TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio Em Farmacia

Artigo: Relatorio De Estagio Em Farmacia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 4

Pediculus humanus

INTRODUÇÃO

Pediculose é uma enfermidade que vêm sendo descrita desde os tempos mais remotos até os dias de hoje, sendo considerado um sério problema de Saúde Pública em todas as Américas. Basicamente o homem é parasitado por 03 tipos de piolho: Pediculus humanus capitis, piolho da cabeça; Pediculus humanus corporis, piolho do corpo e Phthirus pubis, piolho da região pubiana. Estima-se que mais de 100 milhões de pessoas estejam infestadas por piolho no mundo, e no Brasil a pediculose atinge cerca de 30% das crianças em fase escolar.

Diversos problemas de saúde pública que enfrentamos são claramente associados à falta de conhecimento ou a conceitos errados que por um motivo ou outro vai passando de uma geração a outra. Piolho voa? Quem tem piolho é sujo? Sal e vinagre funcionam bem para matar piolhos? EDUCAÇÃO! Esse é o caminho para a melhoria da qualidade de vida de uma sociedade.

História no mundo

Os piolhos são antigos companheiros nossos. E as infestações vêm atingindo o homem há milhares de anos em todas as partes do mundo. Foram encontrados em múmias egípcias de 3.000 anos A.C., em pentes da época de Cristo encontrados nos desertos de Israel e em múmias do Peru pré-colombiano. É um dos mais antigos ectoparasitos do homem (bíblia: terceira praga imposta aos egípcios quando o faraó impediu a partida do povo israelita). Depois das populações de piolhos diminuírem relativamente nos anos ’40, notou-se um aumento em todo o mundo a partir de meados dos anos ’60.

O piolho humano pode ser encontrado em qualquer região climática do mundo e infestar as pessoas de todas as raças, cor ou nível social. Nos países pobres as crianças são muito infestadas. Mas também em países como os Estados Unidos e Israel, por exemplo, as infestações são também altas, atingindo entre 15 a 20% das crianças anualmente.

Classificação

Reino: Animalia

Filo: Arthropoda

Classe: Insecta

Ordem: Phtiraptera

Tipos de pediculus

Existem basicamente três tipos de piolhos:

- Pediculus humanus: espécie que vive no corpo, o Piolho Corporal.

- Pediculus capitis: espécie que vive nos cabelos, o Piolho Capilar.

- Phthirus pubis: espécie que vive nos pelos pubianos, o ‘Chato’.

Somente os mamíferos (65% das espécies existentes) são parasitados por piolhos.

Existem 532 espécies de piolhos de 49 gêneros.

No Brasil há 33 espécies.

Morfologia geral dos piolhos

Apresentam alta especificidade quanto ao hospedeiro, possui o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, três pares de patas presas ao abdome, não possuem asas, são ápteros, com desenvolvimento hemimetabólico, insetos pequenos, corpo achatado dorsoventralmente, tórax sem segmentação nítida, olhos reduzidos ou ausentes, antenas com 3 a 5 segmentos, pernas fortes com “pinças nas pontas, espiráculos nos segmentos abdominais, aparelho bucal picador-sugador, lêndeas cor branco-amarelada, com 0,8mm x 0,3mm.”.

Diferenciação sexual

Os machos são menores que as fêmeas.

O último segmento abdominal é bilobado nas fêmeas e contínuas nos machos.

Hematofagia obrigatória (solenofagia).

Ciclo biológico

Fêmea Ovo (eclosão) Ninfa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com