TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO FARMÁCIA PÚBLICA

Por:   •  5/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.512 Palavras (7 Páginas)  •  3.096 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

PATRICIA DOS SANTOS

RELATÓRRIO DE ESTÁGIO FARMÁCIA PÚBLICA

[pic 5]

CONCÓRDIA

2015

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO – UNC

RELATÓRIO DE ESTÁGIO I FARMÁCIA PÚBLICA

        

   Relatório de estágio apresentando como requisito parcial a aprovação na disciplina de Estágio I, do curso de graduação em farmácia da UNC Concórdia, sob supervisão do farmacêutico Elton Fabrício.

Concórdia

2015

1 INTRODUÇÃO

                 

                   Neste relatório comentarei o que se passou durante todo o período de estágio (às 50 horas), os aprendizados, as problemáticas, enfim um relatório fidedigno segundo minha perspectiva. Ao final deste, farei um breve comentário sobre a sua contribuição para minha vida acadêmica e posteriormente profissional.

1.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICAS

                 

                 A fundamentação teórica do referido estágio baseia-se na definição da prática farmacêutica, uma vez que se trata de um estágio dirigido a aluno de graduação em farmácia. Temos como elemento central do nosso conceito de pratica profissional o paciente, e temos a atenção farmacêutica como o dever de todo profissional farmacêutico. Sendo assim, o profissional deixa de ser um mero dispensador técnico de medicamentos e passe a ter uma atitude muito mais proativa. Pois neste novo contesto, ele será o profissional responsável pelo cuidado com os medicamentos, as reações adversas e a mortalidade relacionada aos fármacos visando sempre à prevenção à saúde. Nesta nova visão do “ser farmacêutico” temos um profissional que possui uma interação direta com o paciente, assumindo responsabilidades acerca de suas necessidades no que se refere aos medicamentos. Sendo assim este profissional firma um compromisso não só com o paciente, mas com toda sociedade. E por tal deve ser reconhecido, responsabilizado e remunerado.

A Assistência Farmacêutica reúne um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde por meio do acesso aos medicamentos e seu uso racional.

Atualmente a AF está organizada em componentes, sendo que cada componente possui características próprias em termos de abrangência, objetivos, financiamento, implementação, avaliação e monitoramento. São eles: componente básico, componentes estratégicos e o componente especializado.

O ministério da saúde utiliza o conceito de Linhas de cuidado como estratégia nos protocolos clínicas e diretrizes terapêuticas (PCDT) para cada uma das doenças definindo os critérios de diagnóstico, os critérios de elegibilidade dos pacientes e toda linha de cuidado de tratamento medicamentoso do SUS.

Desta forma para cada patologia contemplando no CEAF o paciente deve ter acesso a linha de cuidado desde o componente básico da assistência farmacêutica (CEBAF). A AF devera atuar de forma articulada nos níveis municipal, estadual e federal para realizar as respectivas pactuações de elencos, estabelecer formas de gestão em execução definir as questões relacionadas à suas estrutura e qualificação na comissão intergestores Bipartite e Tripartite.

Outros instrumentos importantes para fortalecimento da assistência farmacêutica e o uso raciona de medicamentos no país:

  • Relação nacional de medicamentos essenciais – RENAME- compostas pelos medicamentos que o SUS disponibiliza em suas politicas publica e que é revezada periodicamente;
  • Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC – local para assessora o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de medicamentos e outras tecnologias em saúde no âmbito do SUS.
  • Sistemas de monitoramento e informação no âmbito da AF: sistemas de informações dos componentes.

Atualmente o Ministério da Saúde tem 86 protocolos clínicos publicados e ainda Consultas Públicas em andamentos.

O conteúdo deste Resumo está em concordância com os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas públicas e portaria GM/MS n° 1554 de 30 de julho de 2013.  

       


2.0 LOCAL, PERIODO EFETIVO DO ESTÁGIO E CARGA HORARIO

              O estágio em farmácia pública I foi realizado na Farmácia Municipal de Concórdia, situada na Rua Leonel Mosele, 305 no andar térreo da associação dos veteranos, no período de 15 de maio a 02 de junho de 2015, sob supervisão do farmacêutico Elton Fabrício.

Obtive uma carga horaria de 50 horas sendo realizada de segunda a sexta das 13h00min as 17h00min.

3.0 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

           No decorrer do estágio me foi apresentado o sistema Gmus, programa utilizado para cadastramento dos pacientes conveniados dos SUS. Com objetivo de proporcionas maior segurança e controle sobre pacientes e medicamentos, desde sua solicitação pelo cliente, até a liberação final do medicamento.

Tive conhecimento à dispensa medicamentosa e tive relacionada diretamente com sua problemática. Ajudei na reposição de medicamentos em prateleiras por ordem alfabética para que pudessem facilitar a dispensação em horário de atendimento.

Em várias horas de conversa obtive conselhos e experiências vivenciadas pelos profissionais que lá trabalham.

Fui familiarizada ao programa do estado, onde são dispensados medicamentos de alto custo que não são padronizados pelo SUS, e requerem processos via judicial. Tive acesso aos receituários médicos, onde pude observar que a maioria é de difícil leitura (para quem ainda não tem experiência com a caligrafia dos médicos) mal escrita, e que ainda há médicos municipais que prescrevem fora da tabela de medicamentos essenciais do município. Convivi com o problema de falta de alguns medicamentos e a insatisfação do paciente ao sair da farmácia sem o mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (192.9 Kb)   docx (46.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com