TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estágio Escolar

Casos: Relatorio De Estágio Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade Pitágoras

Estágio 2:práticas educacionais

Professora:

Local:

Relatório: 4º Observação

Data: 23/11/12

Aluna: 1. Relato da visita

Manhã de chuva, eu e minha equipe estamos no quarto encontro de estágio, cheguei logo cedo e aguardei minhas colegas para entrarmos juntas. Da janela da creche uma professora nos cumprimenta com um bom dia jogando a chave em nossa direção num ato de confiança,abrimos o portão e entramos indo de encontro com a coordenadora da creche a mesma nos leva até a sala onde encontramos as crianças reunidas, como um grande coral nos recebem alegres em seguida a professora convida as crianças maiores para reunirem com os estagiários em outra sala onde iniciamos nosso trabalho.

Primeiramente convidei as crianças para fazermos uma rodinha e depois soltamos as mãos e sentamos formando um círculo. Usamos o termo perna de índio para organizar melhor o círculo. Iniciamos falando sobre as preferências por frutas diversas, cada um pronunciou o nome daquela fruta que mais gostava. Em seguida propusemos que colorissem desenhos de frutasutilizando giz de cera e lápis de cor, quando terminaram introduzimos a massinha colorida sugerindo que moldassem frutas utilizando as mãos.

Quando terminaram lavaram as mãos e saíram para o pátio para comer uma fruta oferecida pela creche e os professores.

2. Observação da equipe

Neste dia foi possível observar o comportamento das crianças quando é anunciado uma atividade diferente, enquanto coloriam introduzimos a massinha.Ao anunciarmos a nova atividade ouve grande alvoroço para trocar de atividade desorganizando o círculo e todas falavam ao mesmo tempo.Segundo Vygotskypor volta dos 2 anos de idade, o percurso do pensamento encontra-se com o da linguagem e o cérebro começa a funcionar de uma nova forma. A fala torna-se intelectual, com função simbólica, generalizante, e o pensamento torna-se verbal, mediado por conceitos relacionados à linguagem.

A proposta de moldar uma fruta tema ao qual falávamos não funcionou, pois logo que uma criança enrolou sua massinha no braço alguém do grupo sugeriu que fosse um relógio, e todas repetiram o mesmo gesto falando em alta voz que queriam o relógio para levar paracasa.

Para Vygotskyquando os processos de desenvolvimento do pensamento e da linguagem se unem, surgindo, então o pensamento verbal e a linguagem racional, o ser humano passa a ter a possibilidade de um modo de funcionamento psicológico mais sofisticado, mediado pelo sistema simbólico da linguagem (pág. 47).

Neste mesmo estudo o autor menciona a repetição automática de frases decoradas. Ao lavar as mãos percebi que alguns demonstraram querer brincar com a água ligando e desligando a torneira tendo que ser interceptadas pela professora.

3. Planejamento do próximo encontro

Neste dia terminamos assinamos a lista de presença, e marcamos o próximo encontro onde iremos propor uma conversa com a coordenadora e aprofessora das crianças,que acompanhou nosso estágio, com objetivo de elaborar uma devolutiva dos trabalhos realizados na creche.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com