TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELATORIO GENETICA

Por:   •  24/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  918 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório de Genética e Citogenética

Descrição dos procedimentos:

 

Primeiramente para realizarmos a montagem do cariótipo colocamos em mãos os seguintes materiais: papel para montagem do cariótipo, tesoura, cola e cariograma humano.

Fomos instruídos a contar o numero de cromossomos do cariograma, recortar os cromossomos, encontrar os pares de homólogos de acordo com o tamanho, posição do centrômero e padrão de bandas cromossômicas fornecidas no ideograma, colocamos no papel na ordem correta e sempre com braço curto voltado para cima. Localizamos os três pares cromossômicos de maior tamanho, que constituem o grupo A. Os pares 1 e 3 são do tipo metacêntrico par 2 são submetacêntricos. Encontramos os dois pares de maior tamanho, que constituem o grupo B, estes são grandes, pouco menores que o cromossomo 3 submetacêntricos. Localizamos os pares de cromossomos 21 e 22 que constituem o grupo G, são os menores do conjunto e do tipo acrocêntrico, o braço menor desses cromossomos possui uma pequena esfera terminal chamada satélite. O cromossomo que apresenta faixa negra mais larga é o 21, procuramos os pares de cromossomos 19 e 20 do grupo F, são um pouco maiores que os do grupo G e quase centrômero, o cromossomo 20 tem uma faixa negra larga no braço ligeiramente menor, e outra mais estreita no braço ligeiramente maior.

Pares cromossômicos 13, 14 e 15 que constituem o grupo D, esses são do tipo acrocêntrico, com satélite no braço menor, o cromossomo 13 apresenta faixas negras mais largas, o que tem faixas um pouco mais estreitas é o 14, o 15 apresenta faixas ainda mais estreitas.

Identificamos os pares de cromossomos 6 e 7, os primeiros do grupo C. os maiores entre os cromossomos que restaram tipo submetacêntrico, comparamos o padrão de bandas para diferencia-los. Dos cromossomos que restaram descobrimos os três pares de menor tamanho, de tipo submetacêntrico, são os cromossomos 16,17 e 18 que constituem o grupo        E, o cromossomo 18 é facilmente identificável por não apresentar nenhuma faixa escura no braço menor, o cromossomo 16 possui no braço menor uma faixa negra mais larga que  a apresentada pelo 17;

 Se for um cariótipo masculino o menor dos cromossomos restantes será o cromossomo sexual Y, não apresenta homologo, tipo acrocêntrico faixa cinzenta larga no braço maior. O cromossomo sexual X é um cromossomo grande e submetacêntrico, dos cromossomos restantes se for masculino vai apresentar apenas um cromossomo X e se for feminino vai apresentar dois cromossomos X, esse cromossomo tem uma faixa negra mais estreita no braço menor.

Dos 4 pares restantes organizamos novamente por ordem de tamanho, são todos submetacêntricos, organizados pelo tamanho e padrão de bandas.

 No final do cariograma montado respondemos algumas questões. A seguir o resultado das questões analíticas: 1- masculino, 2- presença do cromossomo Y, 3- não, 4- síndrome de Down ou trissomia do cromossomo 21, 5- 47, XY, +21, 6- mitose, pois a analise são realizadas de células somáticas( leucócitos do sangue)

2

Neste trabalho de atividade pratica para o ensino da montagem do cariótipo humano, pude aprender e compreender a estrutura dos cromossomos e também a composição do cariótipo e sua dinâmica nos mecanismos de divisão celular. Pude compreender que o cariótipo humano é a união de cromossomos diploides de uma espécie, e são constituídos de 23 pares de cromossomos, sendo que 22 deles são semelhantes tanto nos homens quanto nas mulheres, o único par de cromossomos que restou é o que diferencia a sexualidade do individuo tendo morfologia diferente. Esses recebem a nomeação de X e  Y, nas mulheres podemos encontrar dois cromossomos X e no homem tanto um cromossomo X quanto um Y.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com