TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relátorio de Estagio Escola Odylo Brito Ramos

Por:   •  19/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EM GEOGRAFIA 2011/2

PROFESSORA: PATRÍCIA LEÃO

ACADÊMICO OBSERVADOR: YURY SOARES SILVA

REGISTRO DO ESTÁGIO OBSERVACIONAL-MÉDIO

RELATÓRIO

O estágio observacional foi realizado no bairro Dirceu Arcoverde I na escola Unidade Escolar “Professor Odylo de Brito Ramos” no 1° ano do ensino médio. A escola estadual foi inaugurada em março de 1978, atualmente possui 1105 alunos e 86 professores em ambos os ensinos fundamentais e médios. Sua estrutura física é bem ampla possuindo espaços livres para os alunos trafegarem no ambiente escolar, possui 16 salas de aula, 2 salas de informática, onde apenas uma funciona pois a outra ainda falta computadores suficiente para os alunos de uma turma, 1 sala de vídeo, 1 cantina, 2 banheiros, 1 sala de professores, 4 bebedouros de 4 torneiras de água para hidratar os alunos e uma quadra poliesportiva em bom estado, pecando somente nos refletores de iluminação, onde foi relatado roubos pela comunidade próxima da escola. O espaço escolar é bem ventilado e em algumas partes exterior da escola é protegida por árvores de grande porte e no interior de médio a pequeno porte, o auditório é no pátio central da escola, onde é utilizada para reuniões de pais e eventos culturais, a escola não possui uma biblioteca estruturada para os alunos utilizarem.

        O componente curricular foi a Geografia, são disponibilizadas duas aulas semanais na terça-feira no horário das 07h00min às 08h40min. Analisando a primeira aula, onde havia 34 alunos na sala de aula, onde a professora graduada em 2006 em Geografia com 10 anos de docência e efetiva na escola, no dia 25 de outubro já havia passado os conteúdos do assunto sobre hidrografia, no objetivo de ensinar o assunto sobre bacias hidrográficas do Brasil, para que ocorra uma continuação na próxima aula. Na aula seguinte dia 8 de novembro, foi observado o assunto as águas subterrâneas e o aqüífero Guarani, foi uma aula dialogada e discutida ao final e resolver exercícios para trazer na próxima aula. Na aula do dia 22 de novembro a professora utilizou data show, para apresentar o conteúdo sobre poluição dos rios. Pela observação podemos constatar que houve um planejamento das aulas. Foram utilizados nas aulas observadas livros didáticos e aula dialogada com os alunos. O livro adotado pela escola foi MOREIRA, João Carlos; SENE, Eutáquio de. Geografia: volume único. Ensino médio. São Paulo: Sciprione, 2005. Todos os alunos receberam esse livro no inicio do ano. Nas aulas observadas foi constatado um aprendizado da turma, pois responderam e tiraram suas duvidas com a professora e levaram seus exercícios. A relação de convívio entre a professora e seus alunos e bem harmoniosa, ainda que a turma seja grande e apresenta ao decorrer das aulas comportamento agitado. Devido seus anos de experiência na docência a professora se mostrou muito segura na pratica pedagógica, em sala de aula há interação do docente e os discentes sobre o assunto estudado.

        A escola observada é uma instituição pública, então assim como outras precisam de investimentos para auxiliar a gestão administrativa e pedagógica, e com isso atrair os discentes para o ambiente escolar. Na sala observada o docente apresenta certa sintonia com as orientações teórico-metodológica, mas na prática a realidade é muito diferente da teoria, assim o professor tem sempre que se atualizar, e isso que esta faltando entre os docentes, uma aproximação com as novas teorias e conseqüentemente com a universidade. É necessário unir esses dois ambientes tanto no meio docente como discentes, e assim buscar um melhor ensino-aprendizagem nas escolas públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com