb)   docx (65.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com