TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Quimica

Ensaios: Relatorio De Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivo: estudar a separação das misturas, aplicando o método mais adequado, de acordo com as propriedades das substancias.

Introdução

Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias, sejam elas simples ou compostas, portanto todas as substâncias que compartilham de um mesmo local constituem uma mistura.

Podemos dizer que praticamente todas as substâncias encontradas na natureza ou até as produzidas pelo homem, não são substâncias puras, ainda que em pequenas proporções, sempre estão misturadas com outras. Dependendo do tipo de mistura, é possível escolher um método mais adequado para separação dos seus componentes individuais.

Os métodos de separação consistem em processos físicos, porém estão associados às aplicações químicas. Os mesmos, não alteram a natureza química das substâncias constituintes das misturas, isto é, não alteram as espécies químicas componentes da mistura.

Para misturas liquidas o ponto de ebulição é muito importante, pois cada substância tem um ponto de ebulição em temperatura diferente. Os líquidos são separados à medida que cada um dos seus pontos de ebulição é atingido. Inicialmente, separa-se o líquido com menor PE; depois, o de PE intermediário e assim sucessivamente até o líquido de maior PE.

Materiais e reagentes

 Areia lavada

 Cloreto de sódio

 Limalha de ferro

 Dicromato de potássio K2Cr2O7

 Tripé

 Bico de Bunsen

 Béquer de 100 ml

 Funil

 Garras

 Suporte universal

 Papel filtro

 Imã

 Gelo

Periculosidade dos reagentes

Dicromato de Potássio K2CR2O7: Pode causar feridas por inalação. Nocivo em contato com a pele. Tóxico por ingestão. Corrosivo e tóxico por inalação e contato prolongado

Cloreto de Sódio: Se ingeri em grandes quantidades pode causar danos sérios aos rins e a sistema nervoso central, resultando em possível morte. Inalação ou contato com os olhos e pele em grande quantidade, pode causar irritações.

Procedimento

Pegou a mistura contendo os quatros componentes e colocou em um béquer de 100 ml, acrescentou 20 ml de água junto com a mistura sobre a tela de amianto que esta sobre aquecimento. Com atenção para a que não deixasse que a mistura entrasse em ponto de ebulição.

Durante o aquecimento da mistura, com auxilio de um palito de madeira e com muito cuidado misturou-se os componentes.

Enquanto ocorreu a dissolução de parte da mistura, preparou-se o equipamento para filtração. Depois que a mistura chegou perto do ponto de ebulição pegou-se o béquer com auxilio do papel toalha fez a filtração rapidamente para que não esfriasse.

Pegou se a solução filtrada e colocou em um banho de gelo. A solubilidade do K2Cr2O7 diminui consideralvente com a diminuição da temperatura. Desse modo houve com a diminuição da temperatura precipitação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com