TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Farmácia

Dissertações: Relatório Estágio Farmácia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/7/2014  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  3.343 Visualizações

Página 1 de 4

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A empresa no qual realizou-se o estágio supervisionado foi a Farmácia Pazi, farmácia de dispensação e manipulação. O farmacêutico responsável é o próprio proprietário da farmácia, Wedner Souza de Assis e possui sociedade com o seu irmão Wellington Souza de Assis. Na ausência do farmacêutico responsável, a farmácia possui uma farmacêutica substituta Ana Isabel de Souza Ruela que assume a responsabilidade.

A farmácia é situada na Rua Afonso Pena, número 2081, no centro da cidade de Governador Valadares – Minas Gerais. Possui uma área ampla de atendimento, com conforto, organização, e rápida entrega domiciliar. Tem como principal objetivo a melhoria da prestação de serviço ao cliente, o que a difere de outras farmácias. Além disso, esta farmácia possui o Programa Farmácia Popular do Brasil criado pelo governo federal.

A estrutura do estabelecimento se encontra em perfeito estado de conservação, possui alvará sanitário, e está dentro das normas exigidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

ATIVIDADES DESENVOLVIDADAS

O relatório de estágio supervisionado visa observar a atividade do farmacêutico de dispensação em seu local de atuação, e possibilitar ao estagiário o conhecimento deste campo profissional. Visa também, descrever detalhadamente a rotina deste estabelecimento, os artigos encontrados neles e a maneira com que o profissional lida com o público.

Observou-se que os medicamentos são divididos em três categorias: medicamentos de referência, medicamentos genéricos e medicamentos similares. Dessa maneira, estão organizados nas prateleiras em ordem alfabética e também por ordem de laboratório.

Os medicamentos controlados de faixa preta e vermelha, que necessitam de retenção de receita, ficam guardados em um armário com chave, no qual apenas o farmacêutico responsável e os funcionários autorizados possuem acesso. Embora os antibióticos também sejam medicamentos controlados, eles não ficam trancados e sim expostos nas prateleiras juntamente com os demais. Os medicamentos cartelados ficam embaixo do balcão.

No balcão, o atendente recebe a receita e dispensa o medicamento prescrito, caso o medicamento seja de referência, oferece ao cliente a opção de escolha entre os medicamentos genéricos e os de referência, pois apenas os medicamentos dessas duas classes poderão ser intercambiáveis.

Os medicamentos que necessitam ser armazenados em temperaturas baixas, são guardados em geladeira, para melhor efeito e conservação.

De modo geral, os medicamentos devem estar localizados atrás do balcão. Eles não podem estar ao livre alcance dos clientes, nas gôndolas, conforme o regulamento da RDC (Resolução da Diretoria Colegiada).

A perfumaria e os cosméticos devem ficam expostos nas gôndolas, separados dos medicamentos.

Ainda que o medicamento seja natural (fabricado a base de ervas), a sua venda depende da aprovação de seu laboratório pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Os medicamentos não podem ser comercializados a qualquer preço. O governo estabeleceu, através de lei, que a sua venda deverá ser por,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com