TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Psicologia Escolar

Por:   •  15/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  7.193 Palavras (29 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 29

UNIVERSIDADE NILTON LINS

CURSO DE PSICOLOGIA

ARIEL LUIZ DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ÊNFASE B II

Manaus

2016

SIMONE GOMES PIMENTEL

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ÊNFASE B II

Relatório apresentado ao Curso de Psicologia da Universidade Nilton Lins, como exigência para obtenção de nota na disciplina Ênfase B II, ministrada pela Professora Lílian Christina Veiga Mota.

Manaus

2016

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

  • ACADÊMICA:Simone Gomes Pimentel
  • MATRÍCULA: 12005932
  • CURSO: Psicologia
  • PERIODO: 10º período
  • LOCAL DE ESTÁGIO: Centro Educacional Crescer Rua Sodalita nº 118, Tancredo Neves
  • SUPERVISORA LOCAL: Keila Crisóstomo Carvalho – CRP: 20/03013
  • SUPERVISORA ACADÊMICA:Lílian Christina Veiga Mota – CRP: 20/00896

SUMÁRIO

        

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO.

        4

INTRODUÇÃO        4

1. HISTÓRICO E CARACTERIZAÇÃO DO LOCALDE ESTÁGIO        6

2. EXPECTATIVA EM RELAÇÃO AO LOCAL DE ESTÁGIO        8

3. PROGRAMAS DE ATIVIDADES        9

3.1OBJETIVOS        9

3.2 POPULAÇÃO        9

3.3 METODO................................................................................................................9

4. PROJETO DE PESQUISA        18

4.1 TEMA        18

4.2 PROBLEMÁTICA        18

4.3 HIPOTESES.        19

4.4 OBJETIVO GERAL.        20

4.5 OBJETIVOS ESPECIFICOS.        20

4.6 JUSTIFICATIVA        20

4.7 FUNDAMENTÇÃO TEÓRICA        22

4.8 METODOLOGIA        25

CONCLUSÃO.        27

REFERÊNCIAS..........................................................................................................28

ANEXOS.        29

        

        


INTRODUÇÃO

Este relatório tem a finalidade de apresentar atividades que foram realizadas no segundo semestre de 2016, em campo de estágio supervisionado na disciplina de Estágio na Ênfase B II no âmbito da Escola.

Durante a realização do Estágio foi possível adentrar na realidade desta instituição, durante a observação sobre as relações existentes em seu cotidiano e a problemática que as envolve. No qual foi escolhido o ponto de maior necessidade de intervenção da escola: o contexto da sala de aula de uma turma de educação infantil.

Segundo Martins (2003), a atuação do psicólogo deve estar focada nas relações que se estabelecem no contexto escolar, levando em consideração o meio social em que elas acontecem. O psicólogo pode ainda ajudar a aumentar a qualidade e eficiência do processo educacional através do uso dos conhecimentos psicológicos, de maneira a assumir o papel de agente de mudanças e atuando como centralizador de reflexões e conscientizador dos papéis representados pelos vários grupos que compõem a instituição.

Para uma boa atuação do Psicólogo no ambiente escolar se faz necessário inicialmente um levantamento de dados e um diagnóstico institucional, para poder conhecer a instituição em si, os seus componentes e pontos emergenciais a serem ajustados e devidamente aprimorados.

.Dito isto, o presente relatório apresenta um projeto que foi desenvolvido no Centro Educacional Crescer, no qual primeiramente foi realizado um levantamento de alguns parâmetros que envolviam a Demanda da Escola, para enfim colocá-lo em prática.

Dessa forma, o presente trabalho, teve como proposta trabalhar em parceria com a escola e precisamente o professor a fim de estabelecer uma parceria com o mesmo, objetivando ações psicoeducativas para trabalhar relacionamentos interpessoais e levando em consideração os pontos de maiores dificuldades.

Portanto o projeto em questão está vinculado à disciplina de estágio em Ênfase B II, exigência do curso de Psicologia da universidade Nilton Lins e adotou as características da Psicologia Escolar que em adição, Andrade (2005) afirma que o psicólogo educacional precisa de um espaço para escutar as demandas da escola e pensar maneiras de lidar com situações que são cotidianas, criando formas de reflexão dentro da escola. Para intervir no cotidiano escolar, o psicólogo deve propiciar situações onde as práticas sociais sejam ressignificadas, favorecendo a participação de todos que vivenciam o cotidiano escolar.

1 CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO

Local: Centro Educacional Crescer, situada na Rua Sodalita. nº 118, Tancredo Neves.

Email: ceceducacao@hotmail.com

HISTÓRICO

Com o desejo de contribuir para o desenvolvimento da Educação na sua cidade e uma visão empreendedora, a Professora Elizângela De Oliveira Gomes fundou no dia 01 de junho de 2013 o Centro Educacional Crescer localizado à Rua Sodalita nº 118 Tancredo Neves, com a finalidade de alfabetizar e educar crianças que por falta de oportunidade estavam fora da sala de aula. A escola passou a funcionar em uma casa com quatro cômodos; uma sala atendia crianças que necessitavam do reforço escolar e a outra era de educação infantil as outras duas a cantina e secretaria para atender os pais. Passado alguns meses, não havendo mais espaço para acomodar o número de crianças que a cada dia aumentava, começou assim a serem tomadas as devidas providências para construção de um prédio, que melhor atenderia a sua clientela oferecendo maior conforto aos alunos.   Enfrentando obstáculos e com muita força de vontade a Professora Elizângela deu início à construção da escola que passou por um período de adaptação no seu corpo docente e discente, contribuindo para o seu desenvolvimento físico e pedagógico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.8 Kb)   pdf (239.5 Kb)   docx (772.3 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com