TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Genetica

Casos: Relatorio De Genetica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  996 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

Aula tema: Hereditariedade Mendeliana e Leis de Mendel.

Relatório

Gregor Mendel, considerado o pai ou fundador da genética clássica, realizou experimentos com plantas produtoras de ervilhas. Para demonstrar suas hipóteses Mendel usou um tipo de vegetal. O androceu e o gineceu que estão presentes numa flor, o que facilita a ocorrência da autofecundação.

Alguns estudos com gêmeos idênticos mostraram que o QI, a altura e os talentos artísticos podem ser diferentes entre esses indivíduos. A melhor explicação para essas diferenças é que o ambiente e os genes interagem no desenvolvimento e expressão das características herdadas.

Exemplo: Crossing over, é a troca de fragmentos de cromossomos homólogos na primeira divisão da meiose. Genoma que é o conjunto de genes organizados nos cromossomos. Gene que é o segmento do DNA capaz de transcrever uma molécula de RNA. Os Alelos atuam sobre as mesmas características, mas não são obrigatoriamente iguais e o Fenótipo é o conjunto de características detectáveis de um indivíduo.

Nos experimentos realizados com ervilhas, Mendel pôde entender que a transmissão características que acontece de uma geração para outra, através de fatores segregantes, concluindo-se que cada característica é determinada por 2 ou mais pares de fatores que chama-se Segregação Independente.

Uma herança é dita quantitativa quando existe um gradiente de fenótipos possíveis determinados pela quantidade de alelos dominantes do genótipo. Se num cruzamento teste encontramos a proporção fenotípica 1:1, isto é, 50% da progênie com fenótipo dominante e 50% recessivo, podemos concluir que o fenótipo do indivíduo testado era heterozigoto.

Já o albinismo se trata de uma doença de pele metabólica hereditária, resultando de disfunção gênica na produção de melanina. Exemplo: um casal heterossexual, ambos normais tiveram um filho albino. Se eles gerarem gêmeos dizigóticos, a probabilidade de ambos serem albinos é 1/6.

Em certa espécie vegetal a cor das flores é determinada por um par de alelos entre os quais não há dominância. Essas plantas são: flor rosa x flor rosa e flor rosa x flor branca. Já para descobrir as linhagens puras (homozigóticas) de uma espécie de planta com flores brancas e vermelhas, cruzam-se para verificar a dominância entre os alelos, qual é o dominante ou recessivo pela cor branca entre duas plantas puras com flores. Resultando-se que as brancas e vermelhas, se ocorrem apenas flores vermelhas, o alelo é recessivo.

Um estudante de genética anotou que cada caráter hereditário é determinado por um par de fatores e, como estes se separam na formação dos gametas cada gameta recebe apenas um fator par. Cada par de alelos presentes nas células diplóides separa-se na meiose, de modo que cada célula haploide só recebe um alelo par.

Para característica herdada, um organismo possui dois genes, um vindo do pai e o outro, da mãe. Quando os dois alelos de um par são diferentes, o organismo é denominado heterozigótico nesse caso, se a expressão de um dos alelos não puder ser notada, ele é denominado recessivo.

As sementes de uma linhagem de milho, quando plantadas em solos diferentes, resultam em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com