TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Monografias: Relatorio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  2.933 Palavras (12 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 12

Este aqui é o título do seu relatório da disciplina

O.Responsável Nicolle Carolline Pereira Portes

Universidade Tuiuti do Paraná

Campus Barigui – Curitiba – PR - Brasil e-mail: nicolle.portes@hotmail.com

Temos como objetivo fazer uma análise para verificar o comportamento do movimento retilíneo uniforme (MRU) com base em um experimento levando em consideração aceleração e distância. 1. OBJETIVO Estudar o Movimento Retilíneo Uniforme, e, a preparação do experimento, por exemplo, como usar um trilho de ar

Palavras chave: movimento retílino uniforme, aceleração

Introdução:

Movimentos que possuem velocidade escalar instantânea constante (não nula) são chamados: Movimentos Retilíneos Uniformes. Decorre imediatamente que a velocidade escalar é a mesma em todos os instantes, ela coincide com a velocidade escalar média, qualquer que seja o intervalo de tempo considerado:

V =Vm = Δx/Δt = constante (≠ 0)

Daí decorre que, no Movimento Retilíneo Uniforme, o móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais.

Exemplo:

- meu_relatorio_v0.doc (9:30 h – 01/04/2001)

- meu_relatorio_v1.doc (10:00h - 01/04/2001)

- meu relatório_v499.doc (9:30h – 11/09/2001)

Este procedimento tem duas vantagens obvias. A primeira é no caso de uma “bobagem em 1o grau” com perda de formatação ou “crash” do “Ruindows”, que sempre ocorre.

Procedimento Experimental

Nesta seção são descritos os procedimentos empregados para efetuar as medidas e são descritas as montagens experimentais utilizadas. Diagramas esquemáticos das experiências são bastante úteis pois facilitam a visualização. Este procedimento não é uma cópia do roteiro do experimento pois o mesmo não contém detalhes relevantes que somente podem ser percebidos durante a elaboração da experiência. Lembre-se que seu leitor deve ser capaz de reproduzir o experimento a partir da leitura desta seção.

Resultados e Discussão

A sugestão referente a colocação das figuras e gráficos do relatório, que podem ser colocadas em uma coluna conforme mostra a figura 1, ou sobre duas colunas conforme mostra a figura 2, é a seguinte:

Esta seção é o coração do relatório. Nela são apresentados os dados obtidos em forma de tabelas, gráficos e diagramas. Lembre-se que quando o volume de dados é elevado os gráficos devem ter preferência sobre as tabelas. Os resultados experimentais devem ser confrontados com as previsões teóricas e com os resultados existentes na literatura citada na introdução. Quando são efetuados cálculos complexos não é necessário descrever todas as etapas do processo. No caso dos resultados experimentais, dentro das estimativas de erro, apresentarem discrepâncias com as previsões teóricas o procedimento experimental deverá ser reavaliado. (isto porque no nosso caso os resultados são muito bem conhecidos) Na vida real pode ocorrer que discrepância devido à falha dos modelos teóricos existentes, ou das medidas feitas previamente. Lembre-se que toda medida experimental apresenta incerteza e portanto as contas efetuadas devem levar estas em consideração. (Ex.: Medida de uma borracha plástica efetuada com uma régua com divisão em milímetros – A=42,0 + 0,5 mm )

- Prepare seu gráfico ou figura em programa adequado.

- Exemplo: Origin, Paint, Corel,....

- No caso dos editores de imagem você pode salvar as figuras em formato JPEG ou GIF, que são compactados e reduzem o volume de memória necessária e consequentemente reduzindo o tamanho do arquivo de texto.

- No caso de gráfico do Origin é mais interessante copiar a página gráfica do Origin (Ctrl-C) e colar no documento.

- Atenção: Use sempre a opção “colar como” escolhendo a opção “Figura” caso contrário cria-se um “link” entre o programa Origin e o Word o que pode dar algumas dores de cabeça posteriormente.

O relatório de no máximo quatro páginas deve ser impresso com tinta preta em papel branco. A impressão deve ser feita em apenas um lado da página de tamanho A4 empregando o formato aqui mostrado.

Figura. 1: Este é o exemplo de uma figura colocada em uma coluna.

Tabela 1: Este é um exemplo de formatação de tabela.

K C F

0 273 459

255 18 0

273 0 32

373 100 212

Lembre-se de colocar a figura e a tabela centralizadas na coluna assim como seus textos descritivo. Os textos descritivos devem ser o mais objetivos e claros de forma que a pessoa que vê a figura ou tabela saiba do que se trata.

Figura. 2: Esta é a mesma figura de antes só que colocada de forma a ocupar duas

colunas de texto, ou a largura total da página.

Tabela 2: Está também é a mesma tabela colocada em tamanho grande.

K C F Descrição

0 273 459 Muito, muito, muito frio

255 18 0 Congelante

273 0 32 Nesta temperatura o gelo derrete

373 100 212 Nesta temperatura a água ferve

Em geral o texto que cita, por exemplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com