TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME: O SENHOR DAS MOSCAS

Casos: RESENHA DO FILME: O SENHOR DAS MOSCAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 4

No cenário apresentado pelo filme “O Senhor das Moscas”, baseado na obra literária de William Golding, mostra de início um grupo de garotos ingleses, sobreviventes de um acidente aéreo, fugitivos da guerra, chegam a uma ilha deserta praticamente sem a figura de um adulto, já que o Capitão ficou bastante debilitado. Assim, percebesse a necessidade da comunidade se organizar mediante a ameaça da falta de abrigo e alimentação. Os garotos se mostram assustados com a situação presente da ausência de segurança. Assim, decidem descansar para uma melhor exploração à ilha no dia seguinte.

Ao decorrer da exploração na ilha, um menino do qual chamam posteriormente de Piggy (Porquinho, pelo fato ser um garoto gordo com óculos de grau) encontra uma concha e entrega a Ralph, outro garoto que se mostra inteligente, com a devida capacidade de liderança. Ralph reúne o grupo com o chamado, ao som da concha e organiza uma assembleia, estabelecendo a regra de que, quando alguém quisesse falar na reunião, deveria pegar a concha na mão para poder se manifestar. Nesta assembleia, Ralph sugere um sinal de resgate, uma fogueira que deve estar sempre acesa. Também cita a importância de estabelecer regras, estratégias para a devida organização da comunidade dos garotos na ilha.

Embora o garoto Jack sendo o mais velho, Ralph acaba sendo escolhido como o líder do grupo na assembleia de forma democrática. Este se mostra mais maduro do que Jack, visto em sua citação depois da votação, não importando o fato dele ter sido escolhido como líder, já que o importante é o funcionamento do grupo com a colaboração de todos. Assim, se organizam em construir um acampamento.

Mas, ao decorrer dos dias, uma parte do grupo acaba simpatizando com as idéias de Jack, já que este foi se revelando insatisfeito com a liderança de Ralph, declarando que o atual líder estava equivocado com a idéia de resgate, promovendo a “liberdade” das regras estabelecidas na assembleia. Piggy era ridicularizado muitas das vezes por Jack e seus seguidores pelo fato de se posicionar contra a rebeldia do grupo. Ralph, percebendo esta situação, repreendia os colegas, mostrando que não estavam certos, nem pelo fato de ridicularizarem Piggy, tampouco por não acreditarem na idéia do resgate e trabalharem por tal objetivo.

O grupo consegue ascender o fogo com a utilização do óculos de Piggy, projetando ao sol, assim fortalecendo a confiança dos demais à liderança de Ralph. Porém Jack, além de persuadir uma parte dos garotos em não seguir as regras do líder, promovendo a falta de disciplina, com despreocupações, brincadeiras e caça à porcos, fortalecia sua dominação impregnando medo com o propagação de uma estória à respeito de uma besta selvagem, um monstro imaginário.

Conforme o tempo passa, ocorrem mudanças comportamentais nos garotos. A maioria perde sua identidade civilizada, tornando-se selvagens. Fica caracterizado dois lados opostos, uma parte seguidora da idéia anárquica de Jack. A outra, sob a liderança de Ralph, com a ajuda de Piggy, na manutenção da ordem e da fogueira como sinal de regate. A fogueira inclusive já se apagara uma vez e um helicóptero de passagem não avistou os rapazes na ilha por este fato.

Porém, o grupo de Ralph vai perdendo integrantes, ao ponto dele, juntamente com Piggy, serem os únicos a manterem a razão diante da selvageria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com