TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Leites e derivados

Por:   •  28/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.422 Palavras (14 Páginas)  •  1.898 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

FACULDADE DE CIENCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO

 TÉCNICA DIETÉTICA I – 1°/2016

RELATÓRIO

LEITE E DERIVADOS

INTRODUÇÃO

O leite é considerado um dos alimentos mais completos por apresentar diversos elementos em sua composição que são importantes para a nutrição humana, tais como: matérias orgânicas e nitrogenadas, caseína, albumina, essenciais à constituição do sangue e também de tecidos, além de sais minerais, de extrema importância para a formação da estrutura óssea. Possui várias vitaminas e certos fermentos láticos, fermentos estes que são muito favoráveis à digestão, também defendendo o intestino da ação nociva de muitas bactérias patógenas. Proveniente da glândula mamária de mamíferos, o leite possui diferenças em sua composição de acordo com a raça e também com a alimentação do animal, além da estação do ano e do estágio de lactação. (ORNELLAS, 2001)

Contendo cerca de 86% de água, o leite é um alimento líquido constituído pela mistura de várias substâncias. Algumas dessas substâncias determinam algumas características físicas do leite, como a cor. A cor esbranquiçada deve-se à caseína e aos fosfatos de cálcio. Já um tom mais esverdeado deve-se à lactoflavina, ou vitamina B2. Possuindo uma maior quantidade de carotenoides, ou vitamina A, o leite adquire uma cor mais amarelada. Em se tratando de sabor, o leite cru se modifica quando submetido à fervura, pois a globulina e o lactato de albumina, quando coagulados, aderem ao fundo da panela, podendo queimar-se. Exposta ao calor excessivo, a lactose pode caramelizar-se. Já os gases, que também favorecem muito o sabor, acabam se perdendo pela evaporação da água, com isso, concentram-se os demais elementos. (MENDONÇA, 2001) 

Com um grande aumento no consumo e também na produção de leite, surgiu uma enorme necessidade de aprimoramento, tanto nas técnicas de higienização para a obtenção, quanto no transporte e na conservação do leite. Esse processo todo tem o intuito de garantir um produto mais limpo, saudável e também com um maior tempo de conservação. Porém, se o consumidor não souber a procedência do leite que acabou de adquirir, a esterilização pela fervura é recomendada nesses casos. Com um maior tempo de ebulição, a água evapora e a nata se separa, concentrando seus componentes. Este método apresenta características diferentes do leite cru em sabor e digestibilidade, sem, no entanto, estar prejudicando seu valor nutricional (exceto pela vitamina C e 30% da Tiamina). (PHILIPPI, 2006)

Em se tratando de leite industrializado, existem diversos tipos, como: integral, semi-desnatado e desnatado (diferem-se pelo teor de gordura, qualidade microbiana e método de ordenha); UHT ; leite em pó (tratado termicamente, desidratado e com boa qualidade microbiana, reconstituído com água, podendo ser integral ou desnatado) ; leite evaporado (leite integral, tratado termicamente, com retirada parcial da água e sem adição de açúcar) ; leite modificado (muito utilizado na alimentação infantil, sendo formulado com acréscimo ou redução de nutrientes); dentre outros. Todos esses métodos foram criados com intuito de atender aos diversos tipos de público, atentos à individualidade e demanda nutricional de cada um. Além disso, alguns métodos tem o intuito de aumentar o tempo de prateleira do produto, aumentando sua durabilidade. Todos os métodos buscam suprir e atingir todos os tipos de pessoas sem prejudicar a qualidade nutricional do leite. (ORNELLAS, 2001


  1. OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL:

- Comparar os efeitos decorrentes dos diferentes métodos de cocção nos diversos tipos de leite. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

- Identificar e utilizar os diferentes tipos de leite; 

- Comparar a qualidade dos leites; 

- Diferenciar os leites fervidos dos crus; 

- Reconstituir diferentes tipos de leite; 

- Buscar substitutos para o leite. 


  1. MATERIAIS E MÉTODOS

MATERIAIS

- Talheres;

- Pratos; 

- Panos;

- Panelas; 

- Provetas; 

- Balança de precisão;

- Balança eletrônica; 

- Fogão; 

- Copos;

- Xícaras. 

- INGREDIENTES

- Leite pasteurizado;

- Leite esterilizado; 

- Leite em pó integral instantâneo; 

-Leite em pó integral não instantâneo;

- Leite evaporado;

- Leite em pó desnatado;

- Leite condensado; 

- Água; 

- Aveia; 

- Sal; 

- Açúcar; 

- Frutas desidratadas;

- Arroz 

MÉTODOS

Primeiramente utilizou-se 200ml de leite pasteurizado e 200ml de leite esterelizado. Dividiu-se ambos em 100ml cada, submetendo cada metade à fervura. Após esfriar, utilizou-se na análise sensorial, buscando a aceitação e diferenciação (tanto no sabor quanto na textura) de cada indivíduo para com o leite fervido e o leite cru. Ao finalizar a análise sensorial, o grupo estabeleceu sua porção ideal. 

No segundo procedimento, buscou-se a reconstituição de alguns tipos de leite, começando pelo leite em pó integral instantâneo. Diluiu-se 15g do leite em pó integral instantâneo em 100ml de água. Este mesmo procedimento foi repetido, porém, utilizando agora o leite em pó integral não instantâneo e também o leite em pó desnatado (seguindo as instruções de diluição da embalagem). Em seguida, reconstitui-se o leite condensado (1 medida de leite para 2 de água) e também o leite evaporado (1 medidade de leite para 1 de água). Por fim, foram submetidos à analise sensorial e estabelecida a porção ideal para o grupo. 

Após esses dois procedimentos foi realizado um com o intuito de buscar substitutos para o leite. Iniciou-se com o leite de aveia. A aveia já havia anteriormente sido colocada de molho (100g de aveia e 300ml de água) na geladeira por 24h em um recipiente de vidro. Pegou-se o recipiente com a aveia de molho e colocou-se no liquidificador com o acréscimo de sal e açúcar. Após bater, a mistura foi coada em um pano limpo. Como a mistura ficou muito espessa, acrescentou-se pequena quantidade de água (100ml). Bateu-se novamente no liquidificador e foi mais uma vez coado em pano limpo, porém, passou pela peneira além do pano limpo. Calculou-se seu rendimento e realizou-se seu teste de aceitabilidade. Este mesmo procedimento foi repetido, porém, ao invés dos 0.8g de açúcar, foi acrescentado 4g de fruta desidratada.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (186.9 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com