TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Da Observaçao

Pesquisas Acadêmicas: Relatorio Da Observaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 4

ESPAÇO FISICO

O Lyceu de Goyaz localiza-se à Rua Maximiano Mendes, n° 15, no centro da cidade de Goiás. Patrimônio Histórico Mundial. Funcionando nos turno matutino e vespertino, tem matriculado, neste ano de 2014, em torno de 350 alunos, dentre os quais, 06(seis) alunos sendo 04(quatro) no matutino e 02(dois) no vespertino – já diagnosticados clinicamente – com deficiências ( física e mental ), paralisia cerebral, deficiência auditiva, déficit de atenção e hiperatividade, e síndrome de Asperger. Constitui-se num grupo bastante heterogêneo, considerando-se, ainda, fatores como cognição, cultura, religião, origens sociais e outras especificidades do povo vilaboense.

O Colégio reinstalou-se no mesmo casarão deixado por Dr. Corumbá, em um prédio de arquitetura colonial, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, contendo 11 salas de aulas, algumas com dimensões irregulares, levando a uma variação no número de alunos por Tuma. A escola conta com amplo salão para Biblioteca, e a Sala dos Professores e a Coordenação Pedagógica funcionam no mesmo espaço. A partir de 2007, com a instalação do Laboratório de Informática, ficamos sem um local específico para sala de vídeo, cujos equipamentos – TV, Vídeo e DVD – foram instalados na Biblioteca, que passou a funcionar com dois ambientes e no espaço da biblioteca foi feito uma divisória para o Almoxarifado e Arquivo de Secretaria.

Para os serviços administrativos, há uma sala em que se instala a Secretaria, outra para a Direção e um pequeno Depósito para Materiais de Higiene e Limpeza. A Cozinha possui espaço próprio com instalações adequado ao preparo do lanche. E há, ainda, a sala da Merenda que é dividida em deposito da merenda e escritório. A escola não dispõe de Refeitório. A merenda escolar é servida na sala de aula. Os banheiros são 10, divididos em a6 para uso dos alunos – 03 masculinos e 03 femininos, sendo dois para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida – e 04 para uso da equipe escolar – 02 masculinos e 02 femininos.

A partir de 2010, foi providenciado um espaço para a Sala de Recursos Multifuncionais, a fim de que seja realizado, na escola, o Atendimento Educacional Especializado. Foram recebidos do MEC os materiais e equipamentos para a implantação dessa sala.

As condições de acessibilidade da escola ainda não são as ideais, por tratar-se de um prédio de arquitetura colonial tombado pelo IPHAN e também pelas limitações na própria estrutura arquitetônica. Entretanto, algumas adaptações já foram realizadas, como rampas para os banheiros e vias de acesso.

O desenho do prédio tem a forma de uma poligonal aberta, e no centro há um pátio de área razoável pavimentado com cimento, a céu aberto, não oferecendo condições para a prática de Educação Física, tampouco para momentos de recreação e eventos esportivos. Além disso, é inadequada a permanência de alunos neste local para qualquer atividade durante o período letivo, devido à disposição das salas (uma atividade atrapalha o bom andamento da outra). Essa estrutura oferece, por um lado, alguns problemas funcionais; por outro, já se observa que ela facilita a contemplação do todo, pois se fecha em si mesma, possibilitando uma visão ampla, de qualquer ângulo, do que está acontecendo na escola.

O Corpo Docente e Técnico-Pedagógico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com