TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Gestão Escolar

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.805 Palavras (12 Páginas)  •  1.543 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

Prática de Estágio Supervisionado em Gestão das Organizações Escolares.

            ANGÉLICA LUCIANA MARTINS SANTANA

                           

                                 

                                                                 

VITÓRIA

2014

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Prática de Estágio Supervisionado em Gestão das Organizações Escolares.

  1. Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em Gestão Escolar Professora MARIA DYLMA DA SILVA FERREIRA.

                               

                       

                                                                                              Curso: Pedagogia

   

                                                     

VITÓRIA

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................04

CAPITULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA  OBSERVADA.......05

2.1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA  ...............................................05

2.2 CARACTERIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR....................................................09

  1. CAPITULO II – DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E ANALIZADAS        11
  2. CONSIDERAÇÕES FINAIS        13
  3. REFERÊNCIAS        14

INTRODUÇÃO

Neste relatório serão abordadas as características da escola Adventista da Serra, seu breve histórico, localização, estrutura e funcionamento, projeto político pedagógico e a avaliação.

         Tem como finalidade relatar as observações e as práticas decorrentes do estágio supervisionado que foi realizado na gestão escolar, analisando não só os alunos, mas a escola como um todo.

O referido estágio é de extrema importância para instrumentalizar os estudantes de Pedagogia e futuros profissionais da educação,para que os mesmos se familiarizem com a prática e busquem adaptar o conteúdo à realidade em que os alunos se encontram, habituando-se ao ambiente escolar com suas dificuldades e desafios, mas também repleto de realizações e, sobretudo, cheio de crianças com vontade de aprender.


CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA

  1. – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

 HISTÓRICO:

Os adventistas do sétimo dia começaram sua busca por uma educação integral e de qualidade, com o propósito de oferecer aos seus filhos o preparo acadêmico em conformidade com os princípios cristãos. Em 1875, a Educação Adventista teve seu início com a abertura do Battle Creek School, Michigan, que se destinava a atender os níveis elementares e secundários do Ensino Básico. Desde que surgiu, a rede ampliou sua atuação em todos os continentes, expandindo sua clientela a todos aqueles que simpatizam com sua filosofia e seus métodos.

LOCALIZAÇÃO:

A Escola Adventista está situada no bairro Caçaroca, Av. Jones dos Santos Neves, 423, na cidade de Serra – ES.

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO:

A Instituição Adventista de Educação e Assistência Social Este Brasileira atende a um total de 318 alunos, distribuídos em dois turnos, matutino e vespertino.No turno matutino só funcionam quatro salas das seis salas que tem no segundo piso, que são do 6º ano com 31 alunos, 7º ano com 28 alunos, 8º ano com 20 alunos e o 9º ano com 28 alunos. Já no turno vespertino o primeiro piso é composto por quatro salas, que vai do Jardim I com 13 alunos, Jardim II com 9 alunos, Jardim III com 12 alunos e o 1º ano com 19 alunos.A Escola Adventista possui duas auxiliares de serviços gerais,uma secretária, uma auxiliar administrativo, um tesoureiro e um bibliotecário. O corpo docente possui 20 professores, uma diretora e uma pedagoga. Todos os profissionais cooperam para que haja paz e harmonia na Escola, proporcionando assim o bem estar dos alunos e seus familiares, como também o melhor desempenho no processo ensini-aprendizagem.Os pais dos alunos se dirigem a escola no plantão pedagógico, programações especias ou quando são solicitados.A missão da Escola é desenvolver harmonicamente o educando em toda a sua potencialidade, nos aspectos físicos, intelectuais, sociais, emocionais e espirituais,de acordo com a visão bíblica-cristã, formando cidadãos competentes, úteis e comprometidos com Deus, a comunidade, com a pátria e ao próximo.

A estrutura física da Escola Adventista está em excelente estado de conservação e limpeza. A estrutura são de três andares, o primeiro piso é composto por quatro salas de aula,quatro banheiros, dois banheiros, um masculino outro feminino para uso dos alunos, um para deficiêntes físicos,cadeirantes,  outro para uso de funcionários, bebedouros, secretaria, sala da coordenação pedagógica, tesouraria, sala do diretor, brinquedoteca, cantina, parquinho, sala da coordenação de disciplina, bebedouros e pátio interno onde as crianças fazem o lanche na hora do recreio.No segundo piso é composto por seis salas de aula,sala de informática, sala dos professores e bebedouro.No terceiro piso, tem uma quadra poliesportiva onde os alunos realizam aulas de educação física, dois banheiros masculino, feminino e bebedouro.A Escola conta no total de dez salas de aulas amplas e climatizadas,todas com ar condicionado, quadros de vidros, cadeiras e mesas adaptadas à necessidade de cada turma, armário para material dos alunos, saída de emergência,extintores de incêndios.A escola conta também com um elevador para crianças portadores de necessidades especias, cadeirantes, projetores, tv e dvd.Por ser uma instituição privada,os alunos compram uniformes, material escolar,trazem seus lanches de casa ou podem comprar na cantina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (179.6 Kb)   docx (56.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com