TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatori De Estágio

Monografias: Relatori De Estágio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  3.985 Palavras (16 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 16

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE

FLAVIO SILVA DE MELO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão

Escolar

RELATÓRIO FINAL

Arapiraca-Al

2013

FLAVIO SILVA DE MELO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão Escolar

RELATÓRIO FINAL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão escolar - 5º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutora eletrônica: Jaine Mara Marques Carvalho.

Tutora de sala: Maria Aparecida de Miranda Torres.

Arapiraca-Al

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO 04

2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO 05

2.2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL 05

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO 07

3.1 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 07

3.2 A ROTINA OBSERVADA 09

3.3 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 11

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................... 16

REFERÊNCIAS 19

PROJETO DE INTERVENÇÃO 33

REFERÊNCIAS 45

RELATO DE APLICAÇÃO DO ESTÁGIO 46

ANEXOS 20

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório descreve as atividades realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Luiz Humberto de Melo, localizada na zona rural do município de Arapiraca - Alagoas, e faz parte das exigências do estágio Curricular Supervisionado do curso de Pedagogia UNOPAR, 5º semestre com duração de 100 horas de estágio supervisionado.

O estágio realizado na Escola Professor Luiz Humberto de Melo, teve o objetivo de adquirir maior conhecimento prático, conhecendo as modalidades de gestão na escola campo, descrição do espaço de atuação do gestor e suas respectivas atribuições, análise e aplicabilidade do trabalho do gestor, a relação teoria e prática do trabalho pedagógico do coordenador pedagógico, as instâncias colegiadas e a participação do educador gestor.

A construção intelectual do aluno deve ser feita de forma gradativa, em interação com o meio e partindo de experiências concretas e significativas; ou seja: descobrindo, perguntando, discutindo, escolhendo, tirando conclusões, etc. Dessa forma a escola estará proporcionando ao ser um caminho para o autoconhecimento, socialização formação de um auto-conceito positivo e desenvolvimento de sua personalidade.

O estágio é um conjunto de atividades planejadas, permitindo-lhes aplicar conceitos de reflexão sobre a situação real, proporcionando oportunidades de reflexão sobre a escola como um todo e sua prática pedagógica, uma analise de experiências, conhecendo os fundamentos da instituição e conhecimento da gestão da escola campo, relação de professores e alunos como pesquisa. Conforme a L.D.B 9394/96 no artigo 82: “ os sistemas de ensino estabelecerão as normas para a realização dos estágios regularmente matriculados no ensino médio ou superior em sua jurisdição.”

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O Estágio Curricular Obrigatório, enfocando a Gestão nos Espaços Educativos, realiza-se durante o 5º semestre do Curso de Pedagogia da UNOPAR Virtual e busca a associação das dimensões teóricas e práticas do currículo. Dessa forma, articula interdisciplinarmente os conteúdos, através de procedimentos de observação, reflexão, docência supervisionada, desenvolvimento de investigação da realidade, de atividades práticas e projetos de intervenção.

2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO

O Estágio em Gestão nos Espaços Educativos tem por objetivos Conhecer e caracterizar os espaços de atuação do Pedagogo; observar, registrar e analisar situações diárias da escola, a fim de compreender e atuar na resolução de problemas pertinentes ao seu cotidiano; confrontar teoria e prática a partir da análise e reflexão das realidades vivenciadas; compreender a instituição como um todo, bem como as formas de gestão dos espaços na qual o estágio pode ser realizado, a partir de observação e da análise de seu Projeto Político Pedagógico; compreender a função e atuação do Pedagogo nos espaços de Educação Formal e Não-Formal; adquirir competências necessárias à atuação profissional do futuro pedagogo/professor.

A carga horária do Estágio Curricular Obrigatório – Gestão em Espaços Educativos, contempla um total de 100 horas (cem horas), de acompanhamento ao trabalho do Pedagogo - somando-se:

• 52 horas totais em atividades voltadas ao trabalho do pedagogo - realizadas na Instituição;

• 48 horas totais dedicadas ao estudo teórico e ao planejamento educativo de intervenção.

2.2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Segundo Pimenta e Lima (2004), o estágio é a primeira etapa, que o acadêmico perpassa para criar sua identidade como educador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com